O Ciclídeo Lavanda (Iodotropheus sprengerae) é um dos mbunas mais interessantes e coloridos do Lago Malawi, devido às suas mudanças de cor à medida que passa por diferentes fases de desenvolvimento. Os machos e as fêmeas mais jovens exibem um marrom enferrujado, enquanto os adultos exibem cor lavanda com barbatanas amareladas.
A espécie habita áreas rochosas, rasas e litorâneas na parte sul do Lago Malawi, mais especificamente nas ilhas de Boadzulu, Chinyankwazi, bem como Chinyamwezi.
Por não ser considerado um peixe muito agressivo, o Ciclídeo Lavanda precisa de ambientes com muitos esconderijos para que possa se sentir seguro, caso contrário, poderá ser assediado por outras espécies sem maiores problemas.
Continue lendo o artigo para conhecer as principais características e necessidades da espécie.
Ficha Técnica
Nome: Ciclídeo Lavanda, Rusty Cichlid, Lavender mbuna;
Nome Científico: Iodotropheus sprengerae (Oliver & Loiselle, 1972);
Família: Cichlidae;
Origem da Espécie: África (Lago Malawi);
Comprimento: Até 10,8 cm;
Expectativa de Vida: Até 5 anos;
Nível de Dificuldade: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 7.5 – 8.8;
Dureza da água: Entre 10- 25;
Temperatura: Manter entre 24 – 26°C;
Características
Alimentação
Onívoro. O Ciclídeo Lavanda irá aceitar a maioria dos alimentos disponíveis, mas sua dieta deve ser composta basicamente de alimentos ricos em vegetais. Então, você deve oferecer rações em flocos enriquecidas com spirulina e espinafre como base para sua dieta.
Além disso, você também pode oferecer pequenas quantidades de alimentos vivos e congelados como, por exemplo, bloodworms, dáfnias, artêmias entre outros.
Contudo, se você não variar sua dieta, é bem provável que a saúde geral do peixe deteriore com o tempo.
Abaixo, listarei algumas excelentes rações para o Ciclídeo Lavanda. Então, caso queira adquiri-las, basta clicar nos links:
Última atualização em 2024-10-23 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Temperamento / Comportamento
O Ciclídeo Lavanda é considerado um dos Mbunas menos agressivos do Lago Malawi, e também um dos menores disponíveis. Portanto, tenha em mente que ele será superado por qualquer outro peixe no aquário.
Por mais que os machos dessa espécie possam ser territoriais, ainda assim você consegue manter vários deles em um mesmo ambiente, acompanhado de fêmeas.
Compatibilidade
Você deve tomar bastante cuidado na hora de escolher os companheiros de aquário para o Ciclídeo Lavanda.
Acima de tudo, por ser considerado um dos menores e menos agressivos mbunas do Lago Malawi, seus companheiros devem ter comportamento e tamanho semelhantes.
Abaixo, confira os principais gêneros compatíveis com esses peixes:
Além disso, você consegue até combiná-los com algumas espécies mais pacíficas do Lago Tanganica.
Dimorfismo Sexual / Acasalamento / Reprodução
Ambos os sexos se parecem bastante à primeira vista, embora os machos tenham mais manchas de ovos desenhadas em suas barbatanas anais. Sobretudo, os machos também tendem a ser maiores e mais coloridos, e alguns desenvolvem barbatanas anais pontiagudas.
Reproduzir o Ciclídeo Lavanda em cativeiro é bastante fácil. Na verdade, eles se reproduzem da mesma forma que outros ciclídeos do Lago Malawi.
Os machos formam territórios e limpam um local do aquário para que a fêmea possa depositar seus ovos. Eles serão vistos exibindo suas cores e tremendo seus corpos próximos das fêmeas.
Veja também:
Quando uma fêmea aceita o cortejo do macho, ela se dirige até o local de desova, deposita os ovos e os pega novamente com a boca logo em seguida. Então, como o macho possui em sua barbatana anal pequenas “manchas” que se parecem com ovos, a fêmea tenta também pegá-los, o que acaba fazendo com que o macho fertilize os ovos em sua boca.
Acima de tudo, a ninhada desses peixes pode conter entre 5 – 60 ovos.
A fêmea irá carregar os ovos em sua boca por até 3 semanas antes de liberar os filhotes. Ela não comerá durante todo esse período e, por isso, identificá-la é bastante fácil por conta de sua boca distendida.
Os filhotes são grandes o suficiente para aceitarem náuplios de artêmias, bem como rações trituradas enriquecidas com spirulina. Além disso, como crescem muito rápido, estarão prontos para desovar após alguns meses.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 80 litros para um único macho e algumas fêmeas. No entanto, se você estiver pensando em manter mais de um macho no aquário, adquira um aquário bem maior com o dobro do tamanho.
Utilize areia escura como substrato e crie muitas cavernas e fendas com rochas. Tal como acontece com qualquer outro peixe do Lago Malawi, a qualidade da água é fundamental para esse ciclídeo, então capriche na filtragem e realize trocas parciais de água com frequência.
Referências
Maréchal, C., 1991. Iodotropheus. p. 200-201. In J. Daget, J.-P. Gosse, G.G. Teugels and D.F.E. Thys van den Audenaerde (eds.) Checklist of the freshwater fishes of Africa (CLOFFA). ISNB, Brussels; MRAC, Tervuren; and ORSTOM, Paris. Vol. 4. (Ref. 5649)