O Ciclídeo Pavão Real (Aulonocara baenschi) é um lindo ciclídeo africano endêmico do Lago Malawi, na África. A espécie costuma ter o comportamento bem mais tranquilo em comparação com os outros peixes do seu gênero e, por isso, é indicada para todos os níveis de aquaristas.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Ciclídeo Pavão Real. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, além de processos como a reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Ciclídeo Pavão Real
Nome: Ciclídeo Pavão Real, Sunshine Peacock, Nnkhomo Benga Peacock, Benga Peacock, New Yellow Regal Peacock, Baensch’s Peacock;
Nome Científico: Aulonocara baenschi (Meyer & Riehl, 1985);
Família: Cichlidae;
Origem da Espécie: África (Lago Malawi);
Comprimento: Até 13 cm;
Expectativa de Vida: Entre 6 e 10 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 7.2 – 8.2;
Dureza da Água: Entre 10 – 30;
Temperatura: Manter entre 22 – 26°C;
Características
Distribuição e Habitat
O Ciclídeo Pavão Real é endêmico do Lago Malawi, na África, e costuma ser encontrado nas ilhas de Maleri, Chipoka, Nkhomo e perto de Benga e Usisya.
A espécie costuma viver em águas rasas com cerca de 4 a 6 metros de profundidade, mas também pode ser encontrada em locais mais profundos, que variam entre 10 e 16 metros.
Muitos espécimes preferem viver permanentemente em cavernas, enquanto outros gostam de viver em grandes cardumes. No geral, os machos são territoriais e gostam de viver em volta das cavernas, enquanto as fêmeas nadam em grupos e se afastam um pouco mais delas.
O Ciclídeo Pavão Real possui poros sensoriais especiais em suas mandíbulas que o ajuda a localizar crustáceos na areia. Ele gosta de peneirar o substrato para procurar suas presas. Assim que localiza uma possível refeição o Pavão real peneira a areia em sua brânquia enquanto retém o pedaço de comida em sua boca.
Aparência
O Ciclídeo Pavão Real pode atingir até 13 cm de comprimento, embora o macho possa chegar até os 15 cm e demorar cerca de 2 anos para adquirir toda a sua linda coloração. Com os devidos cuidados, esse peixe pode viver até 10 anos;
Os machos são principalmente amarelados com uma coloração azulada em diferentes áreas do corpo, alguns sendo principalmente azuis com coloração amarela. Além disso, o Ciclídeo Pavão Real possui testa, nariz curvo e olhos grandes.
As fêmeas são cinza claro / prata com faixas verticais marrons ao longo do corpo, com a barbatana dorsal, anal e caudal sendo azul gelo ou marrom claro, dependendo da região em que foi encontrada. As fêmeas também parecem ter uma mancha amarela pouco destacada na região da frente do corpo.
Alimentação
Onívoro. Na natureza, o Ciclídeo Pavão Real se alimenta de uma variedade enorme de alimentos, mas adora comer invertebrados que vivem no fundo do lago.
Em um aquário, você pode fornecer uma dieta à base de proteínas; incluindo rações em pellets, dáfnias congeladas ou liofilizadas, assim como também bloodworms e artêmias. Evite alimentar o Pavão Real com tubifex, pois esse tipo de alimento contribui para o surgimento da famosa doença conhecida como “Malawi Bloat”.
O Ciclídeo Pavão Real deve comer todos os dias quando ainda é um peixe jovem, mas de 5 a 6 vezes por semana quando atingir a fase adulta, a menos que esteja se reproduzindo. Evite despejar grandes quantidades de alimento de uma única só vez, pois isso ajuda a manter a água com boa qualidade por mais tempo.
Temperamento / Comportamento
O Ciclídeo Pavão Real é um peixe que pode ser mantido tanto sozinho quanto em haréns formados por um macho e seis ou mais fêmeas. No entanto, o aquário precisará ter no mínimo 380 litros para comportar todos os peixes.
