O Ciclídeo Texas (Herichthys cyanoguttatus) é considerado o único ciclídeo nativo dos Estados Unidos. Na maioria das vezes, eles são encontrados nas águas do sul do Texas e do norte do México. A espécie é também conhecida por ser uma das mais agressivas de todos os ciclídeos, ainda mais se levarmos em consideração que eles podem alcançar até 30 centímetros de comprimento.
Apesar de sua personalidade agressiva e tendências territoriais, este peixe ganhou bastante espaço no hobby de aquarismo. Muitos donos consideram esses animais uns dos mais coloridos, já que apresentam manchas brilhantes por todo o corpo. O macho e a fêmea são muito semelhantes na aparência, embora a fêmea seja um pouco menor. Os machos também desenvolvem uma pequena protuberância na testa e possuem barbatanas dorsais pontiagudas.
No geral, o Ciclídeo Texas é um animal fácil de cuidar e come quase de tudo. No entanto, ele não é recomendado para aquaristas iniciantes, já que possui comportamento agressivo e é famoso por ser bastante bagunceiro, revirando decorações e cavando o substrato do aquário.
Continue lendo para conhecer um pouco mais sobre essa espécie.
Ficha Técnica
Nome: Ciclídeo Texas, Rio Grande Perch, Rio Grande Cichlid, Pearl Cichlid;
Nome Científico: Herichthys cyanoguttatus (Baird & Girard, 1854);
Família: Cichlidae;
Origem da Espécie: América do Norte (Estados Unidos e México);
Comprimento: Comum – 11,3 cm, pode chegar até 30 cm;
Expectativa de Vida: Até 15 anos;
Nível de Dificuldade: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 6.5 – 7.5;
Dureza da Água: 5° – 12° dH;
Temperatura: Manter entre 20°C – 33°C;
Características
Alimentação
Onívoro. O Ciclídeo Texas irá aceitar todos os tipos de alimentos, incluindo vivos, frescos e rações.
Por crescerem bastante, você deve fornecer uma ração de alta qualidade, assim como também minhocas ou vermes. Além disso, você também pode adicionar peixes pequenos em sua dieta.
Procure alimentá-los de 2 a 3 vezes por dia com pequenas quantidades. Não dê a este peixe carne de mamíferos, como coração de boi ou carnes vermelhConfira quais são as principais características e necessidades básicas doas. As proteínas contidas nesses alimentos não são metabolizadas pelos peixes e causam excesso de depósito de gordura e degeneração de órgãos.
Separei algumas excelentes rações para esses peixes. Confira abaixo:
No products found.
Temperamento / Comportamento
O Ciclídeo Texas é considerado um peixe bastante territorial e deve ser mantido sozinho ou em pares no aquário.
Às vezes, eles podem até mesmo tolerar outros da espécie quando ainda são mais jovens, mas atacam uns aos outros à medida que crescem. Tal como acontece com inúmeros outros ciclídeos, o espaço é de extrema importância para manter os níveis de agressividade baixos.
A espécie também gosta de cavar e desenterrar as plantas do aquário e, por isso, você deve evitá-las ou adicionar espécies muito resistentes.
Veja também:
Compatibilidade
No geral, o Ciclídeo Texas não é um bom candidato para viver em um aquário comunitário, já que costuma ficar grande e bastante agressivo com outros peixes.
À medida que esses peixes envelhecem, perdem a pouca atitude passiva que possuem e se tornam extremamente agressivos, podendo trazer problemas para quaisquer outras espécies do aquário.
Não recomendamos misturá-lo com nenhum outro peixe.
Reprodução / Acasalamento
Se você tiver um par compatível, é bem provável que consiga reproduzí-los. Infelizmente, combinar peixes adultos é um processo complicado, com os machos podendo matar as fêmeas se não forem compatíveis.
Alguns aquaristas tiveram sucesso ao inserir uma divisória transparente no meio do aquário, permitindo que o macho se acostume com a sua parceira. Não há garantias mesmo utilizando esse método!
De longe, a melhor maneira de obter um casal é comprar um grupo de seis ou mais peixes jovens e criá-los juntos. As fêmeas se tornam maduras quando atingem cerca de 5 centímetros de comprimento. Uma vez que tenham formado pares, você conseguirá vê-los em um canto do aquário.
Quando estão em condições de desova, os peixes costumam ficar com as cores bem destacadas. O namoro também costuma ser bem agressivo e, por conta disso, tenha uma divisória para separar os peixes caso o macho comece a bater muito na fêmea.
Veja também:
A desova geralmente ocorre em uma rocha plana. Na ausência, eles usarão qualquer tipo de superfície, incluindo a base do aquário. O local será limpo antes dos ovos serem colocados.
A fêmea depositará centenas de ovos em vários lotes, antes de se afastar e deixar o macho fertilizá-los. Como é bastante comum com os ciclídeos, um casal jovem que desova pela primeira vez pode acabar comendo sua ninhada, mas geralmente obtém sucesso na segunda ou terceira tentativa.
A eclosão dos ovos ocorre em 2 – 3 dias e os alevinos são transferidos para um pequeno buraco no substrato, onde irão se alimentar de seus sacos vitelinos. Contudo, em cerca de 4 – 5 dias, eles já estarão nadando livremente pelo aquário.
À princípio, você pode alimentá-los com náuplios de artêmias e rações em flocos trituradas.
O cuidado parental de ambos os peixes é excelente e é muito divertido vê-los nadando com sua ninhada pelo aquário.
Configuração do aquário
O aquário deve ter cerca de 180 litros para um único exemplar ou 350 litros para um casal da espécie.
Procure adicionar uma filtragem eficiente e bastante forte no aquário. Além disso, o Ciclídeo Texas adora cavar e, portanto, certifique-se de adicionar bastante substrato para que eles possam praticar essa atividade.
Embora todos os ciclídeos prefiram cavernas, essa espécie não se importa muito com elas. Então, deixe muitas áreas abertas para que eles possam nadar livremente.
Referências Bibliográficas
Page, L.M. and B.M. Burr, 1991. A field guide to freshwater fishes of North America north of Mexico. Houghton Mifflin Company, Boston. 432 p. (Ref. 5723)