O Ciclídeo Lobo (Parachromis dovii) é um ciclídeo originário de Honduras e da Costa Rica. A espécie é considerada muito inteligente e possui uma personalidade bem interessante. Para se ter uma ideia, ele costuma investigar tudo o que está acontecendo ao seu redor, podendo se relacionar com o seu dono em um nível que os ciclídeos menores não conseguem.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Ciclídeo Lobo. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, além de processos como a reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Ciclídeo Lobo
Nome: Ciclídeo Lobo, Wolf Cichlid, Dovii Cichlid, Guapote, Dow’s Cichlid, Rainbow Bass;
Nome Científico: Parachromis dovii (Günther, 1864);
Família: Cichlidae;
Origem da Espécie: América Central (Honduras e Costa Rica);
Comprimento: Até 72 cm;
Expectativa de Vida: Até 30 anos;
Nível de Dificuldade: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 6.0 – 8.0;
Dureza da água: Entre 5 – 20;
Temperatura: Manter entre 21 – 28°C;
Características
Distribuição e Habitat
O Ciclídeo Lobo foi descrito pela primeira vez por Günther em 1864. A espécie é encontrada na América Central na encosta atlântica do rio Aghan e na encosta do Pacífico do rio Yeguare em Honduras, assim como também na encosta atlântica do rio Moin e na encosta do Pacífico (Rio Bebedouro) na Costa Rica.
Esses peixes gostam de viver em vales, onde passam a maior parte do tempo cavando e criando cavernas. Eles comem principalmente outros peixes, mas também crustáceos e insetos.
Aparência
O Ciclídeo Lobo é um grande peixe de corpo profundo que pode atingir até 72 centímetros de comprimento. Ele possui uma boca e dentes grandes que mostram que é um predador voraz. A espécie possui uma expectativa de vida que gira em torno de 30 anos.
O macho do Ciclídeo Lobo possui o corpo com um rico tom amarelado dourado com um fundo prateado salpicado de azul, preto e roxo, enquanto a fêmea costuma ser principalmente amarelada. Ambos os sexos possuem tons esverdeados e avermelhados na cabeça e na base da barbatana dorsal, com barbatanas e cauda verde-azuladas.
Os olhos do Ciclídeo Lobo são grandes com íris bronze. Os peixes mais jovens da espécie apresentam coloração corporal prateada com uma faixa preta horizontal atravessando o corpo. No entanto, à medida que crescem, essa faixa preta horizontal torna-se mais espessa e a coloração do corpo muda para o amarelo dourado padrão do adulto.
Alimentação
Carnívoro. Na natureza, o Ciclídeo Lobo se alimenta de peixes pequenos, junto de crustáceos e insetos. Em um aquário, você pode fornecer uma ração em pellets de alta qualidade, mas que seja suplementada com peixes, camarões, vermes e outros alimentos proteicos.
Fora as rações, procure alimentar esse peixe apenas com alimentos congelados, pois os peixes vivos podem transmitir doenças, a menos que tenham vindo de criadores confiáveis. Lembre-se de que alimentá-lo com alimentos vivos e permitir que ele persiga suas vítimas pode aumentar ainda mais seus níveis de agressividade.
O Ciclídeo Lobo deve ser alimentado algumas vezes ao dia, mas você pode deixá-lo 2 ou 3 dias sem comer de vez em quando. Isso ajudará a manter a qualidade da água alta por mais tempo.
Abaixo, confira algumas das principais rações disponíveis para o Ciclídeo Lobo:
No products found.
Temperamento / Comportamento
O Ciclídeo Lobo é um peixe muito inteligente e possui uma personalidade bem interessante. Seu comportamento é tão diferenciado, que se estende até para fora do aquário. Por exemplo, ele irá investigar qualquer acontecimento ao redor do aquário e poderá se relacionar com seu dono em um nível que outros ciclídeos menores não conseguem.
