O Danio Glowlight (Danio choprae) é o tipo de peixe pacífico que você vai querer ter em um aquário comunitário. Ele é considerado fácil de cuidar e pode conviver na companhia de inúmeras outras espécies sem maiores problemas.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Danio Glowlight. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, bem como os processos de reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Danio Glowlight
Nome: Danio Glowlight, Danio Choprae, Glowlight Danio;
Nome Científico: Danio choprae (Hora, 1928); Sinônimos: Celestichthys choprae;
Família: Danionidae;
Origem da Espécie: Ásia (Myanmar);
Comprimento: Até 3,1 cm;
Expectativa de Vida: Entre 1 e 4 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 6.0 – 8.0;
Dureza da água: Entre 1 – 12;
Temperatura: Manter entre 18 – 24°C;
Características
Distribuição e Habitat
O Danio Glowlight é um peixe originário de Myanmar, país localizado no Sudeste Asiático. A região é considerada um centro de diversidade para o gênero com mais de dez espécies, a maioria das quais são endêmicas do país.
O Glowlight mostra preferência por pequenos riachos de colina com substratos de cascalho e rochas de tamanhos variáveis. Em seu habitat natural, é possível encontrá-lo também em locais onde há substratos lamacentos, sem plantas, mas com águas cristalinas.
Aparência
O Danio Glowlight apresenta formato fusiforme moderadamente arredondado e alongado nas laterais. As barbatanas são de um comprimento moderado a longo, e a barbatana caudal é homocerca (lobos iguais). No entanto, os machos são mais esguios do que as fêmeas, cujos corpos também são ligeiramente mais profundos para acomodar os ovos.
Coloração
Em relação as cores, o Danio Glowlight apresenta cores amarronzadas, misturando-se ventralmente em prata ou ouro. Contudo, a cabeça, dorso e flancos da nadadeira anal ao pedúnculo caudal são avermelhados.
Além disso, o peixe possui de duas a três listras azuis ardósia que se estendem do nariz até a nadadeira caudal. Uma série de faixas azuis começam anterior à nadadeira anal antes de evoluir para pontos próximos à nadadeira pélvica.
As barbatanas peitorais são prateadas e meio transparentes, e as anais são amarelo mostarda com tons de branco.
O Danio Glowlight é um peixe com cores saturadas e bastante interessante de se observar em um aquário.
Alimentação
Onívoro. Na natureza, o Danio Glowlight se alimenta principalmente de insetos e larvas. Em um aquário, ele irá aceitar alimentos vivos e congelados como, por exemplo, artêmias, dáfnias, tubifex, bloodworms, zooplâncton, bem como rações em pellets e flocos.
Para realçar as cores do peixe, o recomendado é fornecer uma boa quantidade de alimentos vivos.
Abaixo, separei algumas das principais rações disponíveis para o Danio Glowlight:
Última atualização em 2024-11-03 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Temperamento / Comportamento
Em relação ao comportamento, o Danio Glowlight é considerado um peixe bastante pacífico. No entanto, ele deve viver na companhia de outros de sua própria espécie para se sentir feliz e seguro.
Eu recomendo que você coloque entre 8 e 10 espécimes para que eles desenvolvam uma hierarquia. Mantê-los em números grandes, não apenas ajudará a tornar os peixes menos agressivos, mas permitirá aos subdominantes de ambos os sexos uma pausa dos machos dominantes, que podem ser bastante agressivos.
Não é difícil você ver barbatanas roídas em indivíduos menores dentro de um grupo, embora esse comportamento não se estenda aos outros companheiros de aquário.
Compatibilidade
Como o Danio Glowlight não impõe muitas exigências em termos de química da água, pode ser combinado com inúmeras outras espécies populares do hobby, incluindo pequenos ciprinídeos, bem como tetras, vivíparos, botias e coridoras. Você deve evitar misturá-los apenas com peixes mais agressivos, pois eles são animais bastante tímidos.
