O Ciclídeo Burtoni (Astatotilapia burtoni) é um lindo peixe endêmico do Lago Tanganica, na África. A espécie é considerada moderadamente fácil de cuidar, pois embora não seja um animal muito grande, ainda assim precisa de excelentes condições de água e aquários relativamente grandes para prosperar.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Ciclídeo Burtoni. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, além de processos como a reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Ciclídeo Burtoni
Nome: Ciclídeo Burtoni, Burton’s Mouthbrooder, Burtoni Cichlid;
Nome Científico: Astatotilapia burtoni (Günther, 1894); Sinônimos: Haplochromis burtoni;
Família: Cichlidae;
Origem da Espécie: África (Lago Tanganica);
Comprimento: Até 15 cm;
Expectativa de Vida: Até 10 anos;
Nível de Dificuldade: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.5 – 9.0;
Dureza da água: Entre 12 – 16;
Temperatura: Manter entre 20 – 25°C;
Características
Distribuição e Habitat
O Ciclídeo Burtoni foi descrito pela primeira vez por Günther em 1894. Ele pode ser encontrado no continente africano, mais especificamente no sul do Lago Tanganica, em partes do Burundi, Ruanda, bem como Tanzânia e Zâmbia.
Devido à sua ampla área de distribuição, existem populações que se adaptaram a habitats com níveis altos e baixos de oxigênio dissolvido na água. Além disso, eles não devem ser mantidos em aquários que contenham substrato de areia ou cascalho fino. Eles preferem substratos arenosos e ambientes com muitas rochas criando fendas e cavernas.
Aparência e Dimorfismo Sexual
O Ciclídeo Burtoni é um peixe que pode atingir até no máximo 15 centímetros de comprimento e viver em média 10 anos. A espécie é bicolor com um corpo predominantemente azul e dourado.
Os machos possuem manchas de cor laranja na barbatana anal; as fêmeas e os peixes mais jovens, por exemplo, são verde-acinzentados e carecem de marcações ou manchas distintas. A barbatana dorsal estende-se quase até a cauda e o corpo do peixe é ovalado.
Os machos costumam ser maiores do que as fêmeas e exibem uma coloração muito mais vibrante.
Alimentação
Embora o Cicídeo Burtoni seja um peixe onívoro, sua dieta básica é composta de alimentos ricos em proteínas. Espécimes selvagens se alimentam de matéria vegetal, bem como pequenos crustáceos, como copépodes e cladóceros.
Você pode alimentar o Burtoni com rações (flocos ou pellets), bem como alimentos vivos e congelados. No entanto, para evitar quaisquer problemas com deficiência alimentar, a dieta do peixe deve ser bem variada.
Em relação aos alimentos vivos, você pode fornecer camarões mysis, artêmias, krill, bloodworms e larvas de mosquito.
Temperamento / Comportamento
O Ciclídeo Burtoni é um peixe relativamente pacífico. Na verdade, sua única característica comportamental notável é que ele tende a ser um tanto quanto territorial. Isso quer dizer que sua natureza territorial pode indicar algumas agressões em relação aos outros peixes do aquário.
Por mais que seja um animal pequeno, ainda assim é um peixe bastante ativo e precisa de muito espaço para nadar. Além disso, eu recomendo que você mantenha um único macho ou um harém formado por um macho e 4 ou 5 fêmeas.
Compatibilidade
Os machos da espécie são considerados animais agressivos, e só devem ser mantidos com outros ciclídeos do Lago Tanganica de comportamento semelhante. Além disso, você deve evitar colocá-los com os pequenos moradores de concha.
Acasalamento / Reprodução
O Ciclídeo Burtoni é um incubador bucal relativamente fácil de reproduzir em um aquário. Muitas fêmeas irão desovar ao mesmo tempo quando houver machos no aquário. Você consegue criar os alevinos em ambientes com equipamentos simples e sem muito esforço.
Na natureza, a desova ocorre com grupos liberando ovos e espermatozoides diretamente em águas abertas. Por isso, não é incomum que centenas de indivíduos se reúnam nesses locais de desova e liberem seus gametas simultaneamente por meio de violentas contrações síncronas dos músculos do corpo.
Em um aquário, os filhotes parecem prosperar melhor quando criados em grupos, especialmente se forem alimentados com alimentos vivos como, por exemplo, artêmias. Os adultos podem comer praticamente todos os tipos de alimentos, mas os náuplios de artêmias fornecem proteína suficiente para os alevinos em cativeiro.
Configuração do aquário
O aquário para o Ciclídeo Burtoni precisa ter no mínimo 208 litros.
Esses peixes precisam ter bastante espaço para nadar e água de alta qualidade para prosperar. Portanto, eu recomendo que você adicione um fundo de areia e espalhe alguns seixos, além de rochas, plantas e quaisquer outras estruturas que possam formar fendas e cavernas. É interessante também deixar áreas abertas entre as decorações para permitir que os peixes possam nadar livremente.
A grande maioria dos ciclídeos produzem muitos resíduos e, por isso, você deve usar um sistema de filtragem eficiente e realizar trocas parciais de água de 10 a 20% semanalmente.
Referências Bibliográficas
van Oijen, M.J.P., J. Snoeks, P.H. Skelton, C. Maréchal and G.G. Teugels, 1991. Haplochromis. p. 100-184. In J. Daget, J.-P. Gosse, G.G. Teugels and D.F.E. Thys van den Audenaerde (eds.) Check-list of the freshwater fishes of Africa (CLOFFA). ISNB, Brussels; MRAC, Tervuren; and ORSTOM, Paris. Vol. 4. (Ref. 4983);
Ntakimazi, G. (2018) [amended version of 2006 assessment]. “Astatotilapia burtoni“. IUCN Red List of Threatened Species. 2018: e.T60462A135861389;
Lang, Michael (2006). “A BAC Library of the East African Haplochromine Cichlid Fish Astatotilapia burtoni”. Journal of Experimental Zoology. 306B (1): 35–44. doi:10.1002/jez.b.21068. PMID 16254984;