A Coridora Pimenta (Corydoras paleatus) é o tipo de peixe indicado para todos os níveis de aquaristas, pois é fácil de encontrar, resistente e se adapta muito bem às mais diferentes condições de água.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre a Coridora Pimenta. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, além de processos como a reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica da Coridora Pimenta
Nome: Coridora Pimenta, Corydora Pimenta, Limpa Fundo, Paleatus, Sarro, Peppered Corydoras, Peppered Cory, Peppered Catfish, Salt and Pepper Cory;
Nome Científico: Corydoras paleatus (Jenyns, 1842);
Família: Callichthyidae;
Origem da Espécie: América do Sul (Bacias dos rios Amazonas, Prata e Paraná);
Comprimento: Até 6,6 cm;
Expectativa de Vida: Até 8 anos em condições ideais;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 6.0 – 8.0;
Dureza da Água: Entre 5 – 19;
Temperatura: Manter entre 18 – 23°C;
Características
Distribuição e Habitat
A Coridora Pimenta pode ser encontrada nas bacias dos rios Amazonas, Prata (sudeste do Brasil) e rio Paraná (Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai).
Considerada uma das espécies mais comuns em lojas de aquarismo no sul e sudeste do Brasil, na natureza, a Coridora Pimenta gosta de viver em águas rasas, calmas e com fundos lamacentos. Na grande maioria das vezes, você conseguirá encontrá-la em riachos pequenos, afluentes e ao longo das margens de rios maiores, bem como pântanos e lagoas, se alimentando de vermes, crustáceos, insetos e matéria vegetal.
Aparência
A Coridora Pimenta é um peixe de couro bastante pequeno, não ultrapassando os 6,6 centímetros de comprimento. Ela pode vir em uma grande variedade de cores e padrões, dependendo de onde é capturada. Mas, no geral, a espécie possui um tom bronzeado claro com manchas cinzas.
As coridoras são conhecidas como bagres blindados, pois possuem duas fileiras de placas ósseas ao longo do corpo. Assim como todos os bagres, ela também têm pares de barbilhões ao redor da boca e espinhos fortes e rígidos nas nadadeiras dorsal e peitoral. Além disso, essa espécie é capaz de produzir sons de advertência quando está estressada ou em processo de acasalamento. Para emitir esse som, a coridora esfrega os espinhos de suas nadadeiras peitorais nas ranhuras de suas omoplatas.
A espécie ainda é uma respiradora de ar facultativa, pois possui o intestino modificado e altamente vascularizado que evoluiu para facilitar a absorção de oxigênio atmosférico. Isso significa que ela pode viver em águas com níveis baixos de oxigênio. Em um aquário, você conseguirá vê-la subindo à superfície de tempo em tempo para tomar um gole de ar.
O corpo desse peixe possui dois espinhos em suas extremidades que servem como mecanismo de defesa contra predadores. Ao ser assediada, por exemplo, a Coridora projeta esses espinhos ferindo o predador. Há relatos de que ela também possui glândulas de veneno em suas nadadeiras, que parecem ser capazes de liberar uma espécie de muco venenoso de suas brânquias.
Nota: Os espinhos duros da nadadeira peitoral são capazes de perfurar a pele humana, e uma “picada” pode ser muito dolorosa. Por isso, é muito importante tomar cuidado no manuseio desse peixe.
Alimentação
Onívoro. Na natureza, a Coridora Pimenta se alimenta de vermes, crustáceos, insetos e matéria vegetal. Em um aquário, ela aceitará uma infinidade de alimentos, desde os alimentos vivos e liofilizados, até as rações para peixes de fundo.
Para manter uma boa dieta, eu recomendo que você forneça uma ração de alta qualidade para peixes de fundo todos os dias, além de bloodworms, artêmias ou dáfnias de vez em quando.
Você deve fornecer uma quantidade em que elas consigam comer em no máximo 5 minutos, lembrando que devem se alimentar duas vezes por dia.
