O Garra Panda (Garra flavatra) é um peixinho atraente, ativo e bastante divertido para se ter em um aquário de água doce. Devido ao seu comportamento interessante e bela coloração, a espécie é fácil de reconhecer e tornou-se uma das preferidas de muitos aquaristas ao redor do mundo.
Esses peixes são endêmicos da cordilheira Arakan e Rakhine Yoma, no estado de Rakhine, oeste de Mianmar, Ásia. Eles habitam riachos muito rasos, de fluxo lento, com vegetação baixa e ricos em oxigênio, assim como também pequenas piscinas naturais com substratos mistos formados por cascalhos, seixos e rochas.
O padrão de cores do Garra Panda pode variar bastante, com alguns exibindo manchas amarelas ou vermelhas muito intensas, mas ainda não está muito claro se essas diferenças representam variação natural dentro de populações da espécie. O Garra Panda é o único membro do gênero Garra que possui barras laterais alternadas de marrom claro à escuro e marcas vermelhas nas barbatanas.
No geral, a espécie é considerada fácil de manter, embora precise viver em grupos para se sentir mais confortável e segura.
Continue lendo o artigo para conhecer as principais características e necessidades do Garra Panda.
Ficha Técnica
Nome: Garra Panda, Panda Nibblefish, Striped Garra, Rainbow garra, Panda Garra;
Nome Científico: Garra flavatra (Kullander & Fang, 2004);
Família: Cyprinidae;
Origem da Espécie: Ásia (Mianmar);
Comprimento: Até 6.2 cm;
Expectativa de Vida: Até 6 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil / Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 6.5 – 7.5;
Dureza da água: Entre 2 – 12;
Temperatura: Manter entre 21°C – 25°C;
Características
Alimentação
Embora o Garra Panda seja um excelente comedor de algas, ainda assim a espécie necessita de uma dieta variada para se manter saudável.
Você deve oferecer alimentos ricos em proteínas como, por exemplo, artêmias vivas ou congeladas, minhocas, camarão picado e tubifex, assim como também rações em pellets de alta qualidade.
As rações em especial devem ser ricas em matéria vegetal, como a spirulina.
Além disso, você também pode oferecer frutas e vegetais frescos, como espinafre, pepino e melão.
Separei algumas excelentes rações para esses peixes. Caso queira adquiri-las, basta clicar nos links abaixo:
No products found.
Temperamento / Comportamento
O Garra Panda é considerado um peixe pacífico e precisa estar acompanhado de no mínimo 5 indivíduos da espécie, se o espaço permitir. O grupo desses peixes desenvolverá uma hierarquia perceptível entre eles.
No entanto, ao contrário de alguns outros peixes comedores de algas, o Garra Panda costuma ser bastante ativo e passa a maior parte do tempo vasculhando o aquário à procura de comida. Sobretudo, eles também ficam muito mansos e associam o dono à alimentação muito rapidamente. Isso quer dizer que eles podem até mesmo comer em sua mão.
Compatibilidade
Como já mencionei antes, o Garra Panda prefere viver em grupos com no mínimo 5 indivíduos de sua espécie. Se você souber escolher seus companheiros de aquário com cuidado, é bem provável que não haja problemas com agressividade.
Embora seja um peixe pacífico, ainda assim pode acabar brigando entre eles de vez em quando. Claro, é uma boa ideia estar sempre monitorando o comportamento desses peixes para evitar problemas.
Você pode adicioná-los, por exemplo, com Barbos, Tetras, Cascudos, Coridoras, Rasboras, Paulistinhas, entre outros.
Como são peixes muito ativos, não recomendo que você os adicione com camarões.
Reprodução / Acasalamento
O Garra Panda costuma desovar entre maio e julho. Então, para instigar a desova, você deve alimentá-los com alimentos vivos e uma dieta rica em algas. Os machos irão desenvolver tubérculos na cabeça quando estiverem prontos para desovar, enquanto as fêmeas ficarão visivelmente mais gordinhas.
Uma vez que eles entrem em condição de desova, você deve selecionar um casal e movê-los para um aquário menor, altamente oxigenado e com corrente moderada.
Na manha seguinte, os ovos serão colocados e eclodirão dentro de 24 e 30 horas. Assim que nascem, os alevinos já nadam livremente pelo aquário e podem ser alimentados com gema de ovo ou alimentos específicos para filhotes.
Por fim, acredita-se que o fluxo constante de água estimule a alimentação e a taxa de crescimento deles.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 40 litros para um único exemplar da espécie ou 80 litros para um grupo de 4 deles, ou seja, qualquer coisa menor do que isso pode causar problemas e eles não se sentirão confortáveis.
Nota: O Garra Panda é um excelente saltador e, por isso, certifique-se de adicionar uma tampa bem firme ao aquário;
Em relação a qualidade da água, realize trocas parciais todas as semanas. O substrato pode ser composto de areia ou seixos, mas uma mistura dos dois é a mais recomendada.
O Garra Panda pode sobreviver em águas lentas, mas tendem a preferir águas um pouco mais agitadas. Essa preferência contribui para a evolução e crescimento do peixe ao longo do tempo.
Para manter uma água de boa qualidade, adicione bombinhas de ar e plantas para que haja quantidade suficiente de oxigênio dissolvido para esses peixes.
Tenha em mente apenas que as plantas competem com as algas. Então, você deve ter uma iluminação forte para que haja um estímulo no crescimento de ambas no aquário.
Referências Bibliográficas
Kullander, S. and F. Fang, 2004. Seven new species of Garra (Cyprinidae: Cyprininae) from the Rakhine Yoma, southern Myanmar. Ichthyol. Explor. Freshwat. 15(3):257-278. (Ref. 52314)