O Killifish Golden Panchax (Aplocheilus lineatus) é mais uma da inúmeras espécies de killifish disponíveis no hobby de aquarimo e, talvez, uma das mais populares. Essa espécie possui cores impressionantes e pode atingir até 10 centímetros de comprimento. Além disso, é considerada fácil de cuidar e não costuma custar muito caro.
Na natureza, o Killifish Golden Panchax é encontrado em praticamente toda a península da Índia e Sri Lanka. Ele costuma habitar riachos e reservatórios em grandes altitudes, bem como rios, planícies e pântanos. Na maioria das vezes, essa espécie será vista em ambientes com fluxo de água bastante lento. Na Índia, por exemplo, ele foi introduzido em diferentes áreas para ajudar no combate e controle da proliferação de larvas de mosquitos.
O Golden Panchax é um peixe pequeno e possui uma vida útil de até 4 anos. Seu corpo grande e alongado possui escamas de cor amarelo-ouro nas laterais e que se estendem até as barbatanas. Os peixes mais jovens e as fêmeas terão várias faixas verticais escuras e largas acentuando a metade traseira do corpo, terminando na base da barbatana caudal.
Embora seja um peixe fácil de cuidar, o Golden Panchax é um pouco agressivo e o aquarista deve tomar cuidado na hora de adicioná-lo com outras espécies.
Continue lendo o artigo para conhecer as principais características e necessidades da espécie.
Ficha Técnica
Nome: Killifish Golden Panchax, Striped Panchax, Golden Wonder Killifish, Malabar Killi;
Nome Científico: Aplocheilus lineatus (Valenciennes, 1846);
Família: Aplocheilidae;
Origem da Espécie: Ásia (Índia e Sri Lanka);
Comprimento: Até 10 cm;
Expectativa de Vida: Até 4 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 6.5 – 7.5;
Dureza da Água: 5 – 20;
Temperatura: Manter entre 22 – 25°C;
Características
Alimentação
Carnívoro. Na natureza, o Killifish Golden Panchax se alimenta de larvas de insetos, pequenos insetos aquáticos, crustáceos e vermes.
Em um aquário, ele irá aceitar rações em flocos de alta qualidade, além de alimentos liofilizados e vivos. Em relação aos alimentos vivos, você pode fornecer artêmias vivas ou congeladas, bem como bloodworms para ajudar a realçar as cores do peixe.
Abaixo, separei algumas das principais rações disponíveis para o Killifish. Então, caso queira adquiri-las, basta clicar em seus respectivos links:
Última atualização em 2024-11-03 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Temperamento / Comportamento
O Killifish Golden Panchax é um animal fácil de cuidar e costuma aceitar uma variedade enorme de condições de água.
Na maioria das vezes, ele deixará as outras espécies em paz, a menos que elas sejam pequenas o suficiente para caberem em sua boca. Assim como a maioria dos Killifish, o Golden Panchax passa a maior parte do tempo na superfície.
Essa espécie de Killifish possui a fama de ser bem briguenta e, por isso, eu sugiro que você mantenha um grupo com no mínimo 4 peixes, pois isso ajuda a dissipar um pouco esse comportamento.
Compatibilidade
Escolher os companheiros de aquário para o Golden Panchax não é uma tarefa das mais fáceis, tendo em vista que ele pode se alimentar de peixes ou invertebrados menores do que ele sem maiores problemas.
Alguns bons companheiros de aquário para o Golden Panchax incluem, por exemplo:
Veja também:
Dimorfismo Sexual
Diferenciar o macho e a fêmea do Golden Panchax é uma tarefa fácil, pois eles são muito diferentes. Os machos, por exemplo, são muito mais coloridos e maiores do que as fêmeas. Além disso, suas barbatanas anais são mais pontiagudas e quando atingem a fase adulta, elas ficam bem avermelhadas.
Reprodução / Acasalamento
Antes de tentar reproduzir esses peixes, é importante que você observe as características de cada um deles. É bom ter um aquário de reprodução separado para garantir a sobrevivência dos alevinos.
Um único casal reprodutor dessa espécie pode colocar entre 50 e 300 ovos por dia, e a desova pode continuar por várias semanas. Falando na desova, ela costuma ocorrer em plantas ou decorações do aquário.
Depois que os pais terminam com a desova, você deve pensar na segurança dos ovos. Em muitos casos, o ideal é remover os pais do aquário. A eclosão desses ovos deve ocorrer entre 12 e 14 dias.
Após a eclosão, os filhotes se alimentarão de seus sacos vitelinos. Uma vez que seus sacos tenham sido absorvidos, você poderá alimentá-los com náuplios de artêmias ou rações trituradas. Tenha em mente que alguns alevinos irão crescer mais rápido do que outros, então é comum que haja um certo canibalismo entre eles. Se você quiser criar o maior número possível de filhotes com sucesso, terá que separá-los por tamanho para que não haja esse comportamento de canibalismo.
Preste muita atenção ao fornecer comida para os alevinos, pois rações não consumidas podem contaminar a água com muita rapidez.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 76 litros para 4 peixes da espécie.
O Golden Panchax prefere viver nas camadas superiores do aquário, portanto, você deve considerar adicionar muitas decorações, plantas e uma tampa bem ajustada para evitar possíveis saltos.
Na natureza, essa espécie vive em ambientes densamente plantados. Uma das minhas recomendações na criação desses peixes é caprichar nas plantas flutuantes, pois elas acabam deixando-os mais tranquilos e fazem com que eles se sintam mais seguros.
O substrato do aquário deve ser escuro e arenoso e as decorações podem ser feitas com troncos e raízes, além de rochas para criar esconderijos.
De um modo geral, o aquário deve ter uma iluminação fraca e uma boa filtragem. Além disso, o aquarista também precisa ficar atento as trocas parciais de água, pois elas são muito importantes para a manutenção e sobrevivência dessa espécie em cativeiro.
Sobre as trocas parciais de água, eu recomendo que o aquarista realize trocas de até 30% uma vez por semana.
Referências Bibliográficas
Huber, J.H., 1996. Killi-Data 1996. Updated checklist of taxonomic names, collecting localities and bibliographic references of oviparous Cyprinodont fishes (Atherinomorpha, Pisces). Société Française d’Ichtyologie, Muséum National d’Histoire Naturelle, Paris, France, 399 p. (Ref. 27139);
Dr. Rüdiger Riehl and Hans A. Baensch, Aquarium Atlas Vol. 1, Publisher Hans A. Baensch, 1991;
Rhett Butler, KILLIFISH, Mongabay.com, 2009;
Aplocheilus lineatus (Valenciennes, 1846) Striped panchax, Fishbase.org;