O Ciclídeo Búfalo (Steatocranus casuarius) é uma espécie bastante interessante para se adicionar ao aquário. Eles são bem pequenos, podendo atingir até no máximo 10 centímetros de comprimento na fase adulta. Uma de suas principais características é a protuberância gordurosa presente em sua testa.
Embora não seja um animal muito colorido, o formato de seu corpo em conjunto com o seu comportamento, tornam essa espécie muito divertida e interessante de se criar.
Basta dar uma olhada no comportamento desses animais para identificar algumas de suas características mais comuns. Assim como os gobies, eles tendem a ficar no fundo do aquário e dando pequenos saltinhos de vez em quando para nadar. Isso ocorre porque eles se adaptaram aos riachos de água rápida em seu habitat natural.
As nadadeiras inferiores do Ciclídeo Búfalo agem como escoras de apoio, pois suas bexigas natatórias são bastante reduzidas, o que os impedem de nadar contra as fortes correntezas.
Ficha Técnica
Nome: Ciclídeo Búfalo, Bufalo Head, Lionhead Cichlid, Blockhead Cichlid, Humphead Cichlid, African Buffalo Head
Nome Científico: Steatocranus casuarius (Poll, 1939)
Família: Cichlidae
Origem da Espécie: África (Congo)
Comprimento: Até 10 cm
Expectativa de Vida: Até 8 anos
Nível de Dificuldade: Moderado / Difícil;
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 6.0 – 8.0
Dureza da Água: 5° – 19° dH
Temperatura: Manter entre 24°C – 28°C
Características
Alimentação
Onívoro. Na natureza, o Ciclídeo Búfalo se alimenta de plantas, algas, pequenos crustáceos, assim como também de plâncton. Nos aquários, eles irão aceitar a maioria dos alimentos.
Então, forneça uma dieta bastante variada composta de alimentos vivos, congelados, algas, rações em flocos e pellets. No entanto, lembre-se que eles possuem preferência pelas algas, portanto, procure rações enriquecidas com esses nutrientes.
Procure alimentá-los de 2 à 3 vezes por dia com pequenas porções, pois isso ajuda a manter a qualidade da água por mais tempo. Além disso, todos os peixes irão se beneficiar das vitaminas e suplementos adicionados de forma constante.
Abaixo, listei as melhores rações disponíveis para essa espécie. Para comprá-las, basta clicar nos links:
Imagem | Produto | Descrição | Preço |
---|---|---|---|
Poytara Ciclídeos Herbívoros | Atende a necessidade dos peixes com restrição a proteína animal; Rica em fibras e material orgânico; Suplementada com aditivos nutricionais que melhoraram a imunidade; Proporciona o realce das cores naturais dos peixes; Embalagem: 75g |
Comprar na Amazon | |
Tropical Cichlid Herbivore | Ração em grânulos pequenos, ideais para ciclídeos de pequeno porte; Alto teor de fibras que regula os processos digestivos e protege o intestino; Melhora a coloração dos peixes; Embalagem: 360g |
Comprar na Amazon | |
Tropical Spirulina Granulat | Alimento vegetal em forma de granulado submerso, enriquecido com algas spirulina platensis (6%). ideal para alimentação diária de ciclídeos herbívoros e onívoros; Embalagem: 440g |
Comprar na Amazon |
Temperamento / Comportamento
O Ciclídeo Búfalo é um peixe territorial e bem temperamental, mas costuma viver bem com outros de sua espécie, principalmente se for mantido um casal dentro do aquário.
Veja também:
Esses peixes preferem ficar a maior parte do tempo descansando no substrato ou se escondendo em cavernas ou túneis. Além disso, é bastante interessante notar seu nado, pois eles dão um pequeno “salto” quando estão querendo ir para um outro local.
Compatibilidade
Embora o Ciclídeo Búfalo seja considerado um peixe territorial, ainda assim pode ser mantido em aquários comunitários. No entanto, você deve colocá-los apenas com outras espécies pacíficas e que possuam tamanho semelhante.
No geral, eles podem ser mantidos com tetras da família Alestidae, Chaetostoma sp., Chiloglanis sp., alguns caracídeos e ciclídeos do Lago Malawi.
Reprodução / Acasalamento
Os machos de Ciclídeo Búfalo costumam ser maiores do que as fêmeas, além de terem uma protuberância na testa mais acentuada.
No geral, esses peixes costumam ser bons pais e formam casais para o resto da vida. Então, para formar esses casais, o interessante é colocar alguns peixes jovens no aquário e esperar que formem pares. Assim que formarem, você pode remover os demais para evitar que sejam agredidos.
Sobretudo na reprodução, esses peixes irão usar cavernas ou cavar o substrato embaixo de uma rocha para desovar. A desova em si é bastante secreta, mas a fêmea costuma colocar entre 20 e 60 ovos. Na maioria das vezes, ela irá deixá-los grudados nas paredes das cavernas.
Em cerca de 5 – 7 dias os ovos eclodirão. Os alevinos, por sua vez, estarão nadando pelo aquário em no máximo uma semana. Mas durante esse período inicial, os pais irão pegar a ração e triturar em suas bocas para dar para os filhotes comerem.
Veja também:
Fique tranquilo em relação a alimentação dos alevinos, pois esses peixes são excelentes pais. Além disso, protegerão os filhotes até que atinjam cerca de três meses ou fiquem próximos de desovar novamente. Mesmo que eles cheguem a se reproduzir mais tarde, ainda assim deixarão os outros filhotes mais velhos em paz.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 110 litros para um casal dessa espécie. Contudo, deve conter muitas cavernas e túneis para que esses peixes possam se sentir confortáveis.
Eles não são tão exigentes em relação ao pH e a dureza da água, mas necessitam de ambientes limpos e com um bom fluxo de água. Portanto, forneça uma boa filtragem e deixe alguns espaços do aquário com um fluxo moderado ou até mesmo lento, adicionando pequenas quebras no fluxo com rochas e outras decorações.
Referências Bibliográficas
Snoeks, J. and G. De Boeck, 1991. Steatocranus. p. 460-461. In J. Daget, J.-P. Gosse, G.G. Teugels and D.F.E. Thys van den Audenaerde (eds.) Check-list of the freshwater fishes of Africa (CLOFFA). ISNB, Brussels; MRAC, Tervuren; and ORSTOM, Paris. Vol. 4. (Ref. 5696)