O Goby Pavão (Tateurndina ocellicauda) é um peixe muito bonito e com um temperamento bastante calmo. Portanto, podem ser mantido em aquários pequenos.
Pode ser muito difícil de encontrar essa espécie comercialmente. Contudo, são peixes tímidos e recomendados para aquários específicos para a espécie.
Irão se alimentar de alimentos secos, porém também aceitam congelados e vivos, como tubifex e artêmias. Este tipo de dieta irá acarretar em uma melhora significativa na coloração do animal.
Como não são peixes grandes, opte por aquários de no mínimo 40 litros. De fato, eles não requerem muito espaço, mas o ideal é que o aquário seja bastante plantado.
Ficha Técnica
Nome: Goby Pavão
Nome Científico: Tateurndina ocellicauda (Nichols, 1955)
Família: Eleotridae
Origem da Espécie: Austrália / Nova Guiné
Comprimento: Até 7.5 cm
Expectativa de Vida: 5 – 7 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 6.5 – 7.5
Dureza da Água: Entre 5° – 10° dH
Temperatura: Devem ser mantidos entre 22°C – 26°C
Características
Nível de Cuidado: Moderado.
Alimentação: São animais que aceitam rações secas, como em flocos, mas o ideal é que seja fornecido uma dieta variada, de tal forma que constitua alimentos vivos e congelados para incentivar a coloração do animal.
Temperamento / Comportamento: Certamente, essa espécie pode viver em casais ou como harém. O harém é o mais recomendado, pois são assim que vivem na natureza (1 macho para 2 ou 3 fêmeas).
Além disso, tenderá a ser mais ativo se conviver com vários de seus congêneres.
Compatibilidade: Devido a sua natureza tímida, o ideal é que sejam mantidos em aquários específicos para a espécie.
No entanto, se preferir adicionar outras espécies, o ideal será mantê-los com outros peixes a partir de seu biótopo (Papua Nova Guiné), como o peixe arco-íris.
Caso contrário, coridoras, rasboras, e em geral, todos os peixes calmos e pacíficos de pequeno tamanho podem ser considerados bons companheiros.
Reprodução / Acasalamento: Para estimular a reprodução, alimente-os com alimentos vivos e variados. Então realize uma TPA. Isso deve desencadear o processo de reprodução.
Os parâmetros recomendados de água devem ser: para a temperatura 26°C e pH de 7.0.
Veja também:
O macho irá cortejar a fêmea e irá realizar uma espécie de dança em volta dela, usando suas barbatanas. Ele tentará atraí-la para o local ideal para a desova.
A desova ocorre geralmente em uma cavidade (coco, bambu, buracos no substrato) ou sob grandes folhas.
O Ideal é usar um tubo de PVC, mas deve estar inclinado e não apenas colocado horizontalmente.
A fêmea colocará os ovos nas paredes e o macho os fertilizará imediatamente. A eclosão ocorre em 2 – 4 dias.
Os filhotes já nascem com um tamanho razoável. Seu crescimento é lento. O ideal é que os pais sejam separados dos filhos, pois podem predá-los.
Tamanho do aquário: Ademais, o aquário necessita ter no mínimo 40 litros para um casal. O ideal é que seja bem plantado.
No entanto, para reforçar ainda mais a sensação de segurança para o animal, coloque um substrato escuro.
Evite colocá-los em aquários com muita corrente de água. O Goby pavão não é um nadador muito bom e poderá correr o risco de ficar exaurido por uma corrente muito forte.
Faça TPAs a cada 2 semanas, com trocas de 20% do volume do aquário.
Referências Bibliográficas
Allen, G.R., 1991. Field guide to the freshwater fishes of New Guinea. Publication, no. 9. 268 p. Christensen Research Institute, Madang, Papua New Guinea. (Ref. 2847)