O Cascudo Zebra (Hypancistrus zebra) é uma espécie encontrada no Rio Xingu, no Brasil. Infelizmente, este peixe está classificado como ameaçado de extinção devido à construção de barragens em seu habitat natural. Mas, felizmente, eles são facilmente criados em cativeiro.
De comportamento tímido e noturno, o Cascudo Zebra não costuma ser o mais ativo dos peixes. Ainda assim, quando saem de seus esconderijos, com certeza serão o centro das atenções em seu aquário.
Essa espécie de cascudo pode atingir até 7 cm de comprimento. Além disso, eles são um pouco menores do que outros cascudos, o que pode ser um problema se for mantido em aquários comunitários com peixes maiores.
O nome desse peixe não poderia ser outro, já que ele possui uma coloração bastante específica. O Cascudo Zebra possui listras alternadas de branco e preto. Essas listras correm lateralmente seu corpo e podem ficar muito vibrantes sob luzes fortes. Assim como outros cascudos, eles possuem a boca virada para baixo.
Por fim, não há nada particularmente muito difícil nos cuidados em relação ao Cascudo Zebra. Muitas de suas necessidades são semelhantes a outras espécies da América do Sul. Mesmo assim, é importante estar atento para fornecer o melhor ambiente possível para esses peixes.
Continue lendo esse artigo para conhecer um pouco mais sobre essa espécie.
Ficha Técnica
Nome: Cascudo Zebra, Zebra Pleco, Imperial Pleco, L46, L48
Nome Científico: Hypancistrus zebra (Isbrücker & Nijssen, 1991)
Família: Loricariidae
Origem da Espécie: América do Sul (Bacia do Rio Xingu, Brasil);
Comprimento: Até 7 cm;
Expectativa de Vida: Entre 10 e 15 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 6.5 – 7.0
Dureza da Água: 2° – 15° dH
Temperatura: Manter entre 23°C – 26°C
Características
Alimentação
Onívoro. Você pode encontrar o Cascudo Zebra se alimentando de algas de vez em quando. Mas, diferente de outros cascudos, eles não são comedores vorazes de algas. Não cometa o erro de achar que você pode fornecer a esses peixes apenas alimentos à base de algas.
O Cascudo Zebra se sai muito melhor com uma dieta rica em proteínas. Então, invista em rações para peixes de fundo enriquecidas com proteínas. Além disso, forneça alimentos vivos e liofilizados como, por exemplo, artêmias e bloodworms.
Em relação aos vegetais, esses animais gostam bastante de ervilhas e abobrinha.
Nota: Certifique-se de alimentar o Cascudo Zebra em um local tranquilo em seu aquário. Esses peixes são muito tímidos e não costumam sair de seus esconderijos enquanto seus companheiros estiverem se alimentando.
Se necessário, alimente-o separadamente para que se sinta mais seguro e confortável.
Abaixo, listarei algumas das melhores rações disponíveis para peixes de fundo. Caso queira adquiri-las, basta clicar nos links:
Foto | Produto | Preço | |
---|---|---|---|
Poytara Ração Peixes De Fundo 135G Para Peixes | R$ 32,55 | Comprar na Amazon | |
Ração Para Peixes Green Algae Wafers 113G 250ml Tropical Tropical Para Peixes | R$ 120,00 | Comprar na Amazon |
Última atualização em 2024-11-26 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Temperamento / Comportamento
Como já mencionamos, o Cascudo Zebra é um peixe bastante passivo e tímido. É bastante comum vê-los escondidos em cavernas para fugir do assédio de outros peixes.
Como são animais noturnos, não espere vê-los nadando pelo aquário durante o dia ou quando as luzes estiverem acesas. Além disso, o Cascudo Zebra é conhecido por ser um peixe um pouco territorial em relação a outros machos de sua espécie. Então, se você quiser colocar mais de um macho no aquário, é bom prover bastante esconderijos para todos eles.
Aquários grandes são melhores para grupos com mais de um macho. Se cada peixe tiver seu próprio espaço e esconderijo, as chances de agressão diminuem drasticamente.
