O Ciclídeo Goby Azul (Spathodus erythrodon) é um peixe fascinante tanto por conta de sua coloração, como pelo seu formato e comportamento. A espécie costuma se empoleirar no fundo do aquário e nadar com um movimento de “salto”, e muitos aquaristas dizem que esse peixe adora brincar de “esconde-esconde” com seus donos.
Na natureza, o Ciclídeo Goby Azul pode ser encontrado em praticamente todo o Lago Tanganica, na África, exceto em seu extremo sul. Ele habita a parte superior, não se aventurando em profundidades que ultrapassam os 0,3 metros, e costuma ser visto sempre aos pares.
As áreas onde esse peixe é encontrado possui inúmeras rochas e seixos, ficando bem próximas ao litoral, onde são chamadas de zonas de ondas. Estas regiões são continuamente banhadas por ondas que são impulsionadas pelo vento. Além disso, a água nesses locais costuma ter um pH superior a 9.0 devido às liberações de oxigênio na costa chamadas de “exaustão faunística”.
Continue lendo o artigo para conhecer as principais características e necessidades do Ciclídeo Goby Azul.
Ficha Técnica do Ciclídeo Goby Azul
Nome: Ciclídeo Goby Azul, Blue Goby Cichlid, Blue-Spotted Goby Cichlid, Blue Lips Goby Cichlid;
Nome Científico: Spathodus erythrodon (Boulenger, 1900);
Família: Cichlidae;
Origem da Espécie: África (Lago Tanganica);
Comprimento: Até 7,62 cm;
Expectativa de Vida: Entre 3 e 5 anos;
Nível de Dificuldade: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 7.2 – 8.5;
Dureza da água: Entre 8 – 9 dGH;
Temperatura: Manter entre 24 – 27°C;
Características
Aparência
O Ciclídeo Goby Azul é um peixe pequeno e moderadamente alongado. Ele atinge pouco mais de 7,6 centímetros de comprimento. Sua expectativa de vida gira em torno de 3 a 5 anos, embora, assim como outros outros ciclídeos africanos, ela tenda a ser um pouco maior caso o peixe seja mantido em boas condições.
O corpo do Ciclídeo Goby Azul é cinza acastanhado com várias fileiras de manchas azul-claras, intercaladas com algumas fileiras de manchas douradas mais próximas da área da barriga. A barriga é mais clara e há toques de azul nas barbatanas dorsal, caudal e anal. Tanto o lábio superior quanto o inferior são de cor azul.
A espécie possui uma boca de formato único, com o lábio superior levemente maior do que o inferior. Seus olhos estão localizados no topo da cabeça. Além disso, esse peixe possui fileiras de dentes de cada lado da mandíbula que o ajuda a comer as algas que crescem nas rochas.
Características de natação do Ciclídeo Goby Azul
Como o nome Goby sugere, esse ciclídeo realiza um movimento de salto para nadar, já que não possui uma bexiga natatória. Suas barbatanas peitorais são pesadas, pontiagudas e localizadas mais abaixo do que de outros ciclídeos. Ele usa essas barbatanas como se fossem “pés”, apontando-as diretamente para baixo e cavando na rocha ou substrato para evitar serem arrastados pelas ondas.
Todos os ciclídeos possuem raios espinhosos nas partes posteriores das barbatanas anal, dorsal, peitoral e pélvica, que os ajudam a desencorajar os predadores. As partes frontais dessas nadadeiras costumam ser macias e perfeitas para posições precisas e movimentos sem esforço na água.
Alimentação
Onívoro. Na natureza, o Ciclídeo Goby Azul se alimenta de algas e microrganismos que crescem sobre as rochas. Em um aquário, ele pode ser alimentado com alimentos vivos e rações em flocos. As rações em flocos são aceitas por peixes criados em cativeiro, embora os espécimes selvagens tenham um pouco mais de dificuldade em aceitá-las. No entanto, a dieta variada é muito importante, pois uma alimentação à base de rações em flocos apenas pode causar a famosa Hidropsia.
Eu recomendo que você forneça uma ração de alta qualidade enriquecida com spirulina ou vegetais como, por exemplo, ervilhas, brócolis ou alface. Alimente esse peixe com artêmias e outros tipos de vermes especiais para ciclídeos do Lago Tanganica.
Procure alimentar o Ciclídeo Goby azul com 2 ou no máximo 5 pequenas porções de alimento por dia, ao invés de uma grande quantidade de uma só vez. Isso ajuda a manter a qualidade da água boa por mais tempo.
Temperamento / Comportamento
O Ciclídeo Goby Azul é considerado um peixe semi-agressivo. Ele pode ser mantido sozinho ou em pares, mas geralmente não tolera sua própria espécie quando não emparelhados. Na natureza, ele costuma ser um pouco mais tolerante com outras espécies de gobies, mas no aquário é uma aposta arriscada.
Compatibilidade
Por mais que seja considerado um peixe semi-agressivo, ainda assim o Ciclídeo Goby Azul pode conviver em aquários comunitários com outras espécies que nadam na região intermediária.
