A Coridora Anã (Corydoras hastatus) é uma espécie gregária e muito pacífica. Elas devem ser mantidas em aquários com no mínimo 4 exemplares, mas o ideal é que fiquem em grupos com 10 indivíduos. As fêmeas costumam ser maiores, além disso, elas são visivelmente mais largas e encorpadas, em comparação aos machos.
Como a grande maioria das coridoras, elas se alimentam de rações de fundo. Então, o ideal é que seja fornecido esse tipo de ração, assim como também alguns alimentos vivos como bloodworms e artêmias liofilizadas.
Esses peixes costumam ser mais ativos durante à noite, portanto, procure alimentá-las um pouco antes das luzes se apagarem. Como costumam comer mais devagar, deixe o alimento por pelo menos 30 minutos para que elas possam consumi-lo em tempo.
Veja também:
A Coridora Anã requer um substrato de areia ou cascalho bem fino, além de um aquário plantado. Manter as coridoras em cascalhos pontiagudos ou grandes, por exemplo, pode causar danos aos seus barbilhões que, quando afetados, acabam dificultando o animal a encontrar alimento.
As coris são incrivelmente dóceis, muito pacíficas e fáceis de cuidar. No entanto, elas possuem uma espécie de farpa muito afiada logo abaixo de cada olho, uma na bartatana adiposa e uma outra grande na frente, na barbatana dorsal.
Esse tipo de peixe utiliza desse mecanismo para se proteger e evitar de ser engolido por peixes maiores. Portanto, ao usar uma rede para pegá-las, certifique-se de tomar cuidado para que não fiquem presas ela. Além disso, evite pegá-las com as mãos!
Uma última coisa, evite qualquer tratamento com sal no aquário, elas são muito sensíveis, já que não possuem escamas.
Ficha Técnica
Nome: Coridora anã, Coridora pigmeu;
Nome Científico: Corydoras hastatus (Eigenmann & Eigenmann, 1888);
Família: Callichthyidae;
Origem da Espécie: América do Sul: Bacias dos rios Amazonas e Paraguai;
Comprimento: Até 2,4 cm;
Expectativa de Vida: Até 4 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 6.0 – 8.0
Dureza da Água: 5° – 19° dH
Temperatura: Manter entre 25°C – 28°C
Características
Alimentação
Onívoro. A Coridora Anã irá comer a maioria dos alimentos que caírem no fundo do aquário, bem como uma variedade de alimentos vivos e congelados, como bloodworms, artêmias e tubifex.
Sob nenhuma circunstância elas devem sobreviver com “sobras” de alimentos de outros peixes do aquário. Portanto, elas devem ser alimentadas com rações de fundo próprias para a espécie. Procure alimentá-las um pouco antes das luzes se apagarem e, além disso, deixe a ração no fundo por cerca de 30 minutos antes de retirar as sobras.
Selecionei as melhores rações para peixes de fundo para você dar para a sua Coridora anã! Então, caso queira comprá-las, basta clicar nos links abaixo:
Última atualização em 2024-10-23 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Temperamento / Comportamento
Como já mencionamos antes, a Coridora Anã é uma espécie muito pacífica e gregária. Procure mantê-las em grupos com no mínimo 4 exemplares, mas o ideal mesmo é 10.
Compatibilidade
Como elas são muito pequenos, selecionar companheiros de aquário para elas pode ser uma tarefa um pouco difícil. No geral, adicione as coridoras apenas com outros peixes pacíficos e evite animais grandes e outros peixes de fundo, pois elas podem se sentir incomodadas.
Reprodução / Acasalamento
As coridoras se reproduzem de maneira semelhante a outras inúmeras espécies do gênero.
Utilize dois ou mais machos por fêmea, se possível, e quando elas estiverem visivelmente cheias de ovos, faça uma grande troca de água (50%-70%) com água mole e fria, além disso, aumente a oxigenação no aquário. Repita isso diariamente até a desova dos peixes.
Os ovos podem ser depositados nos vidros do aquário ou nas plantas, sendo que o ideal é que eles sejam depositados nos vidros, pois facilitam na retirada dos ovos.
Remova os adultos ou os ovos, uma vez concluída a desova; caso eles estejam no vidro, podem ser facilmente enrolados com um dedo. O novo local para os ovos deve conter a mesma água que o aquário principal e ser oxigenado da mesma forma.
Veja também:
Boa parte das pessoas que criam esses animais adicionam gotas de azul de metileno para evitar que os ovos desenvolvam fungos.
A incubação é de 3-4 dias e, uma vez que os filhotes tenham absorvido totalmente seus sacos vitelinos, serão capazes de aceitar pequenos alimentos vivos, como microvermes e náuplios de artêmias.
Os alevinos não são muito fáceis de criar, mas exigem uma água com excelente qualidade, mas parecem menos suscetíveis à doenças quando mantidos sobre uma fina camada de areia.
Configuração do aquário
O aquário necessita ter no mínimo 38 litros para um pequeno grupo de 4 exemplares da espécie, bem como também possuir um cascalho de areia fina. Você também pode utilizar um cascalho arredondado, desde que mantido muito limpo.
As decorações devem seguir um mesmo padrão, então adicione muitos esconderijos, de preferência com troncos e raízes e muitas plantas vivas.
Referências Bibliográficas
Eigenmann, C. H. and R. S. Eigenmann , 1888 – Proceedings of the California Academy of Sciences (Series 2) v. 1 (pt 2): 119-172
Preliminary notes on South American Nematognathi. I.
Burgess, WE , 1992. Atlas colorido de bagres em miniatura. Todas as espécies de Corydoras , Brochis e Aspidoras . TFH Publications, Inc., EUA. 224 p. (Ref. 26041 )
2 Comentários
Pingback: Quais peixes eu posso colocar com camarões no aquário? - MyAquarium
Pingback: Rasbora Mínima (Boraras urophthalmoides) - MyAquarium