O Distichodus Prata (Distichodus affinis) é um peixe bastante interessante para se ter em aquários, mas é um animal difícil de ser encontrado em lojas de aquarismo. A espécie, que pode chegar até 20 centímetros de comprimento, costuma ser muito pacífica, mas necessita viver na companhia de outros peixes para se sentir confortável.
Em relação a sua aparência, o Distichodus Prata possui corpo alongado com cor prata e dorso elevado, quase que corcunda. Além disso, o peixe possui coloração preta na barbatana dorsal e na base da barbatana caudal bifurcada, sendo todas as outras de cores claras. No entanto, à medida que vai atingindo a maturidade sexual, o peixe desenvolve barbatanas vermelhas brilhantes.
No geral, por ser uma espécie ribeirinha, o Distichodus Prata não tolera níveis altos de Nitrato na água e, por isso, o aquarista precisa ficar bastante atento em relação as trocas parciais de água.
Continue lendo para conhecer as principais características e necessidades da espécie.
Ficha Técnica
Nome: Distichodus Prata, Silver Distichodus;
Nome Científico: Distichodus affinis (Günther, 1873);
Família: Distichodontidae;
Origem da Espécie: África (Bacia do rio do Congo até Lualaba; Camarões, República Democrática do Congo);
Comprimento: Até 20 cm;
Expectativa de Vida: Entre 3 e 8 anos;
Nível de Dificuldade: Difícil;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 6.0 – 8.0;
Dureza da água: Entre 6 – 8;
Temperatura: Manter entre 23 – 27°C;
Características
Alimentação
Onívoro. O Distichodus Prata irá aceitar a maioria dos alimentos disponíveis para peixes ornamentais. No entanto, a maior parte de sua dieta deve ser composta de alimentos ricos em matéria vegetal.
Portanto, você deve fornecer uma ração em flocos de alta qualidade enriquecida com spirulina, juntamente de alimentos vivos ou congelados, como bloodworms ou dáfnias.
Abaixo, confira algumas excelentes rações disponíveis para esses peixes:
No products found.
Temperamento / Comportamento
O Distichodus Prata não é considerado um peixe agressivo e pode viver em grupos.
A recomendação é que esses peixes sejam mantidos em grupos com no mínimo seis membros, pois assim se sentem mais seguros e confortáveis.
Compatibilidade
Por mais que não seja um peixe agressivo, ainda assim você deve tomar cuidado ao manter o Distichodus Prata com outras espécies em aquários comunitários. Ele é um peixe que pode atingir um tamanho considerável, então espécies menores podem ser comidas com muita facilidade.
Procure mantê-lo com espécies africanas como, por exemplo, Tetra do Congo, Synodontis e Polypterus. Além disso, ele também pode conviver com outros bagres de tamanho médio e ciclídeos pacíficos.
Fique atento aos companheiros de aquário com barbatanas longas e que possuem nado lento, pois o Distichodus Prata adora beliscá-las.
Dimorfismo Sexual / Acasalamento / Reprodução
Não há informações relevantes sobre as diferenças sexuais do macho e fêmea dessa espécie.
Em relação a reprodução, embora seja conhecido por desovar em grandes cardumes em águas abertas na natureza, não há relatos de reprodução em aquários domésticos.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 200 litros para manter um pequeno grupo de seis peixes dessa espécie.
Como o Distichodus Prata é um peixe que pode atingir um bom tamanho, você deve criar um ambiente com espaços abertos na frente, mas com muitos esconderijos formados com rochas e troncos na parte de trás.
O tipo de substrato aqui não é muito importante, então você pode utilizar tanto cascalho quanto areia.
Fique ciente de que essa espécie de peixe adora mordiscar plantas com folhas finas, por isso não é recomendado para aquários plantados. Ainda assim, você consegue mantê-lo em ambientes com espécies de plantas mais resistentes como, por exemplo, Anúbias e Microsorum.
A filtragem do aquário deve ser eficiente e possuir um fluxo moderado – mas não muito forte – e um bom nível de oxigenação.
Referências Bibliográficas
Daget, J. and J.-P. Gosse, 1984. Distichodontidae. p. 184-211. In J. Daget, J.-P. Gosse and D.F.E. Thys van den Audenaerde (eds.) Check-list of the freshwater fishes of Africa (CLOFFA). ORSTOM, Paris and MRAC, Tervuren. Vol. 1. (Ref. 7094)