O Cuiu Cuiu (Oxydoras niger) é um bagre de tamanho considerável, mas que possui uma aparência curiosa e um comportamento adorável. No entanto, o aquarista precisará de um aquário muito grande para comportá-lo e deverá realizar trocas parciais de água com frequência para mantê-lo saudável.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Cuiu Cuiu. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, além de processos como a reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Cuiu Cuiu
Nome: Cuiu Cuiu, Abotoado, Cari, Cuju cuju, Cujuba, Peixe Carneiro, Tuiú, Vacu, Focinho de Porco, Ripsaw Catfish, Dolphin Catfish;
Nome Científico: Oxydoras niger (Valenciennes, 1821);
Família: Doradidae;
Origem da Espécie: América do Sul (Bacias dos rios Amazonas, São Francisco, Orinoco e Essequibo);
Comprimento: Até 100 cm (Comum: 59 cm);
Expectativa de Vida: Mais de 10 anos;
Nível de Dificuldade: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 6.0 – 7.8;
Dureza da água: Entre 10 – 25;
Temperatura: Manter entre 21 – 25°C;
Características
Distribuição e Habitat
Encontrado em muitos dos principais sistemas fluviais do norte da América do Sul, o Cuiu Cuiu habita as águas do Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Peru, Bolívia e Brasil, nas bacias dos rios Amazonas, São Francisco e Essequibo.
Acredita-se também que exista uma população no Rio Orinoco.
A espécie vive em habitats de florestas inundadas e também em áreas abertas, mas retorna às grandes bacias hidrográficas quando as águas dos afluentes e rios começam a baixar. Lá, eles se reúnem com outros peixes de sua espécie para procriar.
Aparência
O Cuiu Cuiu pode crescer até 1 metro de comprimento e pesar cerca de 13 kg, embora em ambientes fechados fique menor, por volta de 59 cm.
Esse peixe possui um conjunto distinto de placas ósseas que se estendem por toda a linha lateral do seu corpo. Além disso, ele possui a cabeça grande com olhos minúsculos e um focinho oblongo.
O corpo volumoso do Cuiu Cuiu é dotado de espinhos laterais como principal sistema de defesa. Você vai notar que o abdômen é marrom escuro, enquanto o dorso e as barbatanas são pretas. A barbatana dorsal é larga e alta, ficando bastante destacada.
Alimentação
Onívoro. O Cuiu Cuiu aceita uma grande variedade de alimentos ricos em proteínas. Os alimentos vivos que ele mais gosta são as bloodworms, camarões, mexilhões, caranguejos e lagostins.
A dieta ideal para o Cuiu Cuiu deve incluir larvas de insetos, crustáceos e etc. Ele também irá consumir quaisquer alimentos que estiverem no fundo do aquário. Você pode usar rações para peixes de fundo, vegetais e alimentos congelados.
É importante manter o substrato do aquário livre de materiais pontiagudos, pois isso evita que o peixe se machuque na hora de vasculhá-lo em busca de alimento.
Por ser um comedor voraz, você deverá alimentá-lo duas vezes ao dia com qualquer coisa que ele consiga comer em no máximo 2 ou 3 minutos. Evite a superalimentação porque ela pode gerar uma enorme carga biológica no aquário que vai muito além do que o filtro pode comportar.
Temperamento / Comportamento
Durante a estação das secas o Cuiu Cuiu migra rio acima, em um movimento conhecido como Piracema. Ele compartilha esse comportamento com inúmeros outros bagres.
Por mais que seja um peixe pacífico, ele pode comer qualquer coisa pequena o suficiente para caber em sua boca. Além disso, ele prefere estar sempre na companhia de outros de sua espécie, ou seja, você precisará de um ambiente realmente muito grande para criá-lo.
Compatibilidade
O Cuiu Cuiu é uma espécie de água doce gigante que é melhor mantida em grupos sempre que possível. De um modo geral, ele pode conviver em aquários comunitários com algumas espécies incluindo, por exemplo:
Você pode misturá-lo com peixes menores, desde que não caibam em sua boca. Para um guia geral, considere espécies de peixes pacíficos que não tenham menos do que 25% do comprimento do bagre. Qualquer espécie menor irá virar comida.
Dimorfismo Sexual
Não há diferenças sexuais visuais conhecidas entre os sexos deste peixe.
Acasalamento / Reprodução
Não há relatos de reprodução do Cuiu Cuiu em aquários domésticos. Embora haja tentativas e pesquisas sobre o assunto, os espécimes adquiridos em lojas são importados de seu habitat natural.
Na natureza, o Cuiu Cuiu se reproduz durante as estações chuvosas, quando o nível da água dos rios aumenta. A maturidade sexual é alcançada quando ele atinge cerca de 50 cm de comprimento. As fêmeas podem colocar até 250.000 ovos.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 1.700 litros para um peixe adulto da espécie. Além disso, a filtragem do aquário deve ser potente, pois o Cuiu Cuiu gera muita carga biológica, ainda mais se estiver convivendo com outros peixes.
Sobre a decoração, a espécie prefere ter espaço para nadar, mas também aprecia esconderijos. Você pode adicionar troncos, raízes e rochas no fundo, deixando grandes áreas abertas na frente para o peixe nadar.
Deixe uma iluminação suave no aquário para encorajar o Cuiu Cuiu a se aventurar nas áreas descobertas. Além disso, você também pode utilizar uma luz azulada para simular o luar e apreciar o peixe nadando durante o período noturno.
Por fim, um aquário longo e largo oferece mais flexibilidade para o peixe nadar, ao invés de um aquário alto.
Referências Bibliográficas
Sabaj, M.H. and C.J. Ferraris Jr., 2003. Doradidae (Thorny catfishes). p. 456-469. In R.E. Reis, S.O. Kullander and C.J. Ferraris, Jr. (eds.) Checklist of the Freshwater Fishes of South and Central America. Porto Alegre: EDIPUCRS, Brasil. (Ref. 37054);