O Livingstone (Nimbochromis livingstonii) é um peixe muito bonito e que fica relativamente grande. Esse incrível animal pode atingir cerca de 25 cm de comprimento e seu padrão de cores é altamente contrastante, com manchas escuras proeminentes em um fundo amarelado, prata ou azulado.
Esses peixes são endêmicos do Lago Malawi e são encontrados em todos os tipos de habitats, desde lagos rasos até em locais com profundidades que podem chegar aos 114 metros. Além disso, são muito mais comuns em baías protegidas com vegetação e adoram nadar entre plantas, principalmente vallisnerias.
De um modo geral, o Livingstone é um peixe ótimo para aquaristas intermediários e avançados. Embora sejam animais relativamente agressivos, é bastante pacífico com outros exemplares da sua própria espécie. Por mais que sejam fáceis de cuidar, ainda assim, o aquarista precisa ficar atento a sua natureza predatória e a necessidade de prover bastante espaço para que possam nadar.
Ficha Técnica
Nome: Ciclídeo Livingstone, Livingstoni Cichlid, Livingston’s Cichlid, Livingston’s Hap, Livingstonii
Nome Científico: Nimbochromis livingstonii (Günther, 1894)
Família: Cichlidae
Origem da Espécie: África (Lago Malawi)
Comprimento: Até 25 cm
Expectativa de Vida: Até 10 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 7.7 – 8.6
Dureza da Água: 9° – 19° dH
Temperatura: Manter entre 25°C – 28°C
Características
Nível de Cuidado: Moderado;
Alimentação: Onívoro. Na natureza, o Livingstone se alimenta de peixes, então podem ser considerados também piscívoros. Nos aquários, eles aceitarão uma dieta rica em proteínas, então, alimente-os com alimentos vivos e congelados, como krill liofilizado, pellets e rações de alta qualidade para peixes piscívoros.
De vez em quando, dê camarões mysis e peixes, embora estes últimos possam iniciar instintos de caça e causar agressões, no caso deles estarem na companhia de outros ciclídeos.
Os mais jovens de até 10 cm podem ser alimentados com rações em flocos, mas depois disso eles começam a ficar muito bagunceiros e sujar a água do aquário. Os adultos, por sua vez, são melhor alimentados com alimentos congelados duas vezes por semana. Além disso, eles comem bastante e podem ficar com o estômago dilatado, então, seja cuidadoso para não superalimentá-los.
Temperamento / Comportamento: O Livingstone não é conhecido por ser um peixe comunitário. Embora sejam moderadamente agressivos, ainda assim comem qualquer coisa pequena que parar na sua frente. Portanto, é melhor mantê-los em um aquário específico ou com apenas outros ciclídeos de mesmo tamanho.
Sobretudo, por serem reprodutores polígamos, é melhor mantê-los em grupos de um macho e várias fêmeas (três ou mais). Durante a desova, eles atacarão e matarão quaisquer outros machos da mesma espécie no aquário.
Veja também:
Compatibilidade: Como já mencionamos, eles são predadores, mas podem conviver com espécies do mesmo tamanho ou até mesmo maiores. Os companheiros de aquário ideais incluem o Frontosa, Compressiceps Blue, além de mbuna maiores e outras espécies grandes do Lago Rift.
Na natureza eles vivem sozinhos e, por isso, procure mantê-los assim ou no máximo um macho com três fêmeas.
Reprodução / Acasalamento: O Ciclídeo Livingstone é um polígamo por natureza, ou seja, um macho atende várias fêmeas em um mesmo aquário.
Contudo, ao contrário de outros do gênero, eles não cavam um buraco no substrato para desova. Ao invés disso, eles gostam de pedras lisas ou ardósia para deixar os ovos. A fêmea pode colocar no aquário até 100 ovos e, portanto, como são incubadores bucais, ela colocará todos eles na boca até que estejam formados.
Os alevinos ficarão boa parte do tempo próximos à mãe, uma vez que ela notar qualquer tipo de perigo, colocará todos eles na boca novamente. Alimente os filhotes com rações em flocos bem trituradas.
Tamanho do aquário: Para manter peixes mais jovens dessa espécie, você precisará de um aquário com no mínimo 260 litros. Entretanto, os adultos requerem 470 litros para que possam viver confortáveis.
Utilize uma areia fina como substrato para que se sintam em casa. O Livingstone prefere locais com muitos esconderijos formados por troncos e rochas, mas estes devem estar no fundo do aquário.
O mais importante de tudo isso, é prover um ambiente em que eles possam ter bastante espaço para nadar, tanto no meio quanto no fundo. Além disso, a espécie também aprecia plantas, como vallisnerias, que criam um ambiente mais natural para eles.
Referências Bibliográficas
Maréchal, C., 1991. Nimbochromis. p. 296-299. In J. Daget, J.-P. Gosse, G.G. Teugels and D.F.E. Thys van den Audenaerde (eds.) Check-list of the freshwater fishes of Africa (CLOFFA). ISNB, Brussels; MRAC, Tervuren; and ORSTOM, Paris. Vol. 4. (Ref. 4989)