O Ciclídeo Boca de Fogo (Thorichthys meeki) é um dos ciclídeos da América Central mais populares disponíveis no hobby de aquarismo. Devido à sua coloração vermelha vibrante, tamanho relativamente pequeno e comportamento tranquilo, o Boca de Fogo é indicado para todos os níveis de aquaristas.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Ciclídeo Boca de Fogo. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, além de processos como a reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Ciclídeo Boca de Fogo
Nome: Ciclídeo Boca de Fogo, Firemouth Cichlid;
Nome Científico: Thorichthys meeki (Brind, 1918);
Família: Cichlidae;
Origem da Espécie: América Central;
Comprimento: Até 17 cm;
Expectativa de Vida: Até 15 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 6.5 – 7.5
Dureza da Água: 8 – 15 dH;
Temperatura: Manter entre 26 – 30°C;
Características
Distribuição e Habitat
O Ciclídeo Boca de Fogo é nativo da América Central, embora possa ser encontrado também na Península de Yucatán, no México (América do Norte). Ele costuma habitar principalmente os cursos de água nas regiões norte de Belize e Guatemala.
Sobre o habitat, o Ciclídeo Boca de Fogo prefere viver em águas rasas e de fluxo lento, que podem variar em salinidade (completamente de água doce a ligeiramente salobra) e turbidez (completamente clara a lamacenta). Esses corpos d’água incluem cenotes, riachos e afluentes.
O substrato também varia muito em seu habitat, desde areia, lama ou até mesmo calcário. A vegetação aquática é geralmente escassa nestas áreas, com espécies de algas substituindo principalmente a folhagem típica de água doce. Estes peixes também pode ser encontrados escondidos entre galhos de árvores e outras formações rochosas.
Espécie invasora
O Ciclídeo Boca de Fogo encontrou seu caminho em muitos cursos d’água distantes de sua casa na América Central, onde desde então se tornou uma espécie invasora predominante. Para se ter uma ideia, há relatos deste peixe na Flórida, Arizona, Havaí e Porto Rico; no entanto, as populações na Flórida diminuíram desde então nos últimos anos, e os avistamentos no Arizona podem ter sido um evento singular.
Aparência
O Ciclídeo Boca de Fogo possui esse nome devido à impressionante coloração vermelha / laranja que apresenta na barriga e na mandíbula. Na metade superior desse peixe há uma cor de base verde-acinzentada com listras verticais mais escuras sobrepostas. Além disso, ele também possui manchas pretas logo abaixo da barbatana dorsal, bem como na base do opérculo (cobertura branquial.
As nadadeiras pélvicas, caudais, dorsais e anais do Ciclídeo Boca de Fogo possuem detalhes em azul iridescente, mas suas nadadeiras peitorais não; eles também podem ter alguns brilhos da mesma cor ao longo da linha médio-lateral do corpo.
Em relação ao tamanho, o Ciclídeo Boca de Fogo permanece relativamente pequeno e crescerá até 17 centímetros de comprimento, com as fêmeas alcançando entre 10 e 12 centímetros.
Com os devidos cuidados, estes ciclídeos podem viver facilmente até os 15 anos de idade, embora seja muito mais comum ver uma expectativa de vida mais curta – entre 10 e 12 anos – apesar dos cuidados.
Alimentação
Onívoro. O Ciclídeo Boca de Fogo precisa de uma dieta equilibrada com vegetais e alimentos proteicos. Felizmente, este peixe tende a comer tudo o que encontra pela frente, tornando o processo de alimentação um pouco mais fácil. Caso você tenha plantas vivas com raízes expostas em seu aquário, também poderá ver seu ciclídeo comendo-as.
Eu recomendo que você forneça alimentos vivos, congelados e rações. Em relação aos alimentos vivos, você pode fornecer, por exemplo, tubifex, artêmias e bloodworms.
Embora as rações em flocos devam ser suficiente para satisfazer as necessidades em relação aos vegetais, você também pode oferecer vegetais frescos, como alface, abobrinha e pepino.
Temperamento / Comportamento
Assim como acontece com todos os ciclídeos, é importante dar atenção ao estabelecer um ambiente dominado por eles. Na maior parte do tempo, o Ciclídeo Boca de Fogo ficará na região do meio do aquário. Quando em grupos, eles tendem a se mover livremente e interagir uns com os outros, desde que tenham espaço adequado para nadar.
Embora seja considerado um dos ciclídeos menos agressivos da América Central, o Ciclídeo Boca de Fogo ainda pode ter um comportamento agressivo durante os períodos de desova. Ele pode assediar outros peixes e, possivelmente, matá-los. Por isso, ele só deve ser mantido com companheiros de aquário adequados.
O Ciclídeo Boca de Fogo gosta de cavar e reorganizar o substrato e decorações, especialmente durante os períodos de desova, portanto, fique de olho nas plantas para garantir que tudo fique no lugar.
