O Ciclídeo Jaguar (Parachromis managuensis) não possui esse nome à toa. A espécie é conhecida por ter pequenas manchas pretas espalhadas pelo corpo, dando-lhe a aparência de um lindo jaguar.
Curiosamente, quando são jovens, esses peixes não possuem essas cores, já que costumam ser apenas prateados com toques dourados. Assim que começam a envelhecer, adquirem suas cores características.
Essa espécie é considerada um predador voraz. Eles são projetados para nadar bem rápido e possuem mandíbulas que se estendem. Além disso, combine essa característica com barbatanas espinhosas e você terá um peixe que está mais do que pronto para se proteger e atacar.
Assim como inúmeras outras espécies de ciclídeos, esses animais não são para aquaristas iniciantes, uma vez que necessitam de grandes aquários devido ao tamanho que podem chegar, e também ao seu comportamento bastante agressivo.
Ficha Técnica
Nome: Ciclídeo Jaguar, Jaguar Cichlid, Jaguar guapote
Nome Científico: Parachromis managuensis (Günther, 1860)
Família: Cichlidae
Origem da Espécie: América Central. Encontrados no rio Ulua (Honduras), assim como também no rio Matina (Costa Rica).
Comprimento: Até 40 cm
Expectativa de Vida: Até 15 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 7.0 – 8.7
Dureza da Água: 10° – 15° dH
Temperatura: Manter entre 25°C – 36°C
Características
Nível de Cuidado: Difícil;
Alimentação: O Ciclídeo Jaguar é um peixe carnívoro. Eles podem ser condicionados a aceitar rações em flocos e pellets desde muito jovens, mas se dão bem melhor com uma dieta rica à base de proteínas.
Então, o ideal é fornecer peixes alimentadores, insetos, grilos, minhocas e praticamente qualquer outra coisa que eles possam colocar na boca. Lembre-se que eles irão aceitar quaisquer tipos de alimentos secos ou congelados que forem fornecidos.
Temperamento / Comportamento: Como já mencionamos no começo do artigo, o Ciclídeo Jaguar é um peixe extremamente agressivo, por isso, ele irá brigar com qualquer outro peixe do aquário e tentará comer aqueles que são menores do que ele. Como resultado, você deve evitar colocá-los com outras espécies.
Além disso, esses peixes possuem comportamento bastante territorial e não toleram que nenhum outro animal entre em seus territórios. Sobretudo, muitos escolherão brigar e farão tudo o que puderem para matar aqueles que cruzarem seus caminhos.
Esses animais costumam passar a maior parte do tempo na região inferior do aquário e gostam de cavar um pouco o substrato. A espécie costuma ser bastante ativa!
Veja também:
Compatibilidade: Infelizmente você deve evitar colocar o Ciclídeo Jaguar com outros peixes. Entretanto, eles podem viver em pares ou em pequenos grupos de peixes da mesma espécie, mas o ideal é juntá-los ainda jovens e deixá-los que formem pares.
Reprodução / Acasalamento: A reprodução do Ciclídeo Jaguar não é tão difícil. Como eles costumam viver bem em pares, metade do trabalho já está feito. Para tornar as coisas ainda mais fáceis, eles são considerados ótimos pais.
A espécie é famosa por proteger seus ovos e alevinos. As fêmeas exibem comportamentos maternos à medida que os filhotes crescem.
Se o casal estiver em um aquário comunitário com outros peixes, fique de olho no comportamento deles. Na hora de procriar, esses animais ficam bem mais agressivos do que o normal, por isso é sempre bom transferi-los para um outro aquário para evitar agressões.
Contudo, para iniciar o processo de reprodução, aumente um pouco a temperatura do aquário e faça uma troca parcial de água de 50 por cento algumas vezes durante a semana. Além disso, forneça muitos alimentos vivos e seus peixes estarão prontos para procriar.
Veja também:
As fêmeas costumam ficar bem inchadas e irão procurar uma rocha ou outro tipo de decoração plana para colocar cerca de 2000 ovos de cor laranja. Ao colocar os ovos, o macho vêm para fertilizá-los.
A eclosão ocorre entre 5 – 7 dias, e os pais ficarão perto protegendo o território à todo custo. Por isso, você precisa manter o casal separado dos outros peixes.
Por fim, após a incubação, os pais podem cavar um pequeno buraco no substrato e transferir os filhotes para vigiá-los mais de perto. Os alevinos não nadam livremente até que atinjam uma semana de vida, mas depois desse período, eles podem aceitar náuplios de artêmias.
Tamanho do aquário: O aquário precisa ter no mínimo 260 litros para um único exemplar dessa espécie. Esse tamanho de aquário deve fornecer espaço suficiente para que um peixe consiga nadar sem maiores problemas e se manter saudável.
No entanto, caso esteja pensando em criar um casal, recomendo no mínimo 600 litros.
Referências Bibliográficas
Kullander, S.O., 2003. Cichlidae (Cichlids). p. 605-654. In R.E. Reis, S.O. Kullander and C.J. Ferraris, Jr. (eds.) Checklist of the Freshwater Fishes of South and Central America. Porto Alegre: EDIPUCRS, Brasil. (Ref. 36377)
1 comentário
Tenho 1 casal e criou qto tempo pra cria d novo