O Ciclídeo Neon Azul (Paracyprichromis nigripinnis) é um peixe endêmico do Lago Tanganica, na África. Eles são encontrados em profundidades que podem atingir até 43 metros, onde se concentram em grandes cardumes.
Esses animais preferem viver próximos de estruturas rochosas onde há muitas formações de cavernas. Os machos da espécie, por exemplo, são encontrados sob saliências rochosas com as fêmeas nadando em suas proximidades. Na natureza, eles se alimentam basicamente de zooplâncton em águas abertas acima das rochas.
O Ciclídeo Neon Azul é um excelente peixe para aqueles que já possuem uma certa experiência no hobby. Mas no geral, eles são fáceis de cuidar, desde que o aquarista realize trocas parciais de água frequentes para mantê-la sempre nos níveis ideais para eles. Além disso, esses animais preferem uma iluminação fraca e locais com muitas cavernas. Os machos podem começar a perder suas cores se forem mantidos com companheiros inadequados, e também se o aquário não tiver cavernas suficientes para que possam se esconder.
Ficha Técnica
Nome: Ciclídeo Neon Azul, Blue Neon Cichlid, Herring Cichlid, Neon Blue, Neon Cichlid
Nome Científico: Paracyprichromis nigripinnis (Boulenger, 1901)
Família: Cichlidae
Origem da Espécie: África (Lago Tanganica)
Comprimento: Até 11 cm
Expectativa de Vida: Entre 5 e 8 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 8.0 – 8.5
Dureza da Água: 12° – 25° dH
Temperatura: Manter entre 23°C – 25°C
Características
Nível de Cuidado: Moderado;
Alimentação: Onívoro. Na natureza, o Ciclídeo Neon Azul se alimenta de zooplâncton que fica à deriva em águas abertas acima das rochas. Nos aquários, eles podem ser alimentados, por exemplo, com rações em flocos enriquecidas com spirulina e alimentos vivos e congelados, como ciclopes e artêmias. Procure utilizar alimentos com caroteno para realçar suas cores.
Alimentá-los com diferentes tipos de alimentos vivos irá ajudar na manutenção das cores, entretanto, isso pode fazer com que eles esqueçam a ração em flocos. Então, alimente-os com esses alimentos algumas poucas vezes por semana.
Temperamento / Comportamento: O Ciclídeo Neon Azul é um peixe pacífico e pode viver em aquários comunitários sem maiores problemas. No entanto, como são peixes de cardume, você precisará colocá-los em grandes grupos de no mínimo 8 peixes da espécie. Além disso, vários machos podem ser mantidos juntos.
Compatibilidade: Esses peixes são tranquilos e bastante reservados, por isso, você deve evitar colocá-los com Mbunas ou espécies que habitam regiões semelhantes no aquário, como Cyprichromis.
Então, você pode montar um aquário específico para eles ou adicionar algumas espécies, por exemplo, Julidochromis, Neolamprologus e Altolamprologus.
Veja também:
Reprodução / Acasalamento: Para reproduzir essa espécie, você precisará de um aquário específico para eles. Esses animais se reproduzem uma vez por mês. Sobretudo, quando a fêmea fica pronta para desovar, ela encontra um ponto no substrato próximo de uma rocha e fica virada com o “rosto” para baixo. Então, isso fará com que um dos machos se posicione acima dela e libere o esperma quanto ela libera os ovos.
Os ovos são fertilizados de forma externa, então, ela irá pegá-los e carregar em sua boca. Por fim, a fêmea irá manter os ovos na boca por mais ou menos 21 dias e os filhotes sairão praticamente formados e nadando pelo aquário após esse tempo.
Os alevinos dessa espécie são bem grandes, mas à medida que crescem, ficarão sem a proteção dos pais, portanto, certifique-se de fornecer muitos esconderijos para eles. Por outro lado, os pais e outros machos e fêmeas desses peixes não comerão os alevinos.
Contudo, em relação a alimentação, você pode alimentá-los com artêmias e depois de 2 a 3 meses com rações em flocos trituradas.
Tamanho do aquário: Esses animais podem viver em pequenos cardumes de 8 peixes em um aquário com no mínimo 250 litros.
O Lago Tanganica é um local muito rico em oxigênio, por isso, o aquário precisa ter uma filtragem forte e bastante eficiente. Além disso, deve possuir muitas formações com rochas e um substrato de areia ou cascalho fino. Certifique-se de que haja uma área aberta no topo para que eles possam nadar.
Referências Bibliográficas
Maréchal, C. and M. Poll, 1991. Paracyprichromis. p. 353-354. In J. Daget, J.-P. Gosse, G.G. Teugels and D.F.E. Thys van den Audenaerde (eds.) Check-list of the freshwater fishes of Africa (CLOFFA). ISNB, Brussels; MRAC, Tervuren; and ORSTOM, Paris. Vol. 4. (Ref. 5671)