Abaixo, confira algumas das principais rações disponíveis para as coridoras:
Foto | Produto | Preço | |
---|---|---|---|
Poytara Ração Peixes De Fundo 135G Para Peixes | R$ 32,55 | Comprar na Amazon | |
Ração Para Peixes Green Algae Wafers 113G 250ml Tropical Tropical Para Peixes | R$ 117,02 | Comprar na Amazon |
Última atualização em 2024-11-06 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Temperamento / Comportamento
A Coridora Pimenta é um espécie pacífica e gregária e, por isso, deve ser mantida em grupos com no mínimo 3 peixes. Na verdade, a recomendação para que ela exiba um comportamento mais natural é de no mínimo 6 peixes.
De um modo geral, a espécie passará a maior parte do tempo na região do fundo do aquário, vasculhando o substrato em busca de restos de comida e matéria vegetal.
Compatibilidade
Como já mencionei antes, a Coridora Pimenta é considerada um peixe muito pacífico. Por isso, ela é ideal para compor aquários comunitários.
A única coisa que você precisa ficar atento é em relação ao tamanho dos peixes, pois eles devem ser pequenos e ter o comportamento semelhante ao da Coridora. Abaixo, confira alguns dos principais peixes compatíveis:
Veja também:
Dimorfismo Sexual
A fêmea é mais encorpada e possui a região ventral maior em comparação com o macho. Por outro lado, as barbatanas peitorais do macho podem ser um pouco mais pontiagudas.
Acasalamento / Reprodução
A Coridora Pimenta possui uma rotina de reprodução bastante interessante.
O namoro da espécie consiste na perseguição constante do macho, fazendo com que a fêmea fique fugindo dele o tempo todo até ser encontrada. Quando isso acontece, o macho chega perto da fêmea, “estremece” seu corpo e se deita em cima dela. Contudo, na maioria dos casos, quando a fêmea está pronta para desovar, ela se vira na direção dele e bate várias vezes em sua nadadeira ventral, fazendo com que ele libere seus espermatozoides.
As coridoras adotam uma posição de desova em forma de T, entrelaçando suas nadadeiras pélvicas.
A fêmea libera uma ninhada de cada vez e os segura entre suas nadadeiras, onde os ovos serão fertilizados. Então, ela nada e deposita os ovos nos vidros, nas folhas das plantas e decorações. Esse processo pode se repetir várias vezes até que todos os ovos tenham sido colocados. No entanto, como vários pares podem gerar simultaneamente, pode haver várias centenas de ovos em um único aquário.
Veja também:
No geral, as coridoras não são propensas a comer seus próprios ovos ou filhotes, mas ainda é uma boa ideia remover os peixes adultos quando a desova estiver completa.
A eclosão dos ovos ocorre em cerca de 3 dias. Os alevinos podem ser alimentados com microvermes e depois com rações trituradas, assim como também náuplios de artêmias e quaisquer outros alimentos indicados para alevinos.
É importante manter a qualidade da água para criar os filhotes, portanto, certifique-se de fazer trocas parciais de água com frequência!
Configuração do aquário
O aquário para a Coridora Pimenta precisa ter no mínimo 40 litros para um pequeno grupo de 6 peixes da espécie.
A espécie não costuma se importar muito com luzes fortes, mas é importante que o ambiente contenha muitas plantas e troncos para fornecer proteção e abrigo para os peixes.
Você também deve usar um cascalho de granulação fina ou areia para compor o substrato desse aquário, pois as coridoras possuem barbilhões bem sensíveis que podem ser danificados dependendo do tipo de substrato utilizado.
Nesse artigo, separei algumas lindas espécies de plantas para você adicionar no aquário das coridoras.
Referências Bibliográficas
Burgess, W.E., 1989. An atlas of freshwater and marine catfishes. A preliminary survey of the Siluriformes. T.F.H. Publications, Inc., Neptune City, New Jersey (USA). 784 p. (Ref. 6868);
Richard Geis, Catfish Keeping & Breeding Them in Captivity, T.F.H Publications, Inc. 1996;
Dr. Rudiger Riehl and Hans A. Baensch, Aquarium Atlas Vol. 2, Publisher Hans A. Baensch, 1993;
Warren E. Burgess, Colored Atlas of Miniature Catfish: Every Species of Corydoras, Brochis & Aspidoras, T.F.H Publications, Inc. 1992;