O Ciclídeo Arco-Íris (Herotilapia multispinosa) é considerado um dos menores ciclídeos da América Central. Embora seja um peixe pequeno, ele é famoso por sua resistência, coloração vibrante e facilidade de reprodução.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Ciclídeo Arco-íris. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, além de processos como a reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Ciclídeo Arco-íris
Nome: Ciclídeo Arco-Íris, Rainbow Cichlid;
Nome Científico: Herotilapia multispinosa (Günther, 1867);
Família: Cichlidae;
Origem da Espécie: América Central;
Comprimento: Até 17 cm (comum: 7 cm);
Expectativa de Vida: Até 9 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 7.0 – 8.0;
Dureza da Água: 9 – 20 dH
Temperatura: Manter entre 22 – 36°C;
Características
Distribuição Geográfica
Nativo da América Central, o Ciclídeo Arco-íris habita as águas dos rios Patuca, em Honduras, e Matina, na Costa Rica. Além disso, ele também pode ser visto na encosta do pacífico, desde o Rio Guasaula, na Nicarágua, até os rios Tempisque e Bebedero, na Costa Rica.
Na natureza, a espécie habita pequenos lagos, áreas de drenagem e pântanos com fundos lamacentos, onde há uma enorme quantidade de troncos submersos, raízes, bem como matéria orgânica em decomposição. É interessante mencionar que o Ciclídeo Arco-íris tolera altas temperaturas e pode sobreviver em pequenos corpos d’água durante os períodos de seca.
Aparência
Em relação a aparência, o Ciclídeo Arco-íris é um animal bastante colorido. A cor base dele é marrom ou amarelo com manchas mais escuras formando uma faixa horizontal ao longo do corpo. As manchas também pode parecer maiores e sombrear a metade inferior do peixe.
A espécie possui a capacidade de mudar de cor dependendo do humor ou do estágio de desova. Para se ter uma ideia, este peixe muda de cor em poucos segundos, com tonalidades que variam entre o amarelo e o dourado até o marrom escuro.
O corpo do Ciclídeo Arco-íris é alongado com barbatanas dorsais pontiagudas. Ele pode atingir até 17 centímetros de comprimento na natureza, embora em aquários não costume ultrapassar os 7 centímetros.
A expectativa de vida do Ciclídeo Arco-íris é de 9 anos sob bons cuidados.
Especialistas acreditam que o Ciclídeo Arco-íris pode produzir sons debaixo d’água usando sua bexiga natatória durante o período de desova.
Alimentação
Onívoro. Na natureza, a maior parte da dieta do Ciclídeo Arco-íris é composta de algas. Ele adora comê-las! No entanto, ainda assim pode se alimentar de peixes menores do que ele, insetos e outros tipos de microrganismos. Portanto, você precisa fornecer uma dieta balanceada para manter este peixe saudável.
Eu recomendo que você forneça uma variedade de vegetais e alimentos proteicos, incluindo bloodworms, plâncton, rações em flocos para peixes onívoros e artêmias.
Você deve alimentar o Ciclídeo Arco-íris duas vezes ao dia, colocando pequenas quantidades de alimento no aquário. Os especialistas sugerem que uma pausa semanal de um dia na alimentação pode ser benéfica para os peixes, pois eles tendem a ser comedores ávidos sempre que são alimentados.
Abaixo, separei algumas das principais rações disponíveis para o Ciclídeo Arco-íris:
No products found.
Temperamento / Comportamento
Sobre o comportamento e temperamento, o Ciclídeo Arco-íris é considerado um peixe bastante pacífico e pode ser mantido tanto sozinho quanto em pares ou grupos. Eu só recomendo que o aquarista tenha cuidado em relação ao tamanho do aquário, pois ele pode se tornar bastante territorial e agressivo durante o período de desova caso o aquário não seja grande o suficiente para todos os peixes.
O Ciclídeo Arco-íris é um peixe ativo e gosta de nadar na região do meio do aquário. Ele se esconde e muda de cor para uma mais clara quando se sente ameaçado. É por esse motivo que estes peixes precisam de uma variedade de esconderijos para se esconderem em momentos que se sentirem inseguros. Além disso, ele possui comportamento gregário, o que significa que pode viver na companhia de seis ou mais peixes da espécie sem maiores problemas. Os grupos também ajudam na questão comportamental.
