O Ciclídeo Limão (Neolamprologus longior) é uma espécie endêmica da República Democrática do Congo, geralmente encontrado no Lago Tanganica. Esses lindos peixes amarelados podem chegar aos 9 cm de comprimento e costumam ser relativamente agressivos nos aquários, por isso, não são recomendados para iniciantes.
Os machos dessa espécie são na maioria das vezes maiores do que as fêmeas, no entanto, elas possuem barbatanas pélvicas, dorsais e anais mais alongadas do que as deles.
De um modo geral, o Ciclídeo Limão é um peixe que necessita de bastante espaço para nadar e aquários com excelente filtragem, assim como também uma grande variedade de esconderijos formados com rochas.
Ficha Técnica
Nome: Ciclídeo Limão, Ciclídeo Dourado, Gold Cichlid, Elongated Lemon Cichlid
Nome Científico: Neolamprologus longior (Günther, 1860)
Família: Cichlidae
Origem da Espécie: América do Sul
Comprimento: Até 9 cm
Expectativa de Vida: Até 9 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 8.0 – 9.0
Dureza da Água: 9° – 19° dH
Temperatura: Manter entre 24°C – 26°C
Características
Nível de Cuidado: Difícil;
Alimentação: O Ciclídeo Limão prefere alimentos vivos, por exemplo, larvas de insetos, crustáceos e insetos aquáticos. Nos aquários, no entanto, eles podem aceitar alimentos congelados, além de camarões e rações em flocos de alta qualidade.
Temperamento / Comportamento: Essa espécie é conhecida por ser relativamente agressiva, ainda mais quando está em época de reprodução. Contudo, os machos costumam ser mais agressivos com as fêmeas não receptivas ou imaturas.
Compatibilidade: Em relação aos companheiros, o Ciclídeo Limão pode conviver em aquários comunitários com muitos outros peixes do Lago Tanganica. No entanto, fique ciente apenas de que os machos podem brigar uns com os outros.
No geral, eles podem conviver com Julidochromis, Neolamprologus, Cyprichromis , Synodontis, Lamprologus, Aulonocara, Lamprichthys, assim como também Rainbowfish.
Reprodução / Acasalamento: Essa espécie de ciclídeo geralmente desova em tetos de cavernas. Além disso, eles colocam até 200 ovos em uma única desova.
A fêmea, por sua vez, costuma vigiar os ovos enquanto o macho protege e defende o território de possíveis predadores ou curiosos. Sobretudo, a eclosão, ocorre em até 3 dias e os filhotes são movidos para um local próximo da caverna de reprodução (feito antes da desova).
Por fim, após 6 dias, os alevinos estarão nadando livremente pelo aquário e poderão ser alimentados com artêmias e infusórios.
Tamanho do aquário: O aquário para um único exemplar dessa espécie precisa ter no mínimo 100 litros. Além disso, deve conter muitas rochas e cavernas, para que possam se abrigar, além de um substrato de areia fina.
Procure fornecer bastante oxigenação para o aquário desses peixes, utilizando todos os artifícios possíveis, como um filtro eficiente, assim como também bombinhas de ar.
Lembre-se apenas de deixar a região da frente aberta, pois eles são animais que adoram nadar por todos os cantos do aquário.
Referências Bibliográficas
Maréchal, C. and M. Poll, 1991. Neolamprologus. p. 274-294. In J. Daget, J.-P. Gosse, G.G. Teugels and D.F.E. Thys van den Audenaerde (eds.) Check-list of the freshwater fishes of Africa (CLOFFA). ISNB, Brussels; MRAC, Tervuren; and ORSTOM, Paris. Vol. 4. (Ref. 5667)