O Chinese Hillstream Loach (Pseudogastromyzon cheni) é um peixe da família Balitoridae muito interessante e nativo da China. Essa espécie é conhecida por possuir uma coloração bronzeada e manchada com cores pretas. De comportamento pacífico, mas extrovertido, esses animais incríveis podem conviver com diversos tipos de peixes, além de outros da sua própria espécie.
Há poucas informações conhecidas sobre seus hábitos de reprodução. No entanto, é bem capaz que já tenha sido reproduzido para criação em larga escala, ainda mais se levarmos em consideração os progressos na criação de botias por muitos criadores diferentes.
O Chinese Hillstream Loach pode conviver tranquilamente com camarões devido ao tamanho que pode atingir, cerca de 5 cm de comprimento apenas, embora possam comer alguns alevinos deles.
Ficha Técnica
Nome: Chinese Hillstream Loach
Nome Científico: Pseudogastromyzon cheni (Liang, 1942)
Família: Balitoridae
Origem da Espécie: China
Comprimento: Até 5 cm
Expectativa de Vida: Entre 8 – 10 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 6.5 – 7.5
Dureza da Água: 7- 9° dH
Temperatura: Manter entre 20°C – 25°C
Características
Nível de Cuidado: Moderado;
Alimentação: Onívoro. O Chinese Hillstream Loach aceita alimentos secos e congelados, mas requer muitas algas e biofilme para que que possam se manter saudáveis. Dietas ricas em proteínas podem causar sérios problemas de saúde ou até mesmo a morte do peixe.
Temperamento / Comportamento: Esses peixes são bastante sociáveis, especialmente quando atingem a fase adulta, por isso devem ser mantido em grupos.
O aspecto mais importante para criar esses peixes é manter a qualidade da água. Além disso, eles são animais frequentemente importados, mas relativamente fáceis de criar. Em um aquário bem montado, essa espécie estará sempre em movimento.
Compatibilidade: A maioria dos peixes pequenos, por exemplo, tetras, rasboras, botias e outros animais menores e pacíficos podem conviver tranquilamente com eles. Uma vez que habitam cursos de água semelhantes, muitas espécies menores de góbios de água doce também podem fazer parte do mesmo aquário.
Camarões também são excelentes companheiros para essa espécie, uma vez que não se importam com fortes correntezas de água, já que são ideais para manter a saúde e bem-estar do Chinese Hillstream Loach.
Veja também:
Reprodução / Acasalamento: Há alguns poucos relatos de criação dessa espécie em cativeiro. Contudo, o acasalamento consiste na dança do macho ao redor da fêmea, agitando suas nadadeiras.
Ele cava uma pequena cova de desova sob a borda de uma rocha com sua cauda. Então, eles desovam e depois enterram os ovos. Os alevinos demoram um pouco para crescer, mas não há muitos relatos sobre o tipo de alimento que necessitam para crescerem saudáveis.
Tamanho do aquário: O aquário precisa ter no mínimo 75 litros para um pequeno grupo desses peixes. Além disso, o ideal é que ele possua um excelente fluxo de água e aeração, vários esconderijos e seixos lisos para que eles possam pastar.
A iluminação deve ser forte para estimular o crescimento de algas no aquário, mas em relação as plantas, elas não são necessárias, porque esses peixes não as encontram na natureza. Entretanto, as plantas ajudam a manter a qualidade da água.
Referências Bibliográficas
Baensch, H.A. and R. Riehl, 1985. Aquarien atlas. Band 2. Mergus, Verlag für Natur-und Heimtierkunde GmbH, Melle, Germany. 1216 p. (Ref. 2060)