O Distichodus Seis Barras (Distichodus sexfasciatus) é considerado uma espécie de tamanho colossal, embora a maioria deles não ultrapassem os 35 centímetros de comprimento nos aquários.
Esses peixes podem ser encontrados na bacia do Rio Congo e no Lago Tanganica na África, onde costumam viver em grandes grupos habitando lagos, rios rochosos, assim como também áreas pantanosas.
O corpo desse peixe varia de cor marrom avermelhado a amarelo. Além disso, ele possui a cabeça um pouco mais alongada e achatada lateralmente, seis faixas (barras) verticais escuras, barbatanas vermelhas brilhantes e nariz com um formato cônico distinto. Infelizmente, grande parte dessas cores desaparecem à medida que ficam mais velhos.
O Distichodus Seis Barras é o mais popular das poucas espécies de Distichodus vistas no aquarismo. Infelizmente, eles são vendidos como adequados para aquários comunitários. No entanto, este não é caso se levarmos em consideração seu tamanho e temperamento.
No geral, o Distichodus Seis Barras é considerado um peixe imprevisível, sendo que alguns exemplares permanecem pacíficos enquanto outros se tornam cada vez mais agressivos à medida que ficam mais velhos.
Continue lendo o artigo para conhecer um pouco mais sobre a espécie.
Ficha Técnica
Nome: Distichodus Seis Barras, Sixbar Distichodus, Six Banded Distichodus, Six-Barred Distichodus;
Nome Científico: Distichodus sexfasciatus (Boulenger, 1897);
Família: Distichodontidae;
Origem da Espécie: África (bacia do Rio Congo até o alto Lualaba); Encontrado também na bacia do Lago Tanganica;
Comprimento: Até 76 cm;
Expectativa de Vida: Mais de 10 anos;
Nível de Dificuldade: Moderado / Avançado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 6.0 – 7.5;
Dureza da água: Entre 10° – 20° dKH;
Temperatura: Manter entre 22°C – 26°C;
Características
Alimentação
Na natureza, o Distichodus Seis Barras se alimenta de crustáceos, vermes, insetos e matéria vegetal.
Em um aquário, ele irá aceitar prontamente rações em pellets e flocos de tamanho adequado, assim como também alimentos vivos e congelados como, por exemplo, mariscos, minhocas, mexilhões e camarões.
A chave para o sucesso na criação desses peixes está no equilíbrio de sua dieta. Então, forneça também matéria vegetal para mantê-los com boa saúde; inclua ervilhas, espinafre, abobrinha e alface.
Confira algumas excelentes rações disponíveis para esses peixes:
Última atualização em 2024-11-23 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Temperamento / Comportamento
Como já mencionamos no começo do artigo, o Distichodus Seis Barras é um peixe bastante imprevisível. Alguns espécimes podem permanecer pacíficos durante toda a vida, enquanto outros se tornam cada vez mais agressivos à medida que ficam mais velhos.
Além disso, esses animais nadam em grandes cardumes na natureza, mas em um aquário você deve mantê-lo sozinho. Ter um grande grupo desses peixes requer que o aquarista tenha um aquário muito grande.
Lembre-se que essa espécie prefere nadar na região do meio do aquário.
Compatibilidade
Se levarmos em consideração o seu tamanho e temperamento, não seria adequado manter esse peixe com nenhuma outra espécie. Alguns exemplares, à medida que envelhecem, costumam ficar muito agressivos com seus companheiros de aquário.
Caso queira criá-lo com outros peixes, procure adicioná-lo com espécies grandes e robustas como, por exemplo, Oscar, caracídeos grandes e cascudos;
Veja também:
Reprodução / Acasalamento
É praticamente impossível distinguir o macho da fêmea dessa espécie, pois não há diferenças externas entre eles.
Infelizmente, o Distichodus Seis Barras não foi reproduzido em cativeiro. Contudo, isso provavelmente se deve ao fato de são peixes grandes que requerem grandes espaços, compatibilidade e também por que eles não se dão muito bem uns com os outros quando ainda são jovens.
Há também relatos de que eles passam por um processo de migração antes da desova, processo esse que não pode ser replicado em cativeiro.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 560 litros para um único exemplar dessa espécie.
Evite adicionar plantas em um aquário com o Distichodus Seis Barras, pois ele irá mastigá-las. Crie um ambiente com muitas rochas, troncos e raízes. Adicione um substrato de areia ou cascalho de sua preferência e certifique-se de adicionar uma tampa pesada e bem ajustada, pois esses peixes são excelentes saltadores.
Em relação a filtragem, ela deve ser eficiente, mas o aquário não precisa ter um fluxo forte de água.
Referências Bibliográficas
Daget, J. and J.-P. Gosse, 1984. Distichodontidae. p. 184-211. In J. Daget, J.-P. Gosse and D.F.E. Thys van den Audenaerde (eds.) Check-list of the freshwater fishes of Africa (CLOFFA). ORSTOM, Paris and MRAC, Tervuren. Vol. 1. (Ref. 7094)