O Comedor de Algas Chinês (Gyrinocheilus aymonieri) é um dos peixes mais conhecidos no aquarismo. Eles são encontrados em grandes áreas do sudeste da Ásia e partes do sul da China. A espécie foi exportada pela primeira vez para Alemanha em 1956 para o comércio de peixes ornamentais, no entanto, em seus países de origem, eles são muito utilizados como alimento.
Embora não seja o peixe mais bonito de todos, ainda assim é muito apreciado por sua capacidade de manter o aquário livre de algas. Quando jovens, eles irão acabar com todas as algas facilmente, mas sua dieta alimentar mudará à medida que amadurecem.
Quando se torna adulto, o Comedor de Algas Chinês começa a procurar alimentos carnudos, como pequenos crustáceos e até mesmo aquela “camada de gosma” dos outros peixes. Além disso, os adultos também começarão a desfrutar de alimentos mais fáceis fornecidos por seus tratadores.
Ficha Técnica
Nome: Comedor de Algas Chinês, Sucking Loach, Indian Algae Eater
Nome Científico: Gyrinocheilus aymonieri (Tirant, 1883)
Família: Gyrinocheilidae
Origem da Espécie: Eles são encontrados em grandes áreas do sudeste da Ásia e partes do sul da China. Esta espécie foi encontrada nas montanhas da província de Samrong Tong e Kampong Speu, bem como nas bacias dos rios Mae Klong, Chao Phraya, Mekong e Dong Nai do Camboja, província de Yunnan na China, Laos e Tailândia.
Comprimento: Até 28 cm
Expectativa de Vida: Até 5 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 6.0 – 8.0
Dureza da Água: 5° – 19° dH
Temperatura: Manter entre 25°C – 28°C
Características
Nível de Cuidado: Moderado;
Alimentação: Onívoro. Quando ainda é um peixe jovem, o Comedor de Algas Chinês irá preferir uma dieta herbívora, se alimentando de algas e outros tipos de matéria vegetal, mas aceitará alimentos vivos e rações. À medida que amadurecem, suas preferências dietéticas começam a mudar para alimentos carnudos. Portanto, quando atingem essa fase, começam a se alimentar de pequenos crustáceos e até mesmo chupar as escamas de outros peixes.
Em um aquário, ofereça rações para peixes de fundo de boa qualidade, junto com vegetais frescos ou bolachas de algas. De vez em quando, substitua as bolachas de algas por alface ou espinafre triturados, bem como ervilhas, pepinos e frutas picadas.
A frequência de alimentação desses peixes vai depender da quantidade de algas do aquário e a frequência com que você alimenta seus companheiros. De um modo geral, eles vivem melhor quando recebem comida diariamente, com bolachas de algas sendo fornecidas a cada dois dias. A maioria dos aquaristas relatam que esses peixes param de comer algas assim que descobrem as rações prontas.
Temperamento / Comportamento: O Comedor de Algas Chinês é um peixe que prefere ficar no fundo do aquário ou nas laterais dele. Quando jovens, são peixes que podem viver tranquilamente em aquários comunitários, já que passarão boa parte do tempo em busca de algas e restos de ração.
Veja também:
Agora, quando atingem a fase adulta, podem se tornar territoriais e assediar outros peixes do aquário. No entanto, manter um grupo de cinco ou mais indivíduos pode ajudar a aliviar os sinais de agressividade.
Compatibilidade: O ideal é manter o Comedor de Algas Chinês com peixes que se movem bem rápido. Bons companheiros de aquário são ciprinídeos, caracídeos ou espécies semelhantes, que sejam ativas e que passem a maior parte do tempo nas regiões superiores do aquário.
Eles também se dão bem com ciclídeos africanos. Além disso, colocá-los por último no aquário ajuda a conter seus impulsos de agressividade territorial.
Reprodução / Acasalamento: Embora haja relatos de reprodução acidental desses peixes, não se sabe muito sobre o comportamento deles e como se reproduzem na natureza ou para o comércio de peixes.
Tamanho do aquário: O aquário precisa ter no mínimo 110 litros para um pequeno exemplar dessa espécie. Mas para abrigar um pequeno grupo de peixes adultos, procure colocá-los em aquários com no mínimo 200 litros.
De um modo geral, essa espécie é bastante resistente e se adapta à maioria das condições de água, mas é melhor introduzi-los em um aquário que esteja completamente ciclado.
Além disso, o Comedor de Algas Chinês não se importa muito com as decorações. No entanto, um local bem decorado e com muitas plantas costuma ser o cenário ideal para eles.
Para ajudar a simular seu habitat natural, procure colocar um substrato de areia fino e espalhe muitas rochas e pedras lisas por todos os cantos do aquário. Esses peixes gostam de explorar, então certifique-se de ter muitas cavernas e fendas formadas por rochas e troncos.
Referências Bibliográficas
Rainboth, W.J., 1996. Fishes of the Cambodian Mekong. FAO species identification field guide for fishery purposes. FAO, Rome, 265 p. (Ref. 12693)
3 Comentários
Ola. Tenho um gyrinochelius aymonieri juntamente com ciclidios africanos. gostaria de saber se o gyno afeta a reproducºo dos ciclidios. obrigado
Oi Adriano, queria complementar com uma informação: o dimorfismo sexual. A fêmea é maior que o macho assim que começam a crescer, e a diferença de tamanho é gritante: a fêmea, em questão de 3 meses, já é 3 vezes o tamanho dos machos. Só depois de ler a respeito é que vi que crescem muito. 🙁 e entendi porque o vendedor disse pra levar só um. Mas… eram pequenos e graciosos e eu não conhecia.
Pingback: Os 5 melhores peixes comedores de algas para aquários! - MyAquarium