A Coridora bronze (Corydoras aeneus) é um peixe originário da América do Sul e pode ser encontrada em águas calmas e rasas. Na natureza, elas costumam viver em grandes grupos de 20 a 30 peixes, portanto, nos aquários, procure manter no mínimo 6 peixes da espécie.
A espécie aceita qualquer tipo de ração e, no entanto, deve comer tudo que descer para o fundo do aquário. Entretanto, elas precisam ter uma alimentação específica. Para isso, utilize rações de fundo de ótima qualidade.
Ficha Técnica
Nome: Coridora Bronze
Nome Científico: Corydoras aeneus (Gill, 1858)
Família: Callichthyidae
Origem da Espécie: América do Sul (Colômbia e Trinidad)
Comprimento: Até 7.5 cm
Expectativa de Vida: De 3 a 4 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 6.0 – 8.0
Dureza da Água: Entre 5° – 19° dH
Temperatura: Manter entre 25°C – 28°C
Características
Nível de Cuidado: Fácil.
Alimentação: Onívoro. Na natureza, a Coridora Bronze costuma comer insetos, vermes, crustáceos e matéria vegetal. No entanto, em aquários, forneça uma boa ração de fundo. Seja como for, elas não podem depender da ração que sobra dos outros peixes.
Além disso, a coridora possui um lado carnívoro e adora, por exemplo, alimentos como bloodworms e artêmias. Isso quer dizer que, dar apenas rações à base de vegetais pode causar deficiência em sua dieta. Entretanto, elas também irão comer peixes mortos, moribundos ou feridos, que ficarem no substrato por muito tempo.
Temperamento / Comportamento: As coridoras possuem comportamento pacífico e costumam, de fato, ficar mais ativas à noite. Portanto, mantenha grupos com pelo menos 6 peixes dessa espécie. Além disso, elas são sensíveis ao sal, assim como outros peixes que não possuem escamas.
Compatibilidade: Devido ao comportamento pacífico, elas podem viver com outros peixes em aquários comunitários. Dessa forma, evite colocá-las com peixes agressivos ou grandes ciclídeos. Elas convivem bem, por exemplo, com rasboras e tetras.
Reprodução / Acasalamento: A desova das coridoras é relativamente fácil. Então, possuir 6 peixes dessa espécie no aquário, garantirá ter pelo menos um ou dois pares reprodutores.
Veja também:
Antes de iniciar o processo de reprodução, alimente-as com rações de alta qualidade, bem como vermes frescos, congelados e artêmias.
Na maior parte das vezes, os ovos ficam nos vidros do aquário, mas forneça alternativas, como enfeites e plantas.
Uma vez que elas desovarem, remova os adultos ou os ovos do aquário. Tirar os ovos do aquário é uma tarefa fácil, eles podem facilmente ser enrolados nos dedos.
A incubação dura geralmente de 3 a 4 dias, uma vez que os filhotes tenham absorvido completamente seus sacos vitelinos, eles serão capazes de aceitar pequenos alimentos vivos, como náuplios de artêmias.
Tamanho do aquário: O aquário precisa ter no mínimo 115 litros para um pequeno grupo de 6 peixes dessa espécie. Procure fornecer muitas plantas e esconderijos para esses peixes.
Referências Bibliográficas
Fishlore. Aquarium Fish Information Disponível em: https://www.fishlore.com/freshwaterfish.htm. Acesso em 24 de jul. De 2019.
Burgess, W.E., 1989. An atlas of freshwater and marine catfishes. A preliminary survey of the Siluriformes. T.F.H. Publications, Inc., Neptune City, New Jersey (USA). 784 p. (Ref. 6868)
2 Comentários
Pingback: Quais peixes são compatíveis com o peixe Betta? - MyAquarium
Pingback: 5 peixes compatíveis com o peixe Kinguio - MyAquarium