O Ciclídeo Sardinha (Cyprichromis leptosoma) é um pequeno peixe de corpo alongado do Lago Tanganica, na África. Ele costuma habitar as regiões superiores do lago em grandes grupos perto de encostas rochosas ao longo da margem oriental do lago.
Quase todos os machos da espécie possuem cores de cor lavanda a azul com uma barbatana caudal dourada. As fêmeas, por exemplo, são mais beges com um pouco de amarelo em suas nadadeiras. No entanto, existem muitas variações na coloração desses peixes dependendo da região onde são encontrados.
De um modo geral, o Ciclídeo Sardinha é um bom animal para ser mantido por iniciantes no aquarismo, já que são muito bonitos, fáceis de cuidar e alimentar, e pouco exigentes em relação aos parâmetros da água. Além disso, são perfeitos para compor aquários comunitários, e se reproduzem de forma bastante fácil. A única ressalva fica por conta da realização de trocas parciais de água com frequência.
Ficha Técnica
Nome: Ciclídeo Sardinha, Sardine Cichlid, Slender Cichlid, Blue Flash, Slender Cyp, Neonback, Lepto Cichlid
Nome Científico: Cyprichromis leptosoma (Boulenger, 1898)
Família: Cichlidae
Origem da Espécie: África (Lago Tanganica);
Comprimento: Até 11 cm;
Expectativa de Vida: Até 8 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 8.0 – 9.0
Dureza da Água: 9° – 19° dH
Temperatura: Manter entre 23°C – 25°C
Características
Alimentação
Onívoro. Na natureza, o Ciclídeo Sardinha usa sua enorme boca para se alimentar de zooplâncton que fica em suspensão na água, assim como também de frutos do mar.
Nos aquários, eles irão aceitar todos os tipos de rações para peixes e preparações. Portanto, para manter um bom equilíbrio, forneça uma ração em flocos de alta qualidade e alimentos vivos como, artêmias, camarões, bloodworms, etc.
Evite alimentá-los com tubifex devido a possíveis doenças e patógenos que podem ser transferidos para esses peixes. Além disso, procure dar para eles entre 2 e 5 porções de ração por dia em pequenas quantidade.
Um dia de ‘jejum’ na semana pode ser benéfico para esses peixes.
Compre agora mesmo excelentes rações para esses peixes, basta clicar nos links abaixo:
Imagem | Produto | Descrição | Preço |
---|---|---|---|
Tetra Cichlid Sticks | Ração ideal para todos os tipos de ciclídeos, que ajuda a acelerar o crescimento dos animais. Embalagem: 75g |
Comprar na Amazon | |
Poytara Ciclídeos Onívoros | Ração ideal para ciclídeos adultos, que apresentam amplo hábito alimentar em sua dieta natural. Embalagem: 100g |
Comprar na Amazon |
Temperamento / Comportamento
O Ciclídeo Sardinha é um peixe bastante tranquilo e pode ser mantido em grupos de doze ou mais indivíduos, sendo três ou mais do sexo masculino.
Adicionar mais fêmeas em um aquário pode encorajar os machos a exibirem suas melhores cores. Além disso, os machos dentro do grupo podem desenvolver cores bastante diferentes uma das outras, embora sejam da mesma espécie.
Veja também:
Compatibilidade
Por serem animais muito pacíficos e que gostam de habitar a região superior do aquário, podem ser mantidos com inúmeros outros peixes do Lago Tanganica como, por exemplo, peixes dos gêneros Tropheus, Julidochromis e Neolamprologus.
Como já mencionei antes, eles podem ser mantidos com outros de sua própria espécie.
Reprodução / Acasalamento
Esses peixes são fáceis de distinguir, pois as fêmeas costumam ser mais azuladas e beges, enquanto os machos são muito mais coloridos.
Em relação a reprodução, os machos estão sempre querendo desovar, ou seja, ficam boa parte do tempo se exibindo para as fêmeas.
Ao contrário de outros ciclídeos, eles não criam um certo vínculo entre si, mas desovam em águas abertas sem o uso de substrato. Acima de tudo, a fêmea é atraída por um macho que fica dobrando seu corpo e vibrando suas nadadeiras ventrais, que mais parece com ovos falsos.
Quando a fêmea agarra ou começa a fuçar nessa barbatana, o macho libera o sêmen na água. A fêmea então libera um ou dois ovos para fertilizá-los. Ela então leva os óvulos fertilizados à boca e continua o ritual até que consiga soltar todos os outros.
A desova produzirá cerca de 4 a 20 alevinos, dependendo da saúde e idade da fêmea. Além disso, ela carregará esses ovos por até 4 semanas e depois os cuspirá entre as fendas das rochas. Aqui, você precisa ficar um pouco atento, pois ela não irá protegê-los. Na natureza, por exemplo, ela costuma depositar os ovos próximo de um Lepidiolamprologus profundicola, um grande ciclídeo reprodutor que atua como uma “mãe substituta”. Na verdade, o L. profundicola não se decida a proteger os filhotes do Ciclídeo Sardinha, mas a sua presença costuma intimidar outros predadores.
Veja também:
Você pode alimentar os alevinos com artêmias recém-eclodidas. Além disso, os filhotes costumam crescer bem rápido e logo serão capazes de digerir outros alimentos maiores, inclusive rações.
Configuração do aquário
Como o Ciclídeo Sardinha é um peixe de cardume, você precisará de no mínimo 200 litros para um grupo de doze peixes, sendo três machos.
No geral, eles gostam de nadar nas áreas superiores do aquário e preferem ambientes com um bom movimento de água.
Forneça também uma tampa bem resistente ao aquário, pois esses animais são excelentes saltadores. Além disso, coloque um substrato de areia ou cascalho fino junto com algumas decorações, mas deixe áreas abertas no topo para que eles possam nadar.
Referências Bibliográficas
Maréchal, C. and M. Poll, 1991. Cyprichromis. p. 71-72. In J. Daget, J.-P. Gosse, G.G. Teugels and D.F.E. Thys van den Audenaerde (eds.) Check-list of the freshwater fishes of Africa (CLOFFA). ISNB, Brussels; MRAC, Tervuren; and ORSTOM, Paris. Vol. 4. (Ref. 5625)