Compatibilidade
O Ciclídeo Boca de Fogo se dá bem em aquários comunitários com outros peixes de tamanho semelhante, já que não costuma ser um animal agressivo. Durante os períodos de acasalamento e reprodução, ele pode apresentar algum tipo de comportamento territorial e acabar comendo peixes menores. Por isso, é importante que o aquário tenha um tamanho aceitável e muitos esconderijos para que todos os peixes tenham espaço para se esconder.
Animais pequenos, como tetras e rasboras, além de camarões e caramujos, provavelmente serão comidos. Alguns bons companheiros de aquário para o Ciclídeo Boca de Fogo incluem, por exemplo:
Alguns aquaristas descobriram que manter pelo menos quatro ou mais ciclídeos Boca de Fogo tende a revelar suas melhores personalidades.
Veja também:
Dimorfismo Sexual
Diferenciar o macho e a fêmea do Ciclídeo Boca de Fogo é uma tarefa relativamente fácil, tornando a reprodução com pares estabelecidos mais fácil do que alguns outros peixes de água doce.
Os machos possuem filamentos dorsais e anais mais longos e terão coloração mais vibrante durante os períodos de desova. Além disso, eles tendem a ser maiores no geral, enquanto as fêmeas possuem barrigas mais arredondadas.
Reprodução / Acasalamento
Um dos aspectos mais gratificantes de possuir ciclídeos é observá-los procriar. Quando se trata de reprodução, o Ciclídeo Boca de Fogo forma relações monogâmicas e ambos os pais cuidam dos filhotes. Deve-se notar que casais reprodutores mais jovens e inexperientes podem comer ou abandonar suas primeiras desovas se ameaçados ou estressados.
Sabe-se que o Ciclídeo Boca de Fogo se reproduz por iniciativa própria, sem qualquer parâmetro de água específico ou manipulação das condições do aquário. No entanto, se os peixes não parecerem dispostos a tentar por conta própria, existem algumas maneiras de influenciar essas condições de desova. O primeiro passo é formar com sucesso um casal reprodutor. Isso pode ser feito facilmente sexando cada ciclídeo adulto ou obtendo um grupo maior deles.
Os ovos geralmente são depositados em superfícies planas, como pedaços de troncos ou mesmo na lateral do aquário; uma fêmea deve depositar até 500 ovos por vez, que serão fertilizados pelo macho logo em seguida. A fêmea tende a ficar mais próxima dos ovos, enquanto o macho defenderá os arredores.
Eu recomendo retirar o par ou os demais companheiros de aquário para evitar que eles sejam assediados; isto também permitirá maior controle sobre a alimentação e monitoramento do bem-estar geral dos ovos e alevinos.
Ao eclodirem, os alevinos estarão nadando livremente após cerca de uma semana. Neste ponto, você poderá alimentá-los com náuplios de artêmias ou microvermes. Ao mesmo tempo, os pais continuarão a cuidar deles até que tenham tamanho suficiente para se defenderem.
Configuração do aquário
Para manter o Ciclídeo Boca de Fogo feliz e saudável, você precisará replicar seu habitat natural tanto quanto possível. Para criar um único casal da espécie, eu recomendo que você tenha um aquário com no mínimo 100 litros. No entanto, se quiser manter seus níveis de agressividade bem baixos, o ideal é algo em torno de 200 litros.
Na natureza, o Ciclídeo Boca de Fogo vive em rios de águas relativamente calmas e com algum tipo de vegetação. Isso significa que no aquário esse peixe precisará de pouco ou nenhum movimento extra de água além daquele que vem do filtro.
A maioria dos aquaristas optam por não colocar plantas em um aquário com o Ciclídeo Boca de Fogo, pois na maioria das vezes elas serão arrancadas e destruídas. No entanto, ainda há algumas opções de plantas que podem viver em aquários de ciclídeos sem maiores problemas. Caso queira verificar algumas espécies, clique aqui!
Sobre a decoração de um modo geral, você pode adicionar troncos, rochas e criar cavernas para os peixes se esconderem. O substrato deve ser arenoso e intercalado com as rochas maiores e lisas. Decorações menos naturais, como vasos de flores e canos, também podem compor o ambiente para fornecer esconderijos adicionais.
Por fim, o Ciclídeo Boca de Fogo possui tolerância ao sal e pode conviver com outros peixes em águas pouco salobras.
Referências Bibliográficas
Conkel, D., 1993. Cichlids of North and Central America. T.F.H. Publications, Inc., USA. (Ref. 7335);
Artigas Azas, J. M., 1995 – Cichlid Press, Germany: 63-67 Thorichthys meeki, the firemouth, in the wild. In: The Cichlids Yearbook 5;
Miller, R. R. and J. N. Taylor , 1984 – Copeia 1984(4): 933-940 Cichlasoma socolofi, a new species of cichlid fish of the Thorichthys group from northern Chiapas, Mexico;
Roe, K. J., D. Conkel, and C. Lydeard, 1997 – Molecular Phylogenetics and Evolution 7(3): 366-376 Molecular Systematics of Middle American Cichlid Fishes and the Evolution of Trophic-Types in ‘Cichlasoma (Amphilophus)’ and ‘C. (Thorichthys);
1 comentário
Pingback: Salvini (Trichromis salvini) - MyAquarium