O Ciclídeo Cabeça Vermelha (Vieja melanurus) é uma grande espécie de ciclídeo da América Central que pode exibir uma enorme variação de cores. Fácil de cuidar e um dos menos agressivos da região, ele é uma excelente escolha para o aquarista que está procurando um peixe grande e impressionante para seu aquário.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Ciclídeo Cabeça Vermelha. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, bem como o processo de reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Ciclídeo Cabeça Vermelha
Nome: Ciclídeo Cabeça Vermelha, Redhead Cichlid, Quetzal cichlid, Firehead Cichlid, Synspilum Cichlid;
Nome Científico: Vieja melanurus (Günther, 1862);
Família: Cichlidae;
Origem da Espécie: América Central;
Comprimento: Até 35 cm;
Expectativa de Vida: Entre 10 e 15 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 7.0 – 8.0;
Dureza da água: Entre 9 – 20;
Temperatura: Manter entre 24 – 30°C;
Características
Distribuição e Habitat
O Ciclídeo Cabeça Vermelha é um lindo peixe nativo das águas lamacentas e lentas da América Central. Ele habita basicamente a bacia do Rio Usumacinta, no sul do México e Guatemala, que se estende até Belize, e na encosta leste da parte sul da península de Yucatan no México.
A grande maioria dos espécimes encontrados na natureza habitam principalmente os rios da Guatemala, embora sua população selvagem tenha diminuído consideravelmente em algumas regiões no norte do país.
Quando ainda é um peixe jovem não possui predadores naturais, mas quando cresce, pode ser ameaçado por espécies de pássaros, guaxinins e até espécies maiores de ciclídeos.
Na natureza, o Ciclídeo Cabeça Vermelha habita as partes baixas e planas dos rios e lagos. Às vezes, é encontrado até mesmo em águas levemente salobras, embora não se saiba direito se pode sobreviver neste ambiente a longo prazo.
Aparência
Como o próprio nome sugere, o Ciclídeo Cabeça Vermelha é facilmente reconhecível por sua testa avermelhada (ou amarela) brilhante e sua grande protuberância nucal. Além disso, a coloração básica varia do marrom avermelhado a uma mistura de tons de verde, dourado e azul, dependendo de onde foi coletado.
As nadadeiras dorsal, caudal e anal são bordadas em cores diferentes, e a nadadeira caudal é ligeiramente arredondada. Os espécimes juvenis geralmente possuem listras pretas verticais ao longo do corpo.
Os machos da espécie tendem a ser maiores do que as fêmeas e são muito mais brilhantes. Além disso, eles também possuem barbatanas dorsais e anais estendidas. As características que mais identificam os machos maduros são a saliência nucal pronunciada na testa e uma papila genital pontiaguda.
O Ciclídeo Cabeça Vermelha pode crescer bastante e atingir até 35 centímetros de comprimento na natureza. Em aquários, há relatos de espécies que chegaram até 40,6 centímetros. Devido ao seu grande tamanho, o aquarista precisa ter um aquário espaçoso para que possa acomodar um peixe adulto.
A expectativa de vida do Ciclídeo Cabeça Vermelha é de 10 a 15 anos. Esta idade geralmente só é alcançada em condições ideais de aquário com uma dieta de alta qualidade.
Alimentação
Onívoro. Embora o Ciclídeo Cabeça Vermelha seja um peixe onívoro, sua dieta é basicamente herbívora. Na natureza, ele se alimenta de matéria vegetal, pequenos crustáceos e insetos.
Em um aquário, estes peixes não são comedores exigentes e aceitam uma ampla variedade de alimentos. Para mantê-los saudáveis, eu recomendo que o aquarista forneça todos os nutrientes que eles precisam, incluindo alimentos à base de vegetais e proteínas.
Uma ração em pellets ou flocos de alta qualidade deve ser fornecida como alimento principal. No entanto, é interessante fornecer algumas guloseimas proteicas adicionais para realçar as cores dos peixes e fazê-los atingirem todo o seu potencial.
Algumas boas opções de alimentos proteicos incluem alimentos vivos ou congelados, como artêmias, bloodworms e krill. Você também pode alimentá-los com vegetais cozidos, como abobrinha, brócolis e espinafre algumas vezes por semana.
Abaixo, confira algumas das principais rações disponíveis para o Ciclídeo Cabeça Vermelha:
No products found.
Temperamento / Comportamento
Como um membro da família dos ciclídeos, o Ciclídeo Cabeça Vermelha é moderadamente agressivo. A redução dos níveis de agressividade pode ser feita mantendo-o em um aquário grande ou em um grupo de 4 ou mais peixes.
A espécie possui uma mordida poderosa e pode ser extremamente agressiva e territorial com outros peixes. Além disso, eles também são conhecidos por serem muito ágeis e é melhor não mantê-los com espécies pequenas ou mais delicadas.
Compatibilidade
Devido à sua agressividade natural e tamanho, escolher os melhores companheiros de aquário para o Ciclídeo Cabeça Vermelha pode ser uma tarefa complicada.
