O Ciclídeo Faixa Preta (Vieja maculicauda) é uma espécie de ciclídeo da América Central bastante famoso por sua inteligência: ele geralmente reconhece e responde ao seu dono. Além disso, ele é considerado fácil de cuidar e ideal tanto para aquaristas iniciantes quanto experientes no hobby.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Ciclídeo Faixa Freta. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, além de processos como a reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Ciclídeo Faixa Preta
Nome: Ciclídeo Faixa Preta, Black Belt Cichlid,
Nome Científico: Vieja maculicauda (Regan, 1905);
Família: Cichlidae;
Origem da Espécie: América Central;
Comprimento: Até 25 cm;
Expectativa de Vida: Até 8 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 6.5 – 8.0;
Dureza da água: Entre 4 – 15;
Temperatura: Manter entre 26 – 28°C;
Características
Distribuição e Habitat
O Ciclídeo Faixa Preta é encontrado em grande parte do oeste da América Central, onde seu alcance se estende para o sul da bacia do rio Usumacinta na Guatemala através de Honduras, Nicarágua e Costa rica, até o rio Chagres no Panamá.
A espécie habita áreas de fluxo lento dos rios, bem como lagos, especialmente sobre substratos lamacentos ou areia. O Ciclídeo Faixa Preta está associado a habitats centrados em torno de ramos e raízes de árvores submersas, ou onde a vegetação aquática e/ou marginal cresce densamente. Além disso, em certas partes de sua distribuição geográfica, as populações podem ser encontradas vivendo em condições salobras e, ocasionalmente, até mesmo em condições marinhas completas.
Aparência
O Ciclídeo Faixa Preta pode ser identificado pela faixa preta que corre verticalmente no meio de seu corpo. Ele também possui corpo acinzentado com manchas avermelhadas em algumas regiões dele.
A espécie pode atingir até 25 centímetros de comprimento e viver entre 8 e 10 anos sob bons cuidados.
Alimentação
Onívoro. O Ciclídeo Faixa Preta aceitará prontamente rações em pellets, mas ainda poderá se aproveitar de uma dieta suplementada com vegetais frescos picados. Além disso, ele também vai adorar se alimentar de caramujos e, portanto, o aquarista precisa tomar cuidado na hora de adicionar esse tipo de invertebrado no aquário.
A ração deve ser a base principal de sua dieta. Então, você pode fornecer alimentos vivos ou preparações, como camarões, bloodworms e caramujos. O Ciclídeo Faixa Preta também vai aceitar alface, espinafre e frutas em sua dieta.
Lembre-se apenas de que esses peixes são comedores vorazes e devem se alimentar de duas a três vezes por dia. Para uma melhor saúde e coloração, varie na dieta. A alimentação suplementar com alimentos enriquecidos com vitaminas também funciona e ajuda a realçar as cores dos peixes.
Abaixo, confira algumas das principais rações disponíveis para o Ciclídeo Faixa Preta:
No products found.
Temperamento / Comportamento
O Ciclídeo Faixa Preta é considerado mais dócil do que outras espécies de ciclídeos e, por isso, pode ser mantido em grupos sem maiores problemas. No entanto, ainda assim ele vai considerar peixes pequenos uma excelente refeição. Tome cuidado!
Compatibilidade
Na grande maioria das vezes, o Ciclídeo Faixa Preta irá se dar bem com outros ciclídeos de tamanho e temperamento semelhante. À medida que ele vai crescendo, se tornará um perigo para a maioria dos outros peixes e plantas aquáticas. Peixes menores, incluindo membros da equipe de limpeza, não duram muito na sua presença.
Alguns bons exemplos de companheiros de aquário para o Ciclídeo Faixa Preta incluem, por exemplo:
Sobre o Oscar, é importante que ele seja maior do que o Faixa Preta. A harmonia entre ambas as espécies pode ocorrer, mas geralmente é passageira.
Dimorfismo Sexual
A diferença entre o macho e a fêmea do Ciclídeo Faixa Preta é bastante perceptível. Os machos são maiores e possuem coloração mais intensa. Além disso, eles também desenvolvem uma protuberância nucal na testa.
Acasalamento / Reprodução
A reprodução do Ciclídeo Faixa Preta é relativamente fácil, embora conseguir um par possa ser uma tarefa difícil. Para obter melhores resultados, eu recomendo que você invista em pelo menos seis peixes jovens e deixe-os que formem pares naturalmente. Esses pares aparecerão mais facilmente do que um macho e uma fêmea escolhidos aleatoriamente.
Além disso, é importante que eles sejam mantidos em um aquário separado durante a desova para evitar danos a outros companheiros de aquário. Durante a fase dos cuidados com os ovos e alevinos, o Ciclídeo Faixa Preta se torna um pouco mais agressivo do que o normal.
O aquário de reprodução deve ter rochas planas para que as fêmeas possam colocar os ovos. É interessante notar que os peixes formarão poços de desova ao redor do aquário. Os pais moverão os filhotes recém-nascidos para essa áreas até que se tornem nadadores livres.
Durante o processo de desova, o casal irá limpar uma rocha plana. Então, a fêmea colocará entre 500 e 600 ovos nesta superfície que serão prontamente fertilizados pelo macho. Após 3 dias, os ovos eclodirão e o casal os moverá para fossas de desova previamente cavadas para se desenvolverem. Uma semana depois, os alevinos estarão nadando livremente e poderão ser alimentados com náuplios de artêmias.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 200 litros para um único exemplar do Ciclídeo Faixa Preta. Caso queira manter mais peixes, o recomendado é algo em torno de 400 litros. Aquários grandes podem ajudar na convivência entre espécies, então, quanto mais espaço os peixes tiverem, melhor para o comportamento deles!
Eu recomendo que você adicione um substrato de areia fina, pois o Ciclídeo Faixa Preta adora cavá-lo. Além disso, tome cuidado na escolha das plantas, pois provavelmente elas serão removidas do substrato. Eu recomendo que você utilize plantas flutuantes ou as mais resistentes ideais para ciclídeos.
Adicione troncos e rochas para compor a decoração do aquário do Ciclídeo Faixa Preta. Lembre-se de adicionar uma iluminação fraca, pois este peixe prefere ambientes mais escuros e sombreados.
Por ser um excelente saltador, eu recomendo que você adicione uma tampa bem firme ao aquário. Por causa de seu grande tamanho, você vai querer uma tampa resistente que possa suportar o impacto de um peixe de 35 centímetros de comprimento.
Referências Bibliográficas
Conkel, D., 1993. Cichlids of North and Central America. T.F.H. Publications, Inc., USA. (Ref. 7335);
Vieja maculicauda (Regan, 1905) in GBIF Secretariat (2022). GBIF Backbone Taxonomy. Checklist dataset https://doi.org/10.15468/39omei accessed via GBIF.org on 2023-08-16;
Aviz, D.; Pinto, A. J. P.;; Merreira, . A.P. F.; Rocha, R. M..; Rosa Filho, J. S. (2018) Reproductive biology of Sabellaria wilsoni (Sabellariidae: Polychaeta), an important ecosystem eng, Marine Biodiversity Records 98(4): 743–754.;
McCosker, J.E., Dawson, C.E. (1975) Biotic passage through the Panama Canal, with particular reference to fishes, Marine Biology 30: 343-351;