O Electric Blue Johannii (Melanochromis johannii) é um ciclídeo endêmico do Lago Malawi, na África. Esses animais são comumente encontrados em áreas rochosas que possuem profundidades que podem chegar aos 5 metros.
Assim como outros Mbunas, esses peixes costumam ser bastante ativos e semi-agressivos e, por isso, precisam estar em aquários relativamente grandes e com companheiros certos. Para obter sucesso na criação dessa espécie, o aquarista precisa realizar trocas parciais de água frequentes para manter uma boa qualidade de água e colocá-los em haréns, com um macho para várias fêmeas.
Embora não sejam peixes ideais para viver em aquários comunitários, eles são uma das espécies menos agressivas de Melanochromis.
Ficha Técnica
Nome: Electric Blue Johannii, Johanni Cichlid, Blue Johanni, Bluegray Mbuna, Blue Mbuna
Nome Científico: Melanochromis johannii (Eccles, 1973)
Família: Cichlidae
Origem da Espécie: África (Lago Malawi)
Comprimento: Até 10 cm
Expectativa de Vida: Até 12 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 7.7 – 8.6
Dureza da Água: 9° – 19° dH
Temperatura: Manter entre 22°C – 25°C
Características
Nível de Cuidado: Moderado;
Alimentação: Onívoro. Na natureza, o Electric Blue Johannii se alimenta de zooplâncton, pequenos invertebrados bentônicos e Aufwuchs. No entanto, em cativeiro, esses animais aceitam artêmias vivas ou congeladas, mysis, rações em flocos de alta qualidade, pellets, assim como também preparações para ciclídeos onívoros. Evite alimentá-los com carne vermelha, pois isso pode promover problemas digestivos no animal.
Além disso, é sempre importante que eles comam em pequenas quantidades, várias vezes ao dia, ao invés de uma única refeição. Isso ajuda a manter a qualidade da água por mais tempo.
Temperamento / Comportamento: O Electric Blue Johannii é considerado um peixe semi-agressivo, mas não é ideal para aquários comunitários. Eles vivem muito bem em um aquário próprio para a espécie.
Além disso, fique atento aos companheiros de aquário, uma vez que eles gostam de nadar em todas as regiões e , por isso, podem acabar assediando quaisquer espécies que forem colocadas no mesmo ambiente.
Veja também:
Compatibilidade: Embora eles sejam os menos agressivos do gênero Melanochromis , ainda assim eles são agressivos com outros machos e peixes que se parecem com eles. Portanto, podem conviver apenas com outros ciclídeos menos agressivos do Lago Malawi que não tenham qualquer semelhança, principalmente em relação as cores.
Os companheiros ideais de aquário incluem, por exemplo, o Red Empress, Aulonocara jacobfreibergi, Labidochromis Yellow, Pseudotropheus lombardoi, Neolamprologus leleupi e afins.
Evite colocá-los com outros Melanochromis, pois eles atacarão ou poderão procriar com eles, o que não é recomendado.
Reprodução / Acasalamento: O Electric Blue Johannii é um polígamo por natureza, por isso, devem estar na companhia de várias fêmeas, para que formem grandes famílias dentro do aquário. Assim como outros Mbunas, eles desovam no território do macho. No entanto, ao desovar, o macho altera suas cores, ficando com elas bem destacadas, quase que duplamente expostas.
A diferença entre o macho e a fêmea é muito simples, já que eles possuem tons de azul e preto, enquanto elas são completamente amarelas.
As fêmeas colocam entre 10 e 60 ovos e imediatamente os leva à boca para serem fertilizados. Então, o macho expande sua barbatana anal, que possui o mesmo padrão de manchas dos ovos, de modo que faz com que ela se confunda e tente colocá-los na boca, fazendo ele liberar o esperma. Em até 21 dias, os ovos estarão desenvolvidos.
Veja também:
Os alevinos podem se alimentar de rações e náuplios de artêmias. Além disso, a fêmea irá protegê-los por alguns dias, levando-os à boca se sentir que há alguma ameaça por perto. Por fim, contanto que você tenha muitos esconderijos no aquário, os alevinos sobreviverão com facilidade, até que fiquem grandes o suficiente para se alimentarem junto dos adultos.
Os filhotes começam a mostrar suas cores em poucas semanas e, acima de tudo, estarão prontos para procriar quando atingirem cerca de 4 cm de comprimento.
Tamanho do aquário: Um aquário com no mínimo 110 litros é o ideal para um único exemplar dessa espécie, mas também pode funcionar como um harém (1 macho e 3 fêmeas).
Adicione um substrato de areia ou coral triturado para ajudar a manter o pH elevado. Por fim, crie muitas passagens e cavernas com rochas para que eles possam se refugiar. No entanto, ao empilhar rochas, certifique-se de que elas estejam bem presas ao substrato, uma vez que esses peixes adoram cavar.
Referências Bibliográficas
Maréchal, C., 1991. Melanochromis. p. 258-265. In J. Daget, J.-P. Gosse, G.G. Teugels and D.F.E. Thys van den Audenaerde (eds.) Check-list of the freshwater fishes of Africa (CLOFFA). ISNB, Brussels; MRAC, Tervuren; and ORSTOM, Paris. Vol. 4. (Ref. 5663)