O Ctenopoma Ornado (Microctenopoma ansorgii) é um famoso anabantídeo que habita rios na África em trechos com pouco fluxo de água e que adoram se esconder em meio a vegetação periférica. Esses animais se adaptam a uma variedade de condições de água, desde que os extremos sejam evitados, mas sempre mostrarão suas melhores cores em águas moles e levemente ácidas.
Esses peixes possuem corpos castanhos com listras escuras. As listras se estendem até as nadadeiras, onde são separadas por manchas laranjas mais brilhantes.
Embora sejam peixes tímidos e pacíficos, os machos poderão mostrar sinais de agressividade quando estiverem na presença de outros machos, ainda mais durante o período de desova.
Ficha Técnica
Nome: Ctenopoma Ornado, Ctenopoma ornamentado, Ornate ctenopoma
Nome Científico: Microctenopoma ansorgii (Boulenger, 1912)
Família: Anabantidae
Origem da Espécie: Angola e República Democrática do Congo, assim como também em Madagascar.
Comprimento: Até 5.4 cm
Expectativa de Vida: Entre 5 – 8 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 6.0 – 8.0
Dureza da Água: 5° – 19° dH
Temperatura: Manter entre 26°C – 28°C
Características
Nível de Cuidado: Moderado;
Alimentação: O Ctenopoma Ornado dificilmente irá aceitar rações secas. Portanto, forneça uma dieta composta de pequenos alimentos vivos ou congelados, por exemplo, artêmias, larvas, bloodworms, dáfnias , etc.
Temperamento / Comportamento: Como já falamos antes, o Ctenopoma Ornado é um peixe tímido e bastante pacífico, mas que pode ser um pouco agressivo com outros machos de sua espécie no aquário.
Entretanto, em aquários espaçosos com muitas barreiras visuais formadas com plantas, rochas ou troncos, eles podem acabar convivendo em grupos sem maiores problemas.
Compatibilidade: Se estiver pensando em colocá-los em aquários com outros peixes, procure deixá-los com peixes pequenos e pacíficos e, de preferência, que gostem de ocupar a região superior do aquário.
Então, bons companheiros para esses peixes incluem, por exemplo, killifish, rasboras e tetras.
Reprodução / Acasalamento: A reprodução do Ctenopoma Ornado em aquários é relativamente difícil. Eles requerem água mole e ácida para que possam se reproduzir.
O macho irá construir um pequeno ninho de bolhas entre a vegetação na superfície, assim como os bettas fazem. Então, com a coloração acentuada, ele se exibirá para a fêmea tentando atraí-la para o local de desova.
Veja também:
Contudo, se a fêmea for receptiva, o casal se abraçará sob o ninho de bolhas com o macho envolvendo seu corpo ao redor da fêmea, com os ovos e espermas sendo liberados juntos.
Os ovos irão eclodir dentro de 24 – 36 horas e os filhotes estarão nadando pelo aquário após 48 – 72 horas. Os pais podem acabar comendo os filhotes, portanto, retire-os do aquário.
Por fim, para os minúsculos alevinos, você pode fornecer infusórios como primeiro alimento, seguidos de náuplios de artêmias à medida que crescem.
É de extrema importância manter a temperatura da água constante e elevada enquanto os filhotes desenvolvem seu órgão Labirinto – que lhes permitem respirar o ar da atmosfera – assim como os bettas.
Tamanho do aquário: Como o Ctenopoma Ornado é um peixe bem pequeno, pode ser mantido em pares em aquários de até 70 litros, enquanto um pequeno grupo precisa de um aquário com 100 litros ou mais.
Embora os machos sejam mais territoriais, eles não são agressivos, mas como possuem o mesmo temperamento de outros anabantídeos, procure evitar colocar mais de um macho no aquário.
Monte um aquário bem plantado e que possua uma boa cobertura de plantas flutuantes. Não há a necessidade de uma filtragem muito forte, já que eles conseguem retirar o ar da atmosfera pra respirar. Entretanto, adicione uma boa tampa ao aquário, pois eles são excelentes saltadores.
Referências Bibliográficas
Gosse, J.-P., 1986. Anabantidae. p. 402-414. In J. Daget, J.-P. Gosse and D.F.E. Thys van den Audenaerde (eds.) Check-list of the freshwater fishes of Africa (CLOFFA). ISNB, Brussels; MRAC, Tervuren; and ORSTOM, Paris. Vol. 2. (Ref. 6803)