De um modo geral, os machos costumam ser pacíficos com as fêmeas, mas são extremamente agressivos quando estão na companhia de outros machos.
Compatibilidade
Como já mencionei antes, você consegue manter um bom grupo desses peixes em um aquário, contanto que haja apenas um macho e várias fêmeas. No entanto, o Pavão Real pode conviver com outros ciclídeos do Lago Malawi que possuam tamanho e temperamento semelhantes.
Eu evitaria adicionar os famosos Mbunas, pois eles são animais muito agressivos e podem trazer problemas para um aquário com o Pavão Real. Além disso, você também deve evitar outras espécies de Aulonocara para que não haja hibridização.
Os gêneros Copadichromis, Placidochromis, e os peixes Otopharynx lithobates e Labido Amarelo são bons companheiros de aquário para o Ciclídeo Pavão Real.
Veja também:
Dimorfismo Sexual
Os machos do Ciclídeo Pavão Real são mais coloridos com a parte de trás das barbatanas dorsal e anal mais nítidas. As fêmeas possuem cores opacas com barras verticais mais escuras e barbatanas dorsal e anal arredondadas.
Acasalamento / Reprodução
A reprodução do Ciclídeo Pavão Real é relativamente fácil, pois os pais cuidam de seus filhotes o tempo todo. No entanto, para obter sucesso na reprodução, você precisará de um aquário com no mínimo 150 litros e adicionar 6 fêmeas com um macho. Os machos costumam ser bastante incisivos com relação as fêmeas, por isso é interessante colocar um bom número delas para que possa “espalhar” essa agressividade entre todas elas.
É bastante difícil testemunhar a desova destes peixes porque eles fazem isso de forma secreta em cavernas pelo aquário. Além disso, são incubadores bucais. O que ocorre nesse caso é que as fêmeas depositam os ovos e depois os pegam de volta com a boca. Então, elas estimulam a nadadeira anal dos machos para fazer com que eles liberem o esperma, absorvendo o líquido para fertilizar os ovos.
Uma única fêmea pode carregar até 40 ovos na boca. Quando os filhotes estiverem grandes, ela os soltará para que possam se alimentar por conta própria. Assim como outros Ciclídeos Pavão, esse processo pode demorar até 21 dias. Durante esse tempo, a fêmea pode se alimentar muito pouco ou nem se alimentar.
Configuração do aquário
O aquário para o Ciclídeo Pavão Real precisa ter no mínimo 150 litros para um único exemplar. No entanto, caso você queira manter esse peixe em um harém ou com outros peixes de diferentes espécies, o aquário precisará ter no mínimo 380 litros.
A decoração do aquário pode ser feita utilizando rochas de diferentes tamanhos, mas certifique-se de montá-las de tal forma que crie esconderijos e áreas de descanso para os peixes. Além disso, deixe alguns espaços abertos tanto na frente quanto no fundo do aquário para que os peixes possam nadar livremente.
Adicione um substrato arenoso com rochas mais lisas para esconder e delimitar territórios. Evite rochas pontiagudas, pois o Ciclídeo Pavão Real pode furar seus olhos nelas.
Referências Bibliográficas
Maréchal, C., 1991. Aulonocara. p. 11-17. In J. Daget, J.-P. Gosse, G.G. Teugels and D.F.E. Thys van den Audenaerde (eds.) Check-list of the freshwater fishes of Africa (CLOFFA). ISNB, Brussels; MRAC, Tervuren; and ORSTOM, Paris. Vol. 4. (Ref. 4975);
Aulonocara baenschi (Meyer & Riehl, 1985) Nkhomo-benga peacock, Fishbase.org;
Glen S. Axelrod, Brian M. Scott, Neal Pronek, Encyclopedia Of Exotic Tropical Fishes For Freshwater Aquariums, TFH Publications, 2005;
George Zurlo, David Schleser, Cichlids (Complete Pet Owner’s Manual), Barron’s Educational Series, 2005;