Abaixo, separei algumas espécies de peixes que você pode adicionar junto ao Danio Glowlight:
Dimorfismo Sexual
Diferenciar o macho e a fêmea do Danio Glowlight não é uma tarefa difícil. As fêmeas sexualmente maduras, por exemplo, possuem barrigas mais arredondadas, são menos coloridas e ligeiramente menores do que os machos. No entanto, quando em condições de desova, a cor dos machos se intensifica e a fêmea fica visivelmente mais gordinha.
Acasalamento / Reprodução
Assim como muitos ciprinídeos, o Danio Glowlight espalha seus ovos pelo aquário e não exibe nenhum cuidado parental.
Quando em boas condições, esses peixes irão desovar continuamente, ou seja, não há a necessidade de intervenção do aquarista. No entanto, caso você queira aumentar o número de alevinos no aquário, precisará usar uma abordagem diferente.
Separe casais de peixes adultos e condicione-os juntos em recipientes de 10 a 15 litros. Esses recipientes devem ser bem iluminados e conter uma base com algum tipo de malha para permitir que os ovos caiam entre seus espaços, pois isso evita que os pais os alcancem.
A água deve ter um pH ligeiramente ácido a neutro, com uma temperatura próxima ao limite superior da faixa sugerida acima. Além disso, você deve adicionar um pequeno filtro para gerar um fluxo suave.
Quando os adultos estiverem bem condicionados e as fêmeas cheias de ovos, deve-se introduzir um ou dois pares em cada recipiente.
A desova pode ser iniciada adicionando pequenas quantidades de água fria a cada poucas horas de forma que o aquário seja gradualmente abastecido. Então, o casal irá desovar na manhã seguinte.
Os adultos comerão todos os ovos que encontrarem e devem ser removidos após alguns dias.
A incubação depende da temperatura até certo ponto, mas geralmente leva cerca de 72 horas. O alimento inicial dos alevinos deve ser Paramecium ou algum tipo de alimento em flocos bem triturado.
Configuração do aquário
O aquário para o Danio Glowlight deve ter 72 litros para um grupo composto de 8 – 10 peixes.
Esses peixes adoram ambientes plantados e com substrato escuro. Portanto, eu sugiro que você monte um aquário plantado com uma configuração parecida com um córrego de águas correntes, com um substrato de rochas e cascalhos de tamanho variável e alguns pedregulhos desgastados pela água.
Você pode adicionar troncos, raízes e diversas espécies de plantas aquáticas. No entanto, não se esqueça de colocar uma tampa bem ajustada, pois o Danio Glowlight é famoso por saltar e pode passar por espaços surpreendentemente pequenos.
Referências Bibliográficas
Fang, F., 1997. Danio maetaengensis, a new species of cyprinid fish from northern Thailand. Ichthyol. Explor. Freshwat. 8(1):41-48. (Ref. 13393);
Conway, K. W., W.-J. Chen and R. L. Mayden, 2008 – Zootaxa 1686: 1-28
The ‘Celestial Pearl danio’ is a miniature Danio (s.s) (Ostariophysi: Cyprinidae): evidence from morphology and molecules;
Kottelat, M., 2013 – The Raffles Bulletin of Zoology Supplement 27: 1-663
The fishes of the inland waters of southeast Asia: a catalogue and core bibiography of the fishes known to occur in freshwaters, mangroves and estuaries;
Mayden, R. L., K. L. Tang, K. W. Conway, J. Freyhof, S. Chamberlain, M. Haskins, L. Schneider, M. Sudkamp, R. M. Wood, M. Agnew, A. Bufalino, Z. Sulaiman, M. Miya, K. Saitoh, S. He, 2007 – Journal of Experimental Zoology, Molecular Development and Evolution 308B: 642–654
Phylogenetic relationships of Danio within the order Cypriniformes: a framework for comparative and evolutionary studies of a model species;