O Cascudo Vela Leopardo (Pterygoplichthys gibbiceps) é um peixe bastante interessante para se ter em um aquário, pois é relativamente pacífico (no habitat certo) e não precisa de muitos cuidados. Devido ao seu tamanho, muitos aquaristas tendem a preferir outros cascudos ao invés dessa espécie. Mas caso você tenha um aquário com bom espaço, eu recomendo que você dê uma chance para esse peixe!
Essa espécie de cascudo é endêmica da Amazônia peruana e brasileira, bem como do Rio Orinoco. Esses peixes habitam sistemas fluviais de fluxo lento e terras inundadas durante a estação chuvosa. Durante as secas, eles ficam adormecidos em tocas cavadas em bancos de lama ao longo dos rios. Na natureza, essa espécie se alimenta de matéria vegetal, mas às vezes também pode comer alimentos ricos em proteína.
Veja também:
O Cascudo Vela Leopardo é um peixe muito bonito e bem interessante de se observar. Ele possui uma série de manchas que cobrem todo o seu corpo (daí a origem do nome “leopardo”). Esse padrão de cores é bem consistente, pois enquanto outras espécies geralmente possuem uma mudança nesse padrão nas barbatanas, o Cascudo Vela Leopardo permanece com suas cores até o final delas.
As cores mais comuns desse peixe são laranja desbotado com manchas marrons escuras. O contraste entre essas manchas e sua cor base varia um pouco dependendo do espécime. Além disso, dependendo da iluminação e das cores presentes em seu aquário, esse padrão de cores do cascudo pode fazer com que ele se misture ao ambiente ou se destaque. Quando se trata de sua forma corporal, o Cascudo Vela Leopardo se assemelha bastante aos outros cascudos mais comuns.
Ficha Técnica
Nome: Cascudo Vela Leopardo, Leopard Pleco, Sailfin Pleco, L083;
Nome Científico: Pterygoplichthys gibbiceps (Kner, 1854);
Família: Loricariidae;
Origem da Espécie: América do Sul (Bacias dos rios Amazonas e Orinoco);
Comprimento: Até 50 cm;
Expectativa de Vida: Mais de 20 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 6.0 – 8.0;
Dureza da água: Entre 5 – 19;
Temperatura: Manter entre 23 – 27°C;
Características
Alimentação
Onívoro. Embora o Cascudo Vela Leopardo seja um animal onívoro, ainda assim sua dieta deve ser composta de algas e outros tipos de matéria vegetal. Ele irá se alimentar das algas de suas plantas, mas raramente irá danificá-las.
Você deve alimentar esses peixes com rações de fundo de alta qualidade para que eles possam se manter saudáveis. Além disso ,você também deve incluir vegetais como, por exemplo, alface, espinafre, ervilhas e abobrinha.
Contudo, essa espécie também aprecia algum tipo de alimento vivo incluindo, artêmias bloodworms, larvas de insetos e pequenos crustáceos.
Abaixo, separei algumas excelentes rações para esses peixes. Então, caso queira adquiri-las, basta clicar em seus respectivos links:
Última atualização em 2024-10-28 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Temperamento / Comportamento
O comportamento do Cascudo Vela Leopardo é bastante interessante. Em alguns momentos ele pode ser muito ativo, bem como exatamente o oposto.
Embora não seja um animal noturno, essa espécie geralmente é mais ativa à noite. Durante o dia, ele tende a passar a maior parte do tempo embaixo de troncos e esconderijos.
No que diz ao temperamento, o Cascudo Vela Leopardo é bastante pacífico. Ele só quer ter espaço no fundo do aquário e ficar sozinho. É muito improvável que você o veja tendo problemas com outros peixes, desde que não estejam na companhia de espécies mais agressivas.
Nota do autor: O Cascudo Vela Leopardo só mostrará sinais de agressividade se estiver na companhia de outros de sua espécie, ainda mais se o aquário não tiver muito espaço para comportá-los. Se você adicionar os dois ao mesmo tempo, há uma boa chance de que convivam em harmonia.
Compatibilidade
Por conta de sua natureza pacífica, há muitos companheiros de aquário que se dão bem com esses peixes. Além disso, devido ao seu tamanho, nenhum outro peixe irá mexer com eles.
Você não precisará se preocupar com esta espécie se alimentando de peixes menores, já que eles não estão no menu de qualquer maneira. Este é um luxo que você não tem com muitas outras grandes espécies de água doce.
Abaixo, confira uma lista com os melhores peixes compatíveis com o Cascudo Vela Leopardo:
- Botia Palhaço;
- Cobrinha Kuhli;
- Colisa Mel;
- Rodóstomo;
- Gourami Pérola;
- Tetra do Congo;
- Pacu Prata;
- Green Terror ( se o aquário for bem grande);
Dimorfismo Sexual
Diferenciar o macho e a fêmea do Cascudo Vela Leopardo pode ser um desafio e tanto para olhos destreinados. No geral, os machos são maiores e mais coloridos, além de possuírem alguns tipos de “pinos” nas nadadeiras peitorais.
Acasalamento / Reprodução
O Cascudo Vela Leopardo é criado comercialmente, mas raramente a reprodução foi bem sucedida em aquários domésticos. A razão para isso é principalmente porque um método específico de criação ainda não definido. Não é apenas difícil identificar o sexo dos peixes, mas as condições que eles exigem e a saúde deles parecem cruciais para uma reprodução bem-sucedida.
O fato é que, na natureza, para a reprodução, eles precisam de alguns túneis profundos cavados na lama. Os machos ficam nesses túneis após a reprodução e vigiam os filhotes.
Nas grandes fazendas de criação desses peixes, eles os colocam em grandes tanques com fundo lamacento.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 320 litros para um único exemplar da espécie.
Fornecer a esses peixes os parâmetros adequados de água é obviamente muito importante. Mesmo que esta seja uma espécie relativamente resistente, você precisará fornecer água de boa qualidade para que ela se sinta confortável. O bom de ter que manter o Cascudo Vela Leopardo em um aquário grande é que é um pouco mais fácil manter os parâmetros estáveis.
Quando se trata do substrato do aquário, esses peixes não costumam ser muito exigentes. Você pode usar um cascalho padrão, se desejar, mas eu prefiro areia, se você puder cuidar direitinho. Como eles passam muito tempo no fundo, um substrato mais macio será um pouco melhor, e eles podem até cavar um pouco nele.
Veja também:
Uma coisa que você precisará adicionar no aquário com toda a certeza é um tronco. O Cascudo Vela Leopardo adora passar o dia escondido debaixo de troncos. Não só isso, os troncos são bons porque as algas podem crescer neles, o que lhe dá uma boa refeição.
Você pode adicionar plantas e outros tipos de decorações sem maiores problemas, mas lembre-se que eles adoram pastar e comer algas e, por conta disso, podem acabar mordiscando algumas folhas, mas nada muito grave.
Em relação a filtragem, você pode deixá-la de acordo com a necessidade das outras espécies que estiver criando junto do Cascudo Vela Leopardo. Ele parece não se importar tanto com fluxos de água rápidos ou lentos.
Referências Bibliográficas
Ferraris, C.J. Jr., 2007. Checklist of catfishes, recent and fossil (Osteichthyes: Siluriformes), and catalogue of siluriform primary types. Zootaxa 1418:1-628. (Ref. 58032)