Você pode mantê-los com outros ciclídeos, mas eles se sentirão ameaçados e se esconderão caso seus companheiros nadem na mesma região ou compitam pelos mesmos alimentos. Misturá-los com peixes que habitam diferentes regiões do aquário lhes darão o “espaço” que necessitam para sair de seus esconderijos.
Evite espécies grandes ou agitadas, como os famosos mbunas do Lago Malawi. Alguns bons companheiros de aquário incluem outros ciclídeos do Lago Tanganica.
Dimorfismo Sexual
Quando adultos, os machos costumam ter cabeças maiores e mais coloridas. É bastante difícil sexar os peixes quando ainda são jovens.
Acasalamento / Reprodução
Alguns aquaristas já conseguiram reproduzir o Ciclídeo Goby Azul com sucesso em cativeiro. Para criar um vínculo entre machos e fêmeas você deve adicionar cerca de 6 peixes jovens e esperar que formem pares. Assim que formarem, remova os outros peixes do aquário.
A simples compra de um macho e uma fêmea não irá garantir que eles formarão um casal, já que isso pode acabar resultando na morte da fêmea pelo macho devido ao assédio constante em cima dela.
No processo de reprodução, a fêmea abrirá um local plano no aquário e se exibirá para atrair o macho. Ela colocará apenas 1 ou 2 ovos e imediatamente os pegará com a boca. O macho então nada e a fêmea acaricia sua cloaca até ele liberar o esperma, que ela leva à boca novamente para fertilizar os óvulos. A fêmea fará isso repetidamente até que 10 a 30 ovos laranjas sejam produzidos e fertilizados. Contudo, esse número depende da idade e níveis nutricionais.
Os ovos serão carregados pela fêmea e ela irá cuspi-los (1 ou 2 filhotes) de cada vez no local de desova original. Então, o macho leva os filhotes à boca por mais 9 a 16 dias. Caso ele esteja em um aquário comunitário, você deverá removê-lo.
Veja também:
Em um aquário específico para esses ciclídeos, os pais podem conviver tranquilamente com os filhotes. O macho os solta durante à noite, deixando apenas alguns de cada vez em diferentes áreas, esperando até que os peixinhos encontrem um esconderijo. Se um filhote não procurar abrigo, o macho o puxa de volta para a boca antes dele seguir em frente. Caso haja a necessidade de retirar os filhotes, aguarde até que o macho termine de soltar todos eles para não incomodá-lo.
Você deve separar o macho caso ele esteja sendo agressivo com a fêmea. A fêmea pode cuidar da ninhada, mas isso pode sobrecarregar sua força devido ao assédio contínuo do macho.
Eu recomendo que você adicione pequenas conchas e seixos para os alevinos se esconderem depois de serem soltos. Você pode alimentá-los com náuplios de artêmias e rações em flocos trituradas, e dentro de algumas semanas eles pastarão as algas.
Os filhotes dobram de tamanho em 6 semanas. Em 4 ou 5 meses, eles atingirão cerca de 3 cm e estarão sexualmente maduros entre o 10° e o 14° mês após o macho liberá-los.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 114 litros para um casal desses peixes. No entanto, caso queira um grupo maior deles, eu recomendo que você adquira algo em torno de 280 litros.
O Ciclídeo Goby Azul gosta de nadar principalmente no fundo e de vez em quando na região do meio do aquário. Além disso, ele também prefere ambientes com boa movimentação de água, e o aquarista precisa ficar atento a filtragem (forte e eficiente). O Lago Tanganica é um local muito rico em oxigênio e, na natureza, esse ciclídeo gosta de ficar nas zonas de “onda” perto da costa, onde a água está sempre com alto teor de oxigênio.
Você deve utilizar um substrato de areia fina, mas deve tomar cuidado com a filtragem para que ela não o bagunce muito. Certifique-se de que as entradas do filtro estejam bem acima do substrato e que elas possuam uma tampa protetora para evitar que a areia entre dentro delas.
A melhor configuração de aquário para o Ciclídeo Goby Azul é um sistema de cavernas que cheguem à superfície da água. Você pode usar rochas ou vasos de barro para criar essa ambientação. Eu recomendo também colocar rochas no fundo e na frente do aquário para que haja um bom crescimento de algas. Por fim, posicionar o aquário perto da luz natural incentivará o cultivo das algas benéficas.
Referências Bibliográficas
Paul V. Loiselle (1982), “African Dwarf Cichlids, the Lake Tanganyikan Species: Part One”, The Cichlid Room Companion, Ohio Cichlid Association;
Maréchal, C. and M. Poll, 1991. Spathodus. p. 458-459. In J. Daget, J.-P. Gosse, G.G. Teugels and D.F.E. Thys van den Audenaerde (eds.) Check-list of the freshwater fishes of Africa (CLOFFA). ISNB, Brussels; MRAC, Tervuren; and ORSTOM, Paris. Vol. 4. (Ref. 5695);
George Zurlo, David Schleser, Cichlids (Complete Pet Owner’s Manual), Barron’s Education Series, 2005;
Mark Phillip Smith, Lake Tanganyika Cichlids, A Complete Pet Owners Manual, 2nd Edition, Barron’s Educational Series, Inc. 2007;