No geral, o Ciclídeo Lobo não é um peixe comunitário, pois é um predador voraz e agressivo, ainda mais durante os períodos de desova. Ele pode ser mantido sozinho ou em pares. Quaisquer outros ciclídeos no aquário serão mortos pelo macho dominante.
Compatibilidade
Não há muitos companheiros de aquário compatíveis para o Ciclídeo Lobo. Alguns aquaristas até obtiveram sucesso ao mantê-lo com outros peixes de tamanho e temperamento semelhantes, como o Ciclídeo Jaguar. No entanto, há sempre a possibilidade de agressões.
A única forma de manter esses peixes em aquários comunitários é ter um ambiente realmente muito grande e com muitos esconderijos, mas caso isso não seja possível, é melhor manter o Ciclídeo Lobo sozinho mesmo. Ele não vai se importar de ficar sozinho!
Dimorfismo Sexual
Os machos são maiores e as fêmeas são principalmente mais amareladas do que eles.
Acasalamento / Reprodução
Há relatos de reprodução do Ciclídeo Lobo em cativeiro. Ele costuma desovar no substrato e ambos os pais cuidam dos filhotes. Mas, para obter as melhores chances de formar um par, eu recomendo que você misture entre 6 e 8 peixes jovens e deixe-os acasalar naturalmente. Esteja ciente de que muitas vezes o macho bate excessivamente na fêmea. Então, nesses casos, é melhor colocar uma divisória com um fundo aberto apenas para permitir que os ovos sejam fertilizados.
A fêmea deposita mais de 1.000 ovos que eclodem em 5 dias. Além disso, os filhotes estarão nadando livremente em alguns dias. Eles podem comer náuplios de artêmias e outras preparações proteicas, bem como rações à medida que forem crescendo.
Contudo, eu recomendo que você separe os filhotes por tamanho à medida que crescem, ou os irmãos maiores comerão os menores. O Ciclídeo Lobo atinge a maturidade sexual entre 10 e 14 meses e irá desovar a cada 4 semanas.
Configuração do aquário
O Ciclídeo Lobo é um peixe robusto e que requer bastante espaço para nadar. Eu sugiro um aquário com no mínimo 450 litros para um único macho. Você pode adicionar uma fêmea em um aquário com cerca de 560 litros e 1.000 litros no caso de querer reproduzi-los.
O aquário deve ter um bom fluxo de água junto com uma filtragem forte e eficiente. O Ciclídeo Lobo já foi encontrado em águas com temperaturas que variavam entre 21 e 37°C, mas não é recomendado abrigá-lo nesses extremos. Ao invés disso, procure mantê-lo no intervalo de 24 e 28°C.
Se estiver criando um casal reprodutor, é bem provável que a fêmea precise de muitos esconderijos. Adicione rochas grandes, troncos e um substrato arenoso para que o Ciclídeo Lobo possa cavar. Procure colocar as rochas mais pesadas nos vidros, não no substrato, pois ele cava embaixo de tudo e as pedras podem cair e quebra os vidros.
Por fim, sobre a manutenção do aquário, você deve realizar trocas parciais de água de 20 a 40% até duas vezes por semana, mais ou menos, dependendo da qualidade da água.
Referências Bibliográficas
Kullander, S.O., 2003. Cichlidae (Cichlids). p. 605-654. In R.E. Reis, S.O. Kullander and C.J. Ferraris, Jr. (eds.) Checklist of the Freshwater Fishes of South and Central America. Porto Alegre: EDIPUCRS, Brasil. (Ref. 36377);
Glen S. Axelrod, Brian M. Scott, Neal Pronek, Encyclopedia Of Exotic Tropical Fishes For Freshwater Aquariums, TFH Publications, 2005;
“Wolf Cichlid Parachromis dovii”, Aquatic Community, Copyright 2004-8, Referenced online, 2007;
Richard F. Stratton, The Guide to Owning Central American Cichlids, T.F.H. Publications, Inc., 2001;