O Danio Assam (Devario assamensis) é um peixe ativo, resistente e bastante amigável, sendo considerado uma excelente opção para aquários comunitários, especialmente se você deseja criar espécies pacíficas e relativamente grandes.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Danio Assam. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, além de processos como a reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Danio Assam
Nome: Danio Assam, Assamese Danio, Assam Danio;
Nome Científico: Devario assamensis (Barman, 1984);
Família: Danionidae;
Origem da Espécie: Ásia (Índia);
Comprimento: Até 9 cm;
Expectativa de Vida: Entre 4 e 8 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil / Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 6.0 – 8.0;
Dureza da água: Entre 5 – 15;
Temperatura: Manter entre 15 – 22ºC;
Características
Distribuição e Habitat
O Danio Assam é um peixe originário de Assam, uma região situada ao leste da Índia.
Se os registros estiverem corretos, esses peixes ocorrem tanto em ambientes de planície quanto em grandes altitudes, que variam entre 250 metros a 1.767 metros.
Há poucas informações sobre o habitat natural do Danio Assam, mas provavelmente ele habita córregos de colinas e partes superiores de pequenos rios contendo águas cristalinas e bem oxigenadas. Além disso, esses locais também possuem substratos de cascalho e rochas de tamanhos variáveis, bem como algum tipo de vegetação marginal ou suspensa.
O fluxo, volume e a turbidez da água quase certamente variam dependendo da época do ano.
Aparência
O Danio Assam possui corpo verde-azulado e um abdômen branco. Ele têm duas faixas largas amareladas longitudinais acima da linha lateral e duas faixas traçadas ao longo de seus lados.
A espécie também possui bocas e olhos grandes, e sua barbatana caudal é bifurcada. As nadadeiras peitorais, pélvicas e anais são transparentes; a barbatana caudal possui tons avermelhados e a dorsal é rosada.
Alimentação
Onívoro. Na natureza, o Danio Assam se alimenta de insetos e larvas. Em um aquário, ele irá aceitar prontamente rações de alta qualidade, assim como também alimentos vivos e congelados, como bloodworms, dáfnias e artêmias.
Os alimentos vivos ajudam a melhorar a coloração e condicionamento dos peixes.
Você também pode complementar a dieta do Danio Assam fornecendo algum tipo de vegetal cozido, como espinafre, brócolis e abobrinha. No entanto, certifique-se apenas de não exagerar na alimentação e remova quaisquer sobras de alimento do aquário.
Temperamento / Comportamento
O Danio Assam não é considerado um peixe agressivo, embora possa incomodar companheiros de aquário que possuam nado lento ou que sejam tímidos demais.
Eu recomendo que você mantenha esses peixes em grupos de pelo menos 8 indivíduos, pois assim eles ficarão menos nervosos e exibirão um comportamento mais natural.
Quaisquer sinais de agressividade também serão contidos, pois os peixes se concentram em manter sua posição hierárquica dentro do grupo, e os machos tendem a exibir cores mais vibrantes na presença de rivais.
Compatibilidade
O Danio Assam pode conviver na companhia de outras espécies robustas e de tamanho semelhante. Existem muitas opções adequadas, incluindo ciprinídeos, botias, ciclídeos e caracídeos.
Um peixe interessante para se ter em um aquário junto com o Danio Assam é a famosa Colisa Lalia.
Dimorfismo Sexual
Pode ser uma tarefa difícil diferenciar o macho e a fêmea do Danio Assam. As fêmeas, por exemplo, são ligeiramente maiores do que os machos e possuem um abdômen mais arredondado e cores mais opacas. Em contrapartida, os machos são geralmente menores, mais magros e com cores mais vibrantes.
Acasalamento / Reprodução
Assim como a maioria dos ciprinídeos, o Danio Assam costuma espalhar seus ovos e não exibe nenhum cuidado parental.
Quando em boas condições, eles irão desovar com frequência em um aquário sem qualquer intervenção do aquarista. No entanto, se você estiver pensando em maximizar o rendimento, precisará montar um aquário de reprodução e ter um grupo de peixes adultos e condicioná-los juntos.
O aquário de reprodução deve ser mal iluminado, ter um filtro, e a sua base deve estar coberta com algum tipo de malha para que os ovos possam passar pelos seus furos, mas que sejam pequenos o suficiente para barrar os adultos. Você pode usar musgo de java, pois essa planta aquática também funcionará como um bom esconderijo para os ovos.
Quando os adultos estiverem bem condicionados com alimentos de alta qualidade e as fêmeas aparecem grávidas, você deve introduzir um ou dois casais no aquário de reprodução.
A desova deve ocorre em cerca de 24 horas, e após 48 horas os adultos devem ser removidos.
A incubação depende da temperatura da água até certo ponto, mas normalmente dura de 24 a 36 horas, com os alevinos nadando livremente após alguns dias.
No início, os alevinos devem ser alimentados com Paramecium ou alimentos similares, mas à medida que forem crescendo, aceitarão sem maiores problemas náuplios de artêmias, microvermes e rações trituradas.
Configuração do aquário
O aquário para o Danio Assam precisa ter no mínimo 240 litros para um grupo composto de 8 a 10 indivíduos.
Não é difícil manter um aquário bem conservado para esses peixes. Você pode mantê-lo usando um filtro de boa qualidade, além de um substrato composto por areia e seixos de diferentes tamanhos. Além disso, você também pode colocar troncos e raízes para criar um ambiente mais natural.
Como o Danio Assam vive em habitats intocados, é intolerante ao acúmulo de resíduos e, por isso, requer água de alta qualidade para prosperar. Embora um fluxo de água alto seja desnecessário, ele deve viver tranquilo em um ambiente bem oxigenado e com um fluxo moderado.
Por fim, em relação a manutenção, eu recomendo que você realize trocas parciais de água semanais de 30 – 50% do aquário, e não se esqueça de adicionar uma tampa bem ajustada, pois o Danio Assam é um saltador extremamente talentoso.
Referências Bibliográficas
Kullander, F.F., 2001. Phylogeny and species diversity of the South and Southeast Asian cyprinid genus Danio Hamilton (Teleostei, Cyprinidae). Ph.D. Thesis-Stockholm University, Department of Zoology. p. 1-26. Sweden, Stockholm University. Department of Zoology. (Ref. 38392);
Conway, K. W., R. L. Mayden, and K. L. Tang, 2009 – Zootaxa 2136: 49-58
Devario anomalus, a new species of freshwater fish from Bangladesh (Ostariophysi: Cyprinidae);
Mondal, D., J. Pal, T. K. Ghosh and A. K. Biswa, 2012 – Advances in Applied Science Research 3 (3): 1335-1345
Abiotic characteristics of Mirik Lake water in the hills of Darjeeling, West Bengal, India;
Tang, K. L., M. K. Agnew, W. J. Chen., M. V. Hirt, T. Sado, L. M. Schneider, J. Freyhof, Z. Sulaiman, E. Swartz, C. Vidthayanon, M. Miya, K. Saitoh, A. M. Simons, R. M. Wood and R. L. Mayden, 2010 – Molecular Phylogenetics and Evolution 57(1): 189-214 Systematics of the subfamily Danioninae (Teleostei: Cypriniformes: Cyprinidae).