Estes peixes viverão mais felizes em pares. Um par unido é a melhor opção quando você deseja mantê-los em um aquário. Para obter um casal, você pode comprar um grupo de peixes jovens e deixá-los crescer juntos.
Caso você decida manter mais do que um casal, recomendo que tenha pelo menos quatro peixes, pois assim eles formarão sua própria hierarquia dentro do grupo e seus níveis de agressividade reduzirão.
Os companheiros de aquário para o Ciclídeo Cabeça Vermelha precisam ser outras espécies de peixes robustos e de tamanho semelhante. Dependendo da personalidade dos peixes e do ambiente oferecido, todos eles podem viver em harmonia eventualmente.
Contanto que você tenha um aquário realmente grande, aqui estão algumas espécies adequadas para experimentar:
Dimorfismo Sexual
O macho adulto do Ciclídeo Cabeça Vermelha costumar ser maior e ter uma protuberância nucal proeminente, barbatanas dorsais e anais estendidas, além de cores muito mais vibrantes. Antes dessa fase, é um pouco difícil distingui-los.
Acasalamento / Reprodução
Caso você não saiba, o Ciclídeo Cabeça Vermelha tem sido usado na criação de novas espécies hibridizadas há algum tempo, gerando, por exemplo, o Flowerhorn e o Ciclídeo Papagaio.
A criação destes peixes em aquários é relativamente simples quando você possui um par acasalado. Eles são criadores de substrato, e as fêmeas depositam até 1.200 ovos em superfícies planas e limpas, como uma rocha de ardósia. Depois disso, os machos vêm e fertilizam todos os ovos.
A eclosão ocorre em 2 – 3 dias e os alevinos começam a nadar livremente uma semana depois disso. Os pais protegerão os filhotes por algumas semanas, mas é melhor removê-los do aquário, pois podem ser bastante agressivos se estiverem prontos para procriar novamente.
Para evitar que os pais comam seus próprios filhotes, é melhor movê-los para um aquário de reprodução separado. Você pode alimentar os alevinos com alimentos vivos, como artêmias e microvermes. Utilize também rações em flocos ou pellets trituradas quando começarem a crescer.
O principal desafio na reprodução do Ciclídeo Cabeça Vermelha é conseguir um par acasalado, pois eles sempre têm problemas de emparelhamento. Novamente, a melhor forma de conseguir isso é comprar um grupo de peixes jovens e deixá-los crescerem juntos. Com alguma sorte, você acabará com um casal reprodutor.
Configuração do aquário
Como já mencionei antes, o Ciclídeo Cabeça Vermelha é um peixe que fica relativamente grande. O aquário para um único espécime precisa ter no mínimo 260 litros. No entanto, para aquaristas que gostam de manter casais reprodutores ou grupos de peixes (mais de quatro), eu recomendo um aquário com cerca de 510 litros.
O espaço extra é sempre melhor, pois permite que os peixes tenham espaço para nadar e explorar tranquilamente. Além disso, ele ajuda a reduzir os níveis de agressividade e evitar problemas territoriais, proporcionando aos peixes um ambiente livre de estresse.
Por ser um peixe grande e ativo, O Ciclídeo Cabeça Vermelha produz muitos resíduos, portanto, um sistema de filtragem poderoso é essencial para manter a qualidade da água alta.
Quanto ao aquecimento, eu recomendo que você use um termostato para manter a temperatura da água constante, esteja você vivendo em áreas onde o clima seja quente ou frio. O Ciclídeo Cabeça Vermelha é um peixe tropical; ele prefere água mais quente. Além disso, certifique-se de realizar trocas parciais de água 2 ou 3 vezes por semana para remover o acúmulo de amônia e nitratos.
Por fim, fique sabendo que estes peixes adoram cavar o substrato; por isso, use um substrato arenoso ou um cascalho fino arredondado em seu aquário. Eles também vão gostar de ter rochas e troncos formando cavernas e esconderijos. No entanto, lembre-se apenas de deixar áreas abertas para que eles possam nadar livremente.
Se você possui plantas vivas, há uma grande chance deles consumi-las ou arrancá-las do lugar, pois são quase totalmente herbívoros. No geral, o Ciclídeo Cabeça Vermelha não é considerado um grande amigo das plantas.
Referências Bibliográficas
Conkel, D., 1993. Cichlids of North and Central America. T.F.H. Publications, Inc., USA. (Ref. 7335);
Artigas Azas, Juan Miguel (9 May 2011). “Vieja melanurus (Günther, 1862)”. CichlidRoom. Acesso em 16 de Dezembro de 2023;
McMahan, C.D.; Kutz, J.; Murray, C.M.; Chakrabarty, P.; Geheber, A.D.; Elías, D. (2017). “Objectively measuring subjectively described traits: geographic variation in body shape and caudal coloration pattern within Vieja melanura (Teleostei: Cichlidae)”. Revista de Biología Tropical. 65 (2): 623–631;