O Chilodus Manchado (Chilodus punctatus) é uma espécie muito interessante e um tanto quanto incomum em relação ao seu comportamento. Esses peixes costumam se posicionar com a cabeça apontada para baixo quando estão descansando. É bem engraçado observar esse comportamento!
Acima de tudo, eles costumam ser bem pacíficos e podem ser ótimos peixes para viver em aquários comunitários com outras espécie. Entretanto, eles devem ser mantidos apenas com outros animais pacíficos.
Por serem peixes de cardume, necessitam estar sempre em grupos com no mínimo 6 exemplares e costumam apreciar ambientes densamente plantados. Além disso, não são exigentes quanto à alimentação e irão aceitar a maioria dos alimentos disponíveis para peixes ornamentais.
Ficha Técnica
Nome: Chilodus Manchado, Spotted Headstander
Nome Científico: Chilodus punctatus (Müller & Troschel, 1844)
Família: Chilodontidae
Origem da Espécie: América do Sul (Bacia do Rio Amazonas, Rio Apeú, Guiana, Suriname, assim como também na bacia do rio Orinoco)
Comprimento: Até 18 cm
Expectativa de Vida: Entre 5 – 6 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 6.0 – 7.0
Dureza da Água: 8° – 12° dH
Temperatura: Manter entre 24°C – 28°C
Características
Nível de Cuidado: Fácil;
Alimentação: Onívoro. O Chilodus Manchado irá aceitar a maioria dos alimentos que você oferecer. Portanto, além de rações industrializadas, esses peixes também aceitam alimentos vivos, por exemplo, dáfnias, artêmias, bloodworms e também vegetais cozidos como alface e pepino.
Temperamento / Comportamento: O Chilodus Manchado é conhecido por ser um peixe bastante pacífico, mas que prefere viver em grupos com 6 membros; embora algumas disputas sejam inevitáveis entre eles, possíveis danos físicos são raros, desde que o aquário possua uma excelente cobertura vegetal.
Compatibilidade: Por serem animais muito pacíficos e tranquilos, você deve evitar colocá-los com peixes agitados e com nado rápido. Portanto, os melhores companheiros para esses peixes incluem a maioria dos tetras, loricarídeos pequenos e ciclídeos pacíficos, como o Ramirezi.
Reprodução / Acasalamento: Há relatos de reprodução em cativeiro, embora não tenhamos conseguido obter detalhes do procedimento utilizado.
Sabe-se que eles costumam espalhar seus ovos por entre as plantas e o substrato, assim como também não exibem nenhum cuidado parental com os filhotes.
A desova desses peixes, no entanto, costuma ocorrer nas estações chuvosas.
Tamanho do aquário: O aquário precisa ter no mínimo 100 litros para um grupo de 6 peixes dessa espécie. Além disso, por mais que eles venham de locais com fluxo baixo a moderado de água, necessitam de um ambiente extremamente limpo e bem cuidado.
Procure adicionar muitas plantas para que eles possam se sentir mais seguros.
Por fim, crie esconderijos com rochas ou troncos e raízes para prover a cobertura necessária para esses peixes.
Referências Bibliográficas
Vari, R.P. and S.J. Raredon, 2003. Chilodontidae (Headstanders). p. 85-86. In R.E. Reis, S.O. Kullander and C.J. Ferraris, Jr. (eds.) Checklist of the Freshwater Fishes of South and Central America. Porto Alegre: EDIPUCRS, Brasil. (Ref. 37477)