O Ciclídeo Afra (Cynotilapia afra) é o peixe preferido de muitos aquaristas devido ao seu belo padrão de cores e também por ser um animal fácil de cuidar, desde que suas necessidades sejam prontamente atendidas.
A espécie é encontrada na parte norte e central do Lago Malawi ao longo de sua costa rochosa, e costuma habitar as regiões superiores em profundidades que podem variar de 5 a 20 metros.
Na natureza, as fêmeas são encontradas sozinhas ou em grupos em áreas de águas mais abertas, onde se alimentam de plâncton. Os machos, por outro lado, são encontrados defendendo suas cavernas e fendas, se alimentando principalmente de “aufwuchs”.
O Ciclídeo Afra exibe as mesmas qualidades maravilhosas encontradas em outros ciclídeos africanos, mas possui dentes bem diferentes de seus companheiros. Seus dentes são unicúspides, enquanto a maioria das outras espécies possuem dentes bicúspides.
A coloração básica do macho é um azul claro com sete faixas verticais pretas e manchas de ovos em sua barbatana anal. A fêmea, por outro lado, possui cor cinza – azulada. Curiosamente, essas faixas verticais aparecem e desaparecem dependendo do humor do animal. A maioria dos machos, por exemplo, podem ficar com suas costas amareladas, mas isso irá depender do humor também.
Continue lendo para conhecer as principais características e necessidades da espécie.
Ficha Técnica
Nome: Ciclídeo Afra, Dogtooth Cichlid, Afra Cichlid, Red Top Afra, White Top Afra;
Nome Científico: Cynotilapia Afra (Günther, 1894);
Família: Cichlidae;
Origem da Espécie: África (Lago Malawi);
Comprimento: Até 10,1 cm;
Expectativa de Vida: Entre 7 e 10 anos;
Nível de Dificuldade: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 8.0 – 8.5;
Dureza da Água: Entre 10 – 25;
Temperatura: Manter entre 23 – 27°C;
Características
Alimentação
Onívoro. O Ciclídeo Afra é um peixe que se alimenta basicamente de “aufwuchs” na natureza. Aufwuch é um tipo de alga resistente e fibrosa que fica presa a rochas que podem conter, por exemplo, larvas de insetos, ninfas, crustáceos, caramujos, ácaros e zooplâncton.
Nos aquários, entretanto, eles aceitarão artêmias vivas ou congeladas, assim como também camarões mysis, rações em flocos ou pellets enriquecidas com spirulina e outras preparações para ciclídeos onívoros.
Lembre-se que eles comem até o estômago ficar completamente dilatado, então tome cuidado para não superalimentá-los.
Abaixo, confira algumas excelentes rações para essa espécie de ciclídeo:
Última atualização em 2024-10-23 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Temperamento / Comportamento
O Ciclídeo Afra possui um comportamento agressivo e, por isso, não é um bom peixe para conviver em aquários comunitários. Ainda assim, caso você queira adicioná-lo com outros peixes, procure deixá-los em um aquário bem grande e com muito espaço para que possam nadar.
Em aquários grandes, por exemplo, você consegue manter um macho e três fêmeas sem maiores problemas. No entanto, evite adicionar outros machos ao aquário, pois eles provavelmente irão lutar até a morte.
Compatibilidade
Você pode manter o Ciclídeo Afra com outros peixes do Lago Malawi e que possuam tamanho semelhante ou que sejam maiores, embora eles não devam ser agressivos.
Além disso, você consegue mantê-los com peixes menores, contanto que tenham cores e formas bem distintas. Evite adicioná-los com ciclídeos muito grandes ou agressivos, pois isso fará com que o Ciclídeo Afra perca suas cores e fique escondido no aquário. A dica aqui é não misturar muitas espécies para evitar a hibridização.
Dimorfismo Sexual / Reprodução / Acasalamento
Diferenciar o macho e a fêmea dessa espécie não é uma tarefa muito difícil, já que o macho costuma ser muito mais colorido e possui manchas com desenhos em formato de ovos em sua barbatana anal.
Além disso, o macho atinge a maturidade sexual por volta dos 6 – 8 meses de vida. Ao desovarem, as fêmeas podem colocar entre 10 – 20 ovos em suas bocas antes de serem fertilizados.
A reprodução desses peixes ocorre de maneira muito semelhante aos dos outros ciclídeos do Lago Malawi. O macho irá escolher um local entre as rochas ou cavará um buraco bem abaixo de algumas delas. Então, ele ficará na entrada desse buraco tentando atrair alguma fêmea.
Durante essa fase, o macho pode se tornar muito agressivo e, por isso, o ideal é sempre manter no mínimo três fêmeas para um macho no aquário.
Quando uma fêmea aceita o cortejo, ela se aproxima do local de desova e coloca seus ovos, mas logo em seguida os põe de volta em sua boca. Como o macho possui manchas em formato de ovos em sua barbatana anal, ela tentará pegá-los também, o que acabará fazendo com que o macho fertilize aqueles que estão em sua boca.
Os ovos irão se desenvolver entre 14 e 21 dias. Então, após esse período, os alevinos já poderão se alimentar de rações trituradas e náuplios de artêmias.
A fêmea irá protegê-los por alguns dias, podendo levá-los à boca se houver alguma ameaça perceptível. Contudo, se o aquário tiver muitos esconderijos, os filhotes terão facilidade para se desenvolverem e atingir um determinado tamanho para se alimentar junto dos adultos.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 100 litros para um casal ou 200 litros ou mais para um harém. Caso queira criar essa espécie com outros ciclídeos africanos, eu recomendo que você compre aquários muito maiores.
Crie muitas cavernas e fendas com rochas, mas certifique-se de que tudo fique bem fixo, pois esse peixe adora cavar o substrato. Deixe alguns espaços abertos na frente do aquário para que o Ciclído Afra possa nadar e ser apreciado.
As trocas parciais de água são fundamentais para manter esses peixes saudáveis, pois com o pH sempre alto, a amônia se torna letal para eles.
Referências Bibliográficas
Maréchal, C., 1991. Cynotilapia. p. 67-68. In J. Daget, J.-P. Gosse, G.G. Teugels and D.F.E. Thys van den Audenaerde (eds.) Check-list of the freshwater fishes of Africa (CLOFFA). ISNB, Brussels; MRAC, Tervuren; and ORSTOM, Paris. Vol. 4. (Ref. 5622)