O Cascudo Royal (Panaque nigrolineatus) é um peixe que habita zonas arenosas, rochosas e de águas ácidas na Colômbia, Venezuela e Brasil. Esses animais possuem uma característica bastante interessante, pois são os únicos capazes de digerir madeira. Além disso, a pele desses cascudos é coberta por uma armadura que protege o peixe do ataque de outras espécies que habitam regiões superiores dos rios.
Como você já deve saber, assim como a maioria dos cascudos, o Cascudo Royal é um habitante do fundo que adora ficar grudado em troncos em busca de alimentos. Todas as subespécies do gênero devem ser mantidas em aquários bem grandes, pois elas podem chegar aos 43 cm de comprimento.
Abaixo, deixarei um vídeo para que você possa conhecer um pouco mais da subespécie L190:
Ficha Técnica
Nome: Cascudo Royal, Royal Pleco, Panaque Zebra, Royal Panaque, L190
Nome Científico: Panaque nigrolineatus (Peters, 1877)
Família: Loricariidae
Origem da Espécie: América do Sul (Bacia do Rio Orinoco e Amazonas);
Comprimento: Até 43 cm;
Expectativa de Vida: Mais de 10 anos;
Nível de Dificuldade: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 6.5 – 7.5
Dureza da Água: 2° – 15° dH
Temperatura: Manter entre 22°C – 26°C
Características
Alimentação
Herbívoro. O Cascudo Royal é um peixe bastante interessante quanto a alimentação, já que são comedores vorazes de madeira e também de vegetais, como pepinos e ervilhas.
O ideal é que o aquário possua muitos troncos para que eles possam ter outras fontes de alimento, além das rações. De fato, como eles possuem dentes super afiados, conseguem raspar madeiras e comer vários tipos de detritos e outros organismos que possam viver nelas.
Abaixo, listarei as melhores rações disponíveis para esses peixes. Então, caso queira comprá-las, basta clicar nos links:
Temperamento / Comportamento
O Cascudo Royal é um peixe considerado bastante tímido e que possui hábitos noturnos, pois gosta de ficar escondido nos cantos do aquário ou em cavernas durante o dia.
Além disso, pode ser um pouco territorial e, portanto, o aquário deve ter um tamanho considerável para manter um único exemplar dessa espécie.
Veja também:
Compatibilidade
Como já mencionamos, o Cascudo Royal é um peixe que possui hábitos noturnos, ou seja, durante o dia ficará escondido. No entanto, ele não gosta de outros habitantes de fundo, principalmente se estes forem da sua própria espécie. Por conta disso, evite ao máximo adicionar outros peixes de fundo.
Bons companheiros de aquário para esses peixes incluem, por exemplo, espécies dos gêneros Chalceus e Hemiodus. Esses peixes costumam atingir um tamanho considerável e, por isso, são ideais para aquários grandes.
Reprodução / Acasalamento
Não há relatos de reprodução desse peixe em cativeiro.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 210 litros para um peixe adulto dessa espécie. Além disso, o aquário deve ter muitos troncos e raízes para que esses peixes possam encontrar alimento.
Procure adicionar muitas cavernas ao aquário, mas evite colocar plantas, pois eles adoram cavar o substrato.
Contudo, uma grande desvantagem em criar um ambiente com muita madeira dentro é que você criará zonas mortas no aquário onde o fluxo de água é mínimo. O Cascudo Royal é um peixe muito grande e que produz muitos resíduos, portanto, você não pode esquecer de adicionar uma filtragem bem eficiente ao aquário.
Referências Bibliográficas
Fisch-Muller, S., 2003. Loricariidae-Ancistrinae (Armored catfishes). p. 373-400. In R.E. Reis, S.O. Kullander and C.J. Ferraris, Jr. (eds.) Checklist of the Freshwater Fishes of South and Central America. Porto Alegre: EDIPUCRS, Brasil. (Ref. 36713)
2 Comentários
Ele é carnívoro tb?
Olá Flávio, tudo bem? Obrigado pela pergunta.
Ele é apenas herbívoro!
Abraços.