O Cascudo (Hypostomus affinis) é um dos maiores peixes de seu gênero, sendo considerado por muitos um excelente espécime para viver em aquários comunitários com outros peixes de grande porte, mesmo que estes sejam semi-agressivos.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Cascudo. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, além de processos como a reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Cascudo
Nome: Cascudo, Cascudo Areia, Acari, Uacari, Boi-de-Guará, Cari;
Nome Científico: Hypostomus affinis (Steindachner, 1877);
Família: Loricariidae;
Origem da Espécie: América do Sul (Bacia do Rio Paraíba do Sul);
Comprimento: Até 39,7 cm;
Expectativa de Vida: Desconhecida;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 6.0 – 7.4;
Dureza da água: Desconhecida;
Temperatura: Manter entre 22 – 28°C;
Características
Distribuição e Habitat
O peixe Cascudo é nativo da bacia do rio Paraíba do Sul, no Brasil, onde passa a maior parte do tempo no fundo de rios lamacentos raspando o substrato com seus dentes em busca de comida.
A espécie costuma ser abundante em rios dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, bem como Espírito Santo e Minas Gerais, particularmente naqueles trechos dos rios em que ocorrem fortes correntezas.
Aparência
O peixe Cascudo possui uma couraça que recobre todo o seu corpo. Na verdade, essa couraça é formada por pequenas placas ósseas adaptadas da mesma forma que as escamas, percorrendo o corpo em várias fileiras (de três a quatro). Contudo, a couraça confere ao cascudo a aparência visual e a sensação de que estamos tocando em uma lixa.
O corpo do peixe possui coloração parda com algumas manchas mais escuras. Além disso, a região ventral é geralmente nua onde contém sua boca inferior (ventral).
Sobretudo, um único exemplar da espécie pode atingir até 39,7 cm de comprimento e pesar por volta dos 1,5 kg.
Alimentação
Detritívoro e Bentônico. Na natureza, o peixe Cascudo se alimenta, por exemplo, de detritos acumulados no fundo dos rios, participando de certa forma da pré-mineralização da matéria orgânica presente no substrato lodoso. Mas em um aquário, você poderá fornecer vegetais frescos e alimentos ricos em spirulina.
Abaixo, separei algumas das principais rações para o peixe Cascudo:
Última atualização em 2024-10-28 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Temperamento / Comportamento
O peixe Cascudo possui comportamento bastante pacífico, podendo conviver com outras espécies maiores e mais agressivas sem problemas. No entanto, ele pode se tornar um pouco territorial com outros de sua própria espécie, principalmente se não houver esconderijos suficientes para abrigá-los ou se o aquário for muito pequeno.
Compatibilidade
Por ser um peixe pacífico, há uma infinidade de espécies que podem viver em um aquário comunitário com o Cascudo. Abaixo, confira algumas das mais comuns:
Eu recomendo que você evite apenas outras espécies de peixes de fundo em um aquário com o Cascudo, pois ele pode não aceitar muito bem a companhia de outros peixes que possam competir pelos mesmos espaços.
Quaisquer outras espécies que suportem as mesmas condições de água e que nadem em diferentes regiões do aquário (intermediária / superior, por exemplo), serão bons companheiros de aquário para o peixe Cascudo.
Dimorfismo Sexual
Diferenciar o macho e a fêmea do peixe Cascudo não é uma tarefa muito fácil. Quando são comparadas as papilas genitais de ambos os peixes adultos, os machos apresentam a papila projetada, enquanto a fêmea a possui menos evidente e mais grudada ao corpo.
Uma outra característica das fêmeas é que elas possuem seus ventres mais roliços em comparação com os machos.
Acasalamento / Reprodução
Ovíparo. Na natureza, o período reprodutivo do Cascudo ocorre entre os meses de novembro e fevereiro. No entanto, a espécie apresenta uma baixa taxa de fecundidade, o que pode ser resultado de seu cuidado parental.
Além disso, no processo de reprodução, os ovos são colocados geralmente em superfícies verticais abertas, como vegetação ou rochas submersas. A ninhada é protegida pelo macho.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 200 litros para um único exemplar da espécie.
Eu recomendo que você crie um ambiente com inúmeras raízes e troncos, pois o Cascudo gosta de passar a maior parte do tempo grudado nesse tipo de decoração. Contudo, lembre-se de que você deve formar esconderijos com essas decorações para criar locais de refúgio e descanso para o peixe.
Eu evitaria colocar plantas mais sensíveis no aquário, pois o peixe Cascudo possui o infeliz hábito de arrancá-las do lugar.
Referências Bibliográficas
Burgess, W.E., 1989. An atlas of freshwater and marine catfishes. A preliminary survey of the Siluriformes. T.F.H. Publications, Inc., Neptune City, New Jersey (USA). 784 p. (Ref. 6868);
Duarte, S. and F.G. Araújo, 2002. Fecundity of the Hypostomus affinis (Siluriformes, Loricariidae) in the Lajes Reservoir, Rio de Janeiro, Brazil. Rev. Biol. Trop. 50(1):193-197;
Albieri, R.J., M.R. Costa, A.B.I. Santos, R.C. Albieri and F.G. Araújo, 2014. Weight-length relationships of 22 fish species from the Paraíba do Sul River in Rio de Janeiro State, southeastern Brazil. J. Appl. Ichthyol. 30:431-433;