Compatibilidade
Você consegue manter o Cascudo Zebra em aquários comunitários. No entanto, precisará ter um pouco de cuidado na hora de escolher seus companheiros.
A escolha mais simples seria adicionar outros de sua espécie. Você pode adicionar um macho e algumas fêmeas no aquário sem maiores problemas.
Quanto a outras espécies, procure adicionar peixes que possuam tamanho semelhante e que sejam pacíficos. Não adicione espécies que habitam o fundo que sejam maiores e mais ativas do que eles. Por causa de sua natureza passiva, o Cascudo Zebra pode ter dificuldade para competir por comida com essas espécies.
Os companheiros ideais de aquário para o Cascudo Zebra incluem, por exemplo, Rasbora Arlequim, Tetra Neon, Apistogramma, Guppies, Tetra Fantasma, Plati e Barbo Denisoni.
Veja também:
Reprodução / Acasalamento
A reprodução do Cascudo Zebra é feita com muita frequência em aquários domésticos. Sobretudo, é um processo bastante simples que geralmente você consegue fazer com algumas pequenas trocas parciais de água.
Na natureza, por exemplo, esses peixes desovam na estação chuvosa quente. Isso geralmente varia entre julho e setembro.
Em relação a diferença de gênero, pode ser difícil distinguir o macho da fêmea, já que eles se parecem muito. A única diferença perceptível é que o macho costuma ter a cabeça um pouco mais larga do que a fêmea.
Para reproduzir esses peixes aumente a temperatura do aquário para 27°C. Em seguida, aumente um pouco a oxigenação adicionando um filtro mais potente ou bombinhas de ar. Logo a fêmea começara a se encher de ovos. Nesse ponto, o macho irá persegui-la até uma caverna. Então, a fêmea colocará cerca de 15 ovos que serão fertilizados pelo macho.
Normalmente, o macho vigia a caverna para proteger os ovos. Ele pode até ficar por perto quando eclodirem. Isso ocorre de três a sete dias após a postura. Nos primeiros dias, os alevinos se alimentação de seus sacos vitelinos, mas após isso, você pode fornecer rações trituradas até que eles fiquem grandes o suficiente para aceitarem artêmias.
Veja também:
Configuração do aquário
Você consegue manter um Cascudo Zebra em um aquário com no mínimo 20 litros. No entanto, recomendo que você adicione um pequeno grupo desses peixes em um aquário com 100 litros.
O Rio Xingu é um dos maiores rios de águas claras da bacia amazônica. Assim, está repleto de todos os tipos de esconderijos naturais possíveis. Então, para o fundo do aquário, recomendo que você utilize uma quantidade razoável de areia ou cascalho. A areia é o substrato perfeito porque está mais próxima daquela encontrada na natureza. No entanto, o cascalho também pode funcionar bem, desde que ele não seja grande o suficiente para o peixe engolir.
Em cima do substrato, crie vários esconderijos para o Cascudo Zebra se esconder. Isso inclui formações com rochas, plantas e até mesmo cavernas artificiais. Lembre-se que esses peixes são bem tímidos, então eles aproveitarão ao máximo esses esconderijos.
As plantas também são muito importantes. Seja criativo e adicione uma boa variedade delas!
Nota: O Cascudo Zebra vive melhor em ambientes com pouca luz. Mas, como são animais noturnos, você pode adicionar uma luminária padrão para o seu aquário. Só não esqueça de desligá-la à noite para que eles possam sair de seus esconderijos.
Por fim, você deve utilizar um filtro potente para o aquário dessa espécie. O Cascudo Zebra gosta de águas agitadas, por isso, capriche na filtragem!
Referências Bibliográficas
Isbrucker, I.J.H. and H. Nijssen, 1991. Hypancistrus zebra, a new genus and species of uniquely pigmented ancistrine loricariid fish from the Rio Xingu, Brazil (Pisces: Siluriformes: Loricariidae). Ichthyol. Explor. Freshwat. 1(4):345-350. (Ref. 26754)