Compatibilidade
Por conta de seu comportamento pacífico, o Ciclídeo Arco-íris é considerado um bom peixe para aquários comunitários. Ele pode conviver com outras espécies de peixes tropicais incluindo, por exemplo, bagres, tetras, danios e cascudos.
Em aquários comunitários de ciclídeos, por exemplo, você pode mantê-lo com outros ciclídeos sul-americanos de mesmo tamanho e temperamento semelhante. Espécies como o Ciclídeo Boca de Fogo, Peixe Papagaio e Acará do Congo serão bons companheiros de aquário para esse peixe, já que na maioria das vezes são pacíficos.
Veja também:
Dimorfismo Sexual
Diferenciar o macho e a fêmea do Ciclídeo Arco-íris não é uma tarefa das mais difíceis. Os machos possuem corpos alongados, coloração vibrante e nadadeiras pontiagudas. As fêmeas, por outro lado, têm corpos e barbatanas mais arredondados. Além disso, elas também são maiores do que os machos.
Reprodução / Acasalamento
Reproduzir o Ciclídeo Arco-íris em um aquário é uma tarefa bastante fácil. Esses peixes formam pares e constroem famílias que cuidam uns dos outros.
Eu recomendo que você compre vários espécimes jovens, adicionando-os todos juntos em um aquário e deixando que formem pares naturalmente. Assim que estiverem formados, condicione esses pares com uma dieta enriquecida de alimentos proteicos, como bloodworms e artêmias por algumas semanas.
Coloque os pares em um aquário de reprodução separado quando os peixes estiverem prontos para iniciar o processo de desova. Se a desova ocorrer em um aquário comunitário, os pares podem ficar agressivos na defesa dos ovos.
A temperatura da água deve ficar em torno de 28°C durante o processo de desova, e o pH deve estar em torno de 7.0. Certifique-se de adicionar pedras lisas e planas no aquário para que a fêmea possa depositar seus ovos. Lembre-se também de colocar plantas para criar um ambiente seguro e confortável.
Durante o processo de desova, o Ciclídeo Arco-íris geralmente muda de cor. A fêmea colocará os ovos em uma rocha após o ritual de acasalamento. O número de ovos pode variar entre 300 e 1.000 ovos. Ambos os pais se revezarão abanando os ovos durante três dias até a eclosão dos alevinos.
Eu recomendo que você mova os pais para uma área diferente do aquário assim que os ovos eclodirem, pois os peixes adultos podem se alimentar dos filhotes.
Os alevinos podem ser alimentados com náuplios de artêmias nas primeiras semanas. Assim que estiverem um pouco maiores, algo em torno de uma semana mais ou menos, você poderá fornecer rações trituradas dos adultos.
Configuração do aquário
O aquário para um casal do Ciclídeo Arco-íris precisa ter no mínimo 76 litros, mas um aquário comunitário com diferentes espécies o ideal é acima de 150 litros.
Ao montar o aquário, você deve criar um ambiente parecido com aquele visto na natureza. Lá, o Ciclídeo Arco-íris habita áreas quentes de riachos de águas tropicais, rios, lagos e até mesmo pântanos. Eu recomendo que você adicione plantas para começar. A adição delas criará um ambiente mais natural e também ajudará com os esconderijos.
O substrato do aquário pode ser de seixos ou areia. Substratos rochosos pontiagudos oferecem muitas oportunidades para que eles se machuquem, o que pode trazer algumas doenças. Você também pode adicionar rochas, vasos, troncos e raízes para dar ainda mais segurança para os peixes.
Tome cuidado para não encher demais o aquário com decorações, pois o Ciclídeo Arco-íris gosta de ter áreas abertas para nadar. Então, sem um espaço adequado para praticar o nado, eles podem ficar estressados ou até mesmo desenvolver diferentes tipos de doenças.
Referências Bibliográficas
McMahan, C.D., W.A. Matamoros, K.R. Piller and P. Chakrabarty, 2015. Taxonomy and systematics of the herichthyins (Cichlidae: Tribe Heroini), with the description of eight new Middle American Genera. Zootaxa 3999(2):211-234. (Ref. 104176);