O Buescheri (Neolamprologus buescheri) é um famoso ciclídeo conhecido por ser agressivo e extremamente territorial. Na maioria das vezes, você o encontrará sozinho dentro do aquário devido ao seu comportamento.
Amplamente distribuído na parte sul do Lago Tanganica, o Buescheri habita áreas rochosas com profundidades que variam entre 15 e 40 metros, onde passa a maior parte do tempo dentro de fendas e cavernas. Na maioria das vezes, ele será encontrado em áreas muito pobres em oxigênio.
Na natureza, há cerca de sete variações desse peixe: Cape Kachese (foto do artigo), Chituta / Gombe, Isanga, Chaitika, Moliro, Tembwe II e Kamakonde. Contudo, é interessante notar que cada uma delas possui características e cores distintas.
Continue lendo o artigo para conhecer as principais características e necessidades do Buescheri.
Ficha Técnica
Nome: Buescheri, Striped Lamprologus;
Nome Científico: Neolamprologus buescheri (Staeck, 1983);
Família: Cichlidae;
Origem da Espécie: África (Lago Tanganica);
Comprimento: Até 7 cm;
Expectativa de Vida: Entre 5 e 8 anos;
Nível de Dificuldade: Difícil;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 7.5 – 9.0;
Dureza da água: Entre 9 – 25;
Temperatura: Manter entre 23 – 25°C;
Características
Alimentação
Onívoro, mas com comportamento predominantemente carnívoro. O Buescheri prefere alimentos vivos, como larvas de mosquitos, bloodworms, assim como também tubifex e artêmias. No entanto, ele pode ser um comedor bastante exigente e muitas vezes recusa rações em flocos ou pellets.
Abaixo, listarei algumas das melhores rações disponíveis para esses peixes. Então, caso queira adquiri-las, basta clicar em seus respectivos links:
No products found.
Temperamento / Comportamento
De um modo geral, o Buescheri é um peixe bastante agressivo e territorial e, por isso, deverá ser mantido sozinho em um aquário ou com várias outras fêmeas. Evite ao máximo adicionar mais de um macho ao aquário. Adicionar fêmeas ajuda a reduzir seus níveis de agressividade!
Esse peixe passará a maior parte do tempo escondido entre fendas e cavernas, mas sairá algumas vezes apenas para se alimentar.
Compatibilidade
Por ser um peixe muito agressivo, eu não recomendo que você o adicione com outras espécies. No entanto, caso você queira misturá-lo com outros peixes, confira a lista abaixo de peixes compatíveis:
No geral, ele costuma se dar bem com a maioria dos peixes do gênero Neolamprologus.
Dimorfismo Sexual
Muito difícil diferenciar o macho da fêmea, pois eles são praticamente idênticos. No entanto, a natureza agressiva do macho permite que ele seja identificado com mais facilidade quando observado por um tempo.
Acasalamento / Reprodução
A reprodução do Buescheri não é nada fácil, devido à natureza agressiva dos peixes dominantes. Caso você consiga comprar os peixes já sexados, eu recomendo que adquira apenas um macho e várias fêmeas. Agora, se isso não for possível, pegue um grupo de peixes jovens e crie-os todos juntos. Esteja preparado para algumas perdas, pois os machos subdominantes provavelmente serão eliminados até que um único macho permaneça.
As fêmeas depositam seus ovos nas paredes ou nos tetos de cavernas. Às vezes é muito difícil dizer se eles desovaram até que os filhotes sejam vistos. Uma vez que a desova tenha ocorrido, as fêmeas cuidarão dos ovos e o macho não desempenhará nenhum papel na criação deles.
Os alevinos são grandes o suficiente para aceitarem náuplios de artêmias ou microvermes desde o nascimento. Quando saem da proteção de suas cavernas, eles podem ser perseguidos pelo macho, mas muitas vezes são tolerados.
Nota do autor: Eu recomendo que você retire os filhotes do aquário assim que forem avistados, já que o comportamento do macho costuma ser bem imprevisível.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 100 litros para um macho e várias fêmeas.
Como o Buescheri vive em áreas com muitas rochas formando cavernas e fendas, você deve criar um ambiente bem parecido e adicionar todo tipo de decoração que possa formar essa paisagem. Além disso, é importante manter uma iluminação fraca, pois esses peixes passam a maior parte do tempo em áreas escuras.
Caso o aquário seja grande o suficiente, as trocas parciais de água serão mínimas e poderão ser realizadas a cada dois ou três meses.
Por fim, você pode também adicionar algumas plantas mais resistentes e um substrato fino de cascalho ou areia para criar o ambiente perfeito para o Buescheri.
Referências Bibliográficas
Maréchal, C. and M. Poll, 1991. Neolamprologus. p. 274-294. In J. Daget, J.-P. Gosse, G.G. Teugels and D.F.E. Thys van den Audenaerde (eds.) Check-list of the freshwater fishes of Africa (CLOFFA). ISNB, Brussels; MRAC, Tervuren; and ORSTOM, Paris. Vol. 4;
Konings, A., 1998. Tanganyika cichlids in their natural habitat. Cichlid Press. 272 p. (Ref. 46829);