O Green Terror (Andinoacara rivulatus) é um peixe bastante territorial e agressivo. Eles podem chegar aos 20 cm de comprimento e viver por até 12 anos em aquários.
Esses peixes aceitam com muita facilidade qualquer tipo de ração, mas procure fornecer alimentos vivos como artêmias e larvas de mosquito. Além disso, essa espécie é famosa por se alimentar de caramujos.
A diferença de tamanho entre o macho e a fêmea é significativo, pois os machos costumam ter a barbatana dorsal e anal mais alongada do que as fêmeas.
No entanto, a espécie precisa de muito espaço para nadar. Para um casal, por exemplo, o aquário precisa ter no mínimo 300 litros, ótima filtragem e trocas parciais semanais de água. Evite colocar plantas nos aquários com esses peixes, pois eles costumam arrancá-las com muita facilidade.
Ficha Técnica
Nome: Green Terror
Nome Científico: Andinoacara rivulatus (Günther, 1860)
Família: Cichlidae
Origem da Espécie: América do Sul
Comprimento: Até 20 cm
Expectativa de Vida: Até 12 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 6.5 – 8.0
Dureza da Água: 5° – 18° dH
Temperatura: Manter entre 20°C – 24°C
Características
Nível de Cuidado: Moderado/Difícil;
Alimentação: O Green Terror é um animal carnívoro, portanto, aceitam alimentos congelados como krill, bloodworms e artêmias, bem como plâncton e vegetais verdes. A espécie também aceita rações em pellets.
Temperamento / Comportamento: Como acontece com os grandes ciclídeos da América do Sul, esses peixes precisam de bastante espaço no aquário, pois são muito agressivos.
Compatibilidade: Devido ao fato de ser um peixe muito agressivo, recomendamos que ele não conviva com outros peixes no aquário, mas se mesmo assim quiser adicionar algum companheiro para ele, adicione outros ciclídeos sul-americanos. Mas fique atento por eventuais agressões.
Reprodução / Acasalamento: Ovíparo. Durante o processo de reprodução, a fêmea escolhe uma pedra/rocha para depositar os ovos (cerca de 200). Depois que o macho os fertiliza, eles eclodirão após 3 dias, dando origem a penas larvas que se acomodarão rapidamente entre as rochas.
Veja também:
O macho costuma ficar muito agressivo nesta fase, então fique de olho no comportamento dele em relação a fêmea.
O desenvolvimento das larvas é, de fato, notório, assim que começam a nadar, os alevinos podem ser alimentados com náuplios de artêmias.
Tamanho do aquário: O Green Terror precisa de muito espaço pra nadar. Para um único exemplar, utilize um aquário com no mínimo 250 litros, mas se for um casal, 300 litros já está de bom tamanho.
Como costumam revirar decorações e cavar no substrato, se for colocar plantas, procure deixá-las bem presas. A presença de tanino no aquário deve ser evitado a todo custo, portanto, qualquer tronco colocado no aquário deve ser devidamente tratado para que o composto seja eliminado.
Referências Bibliográficas
Wijkmark, N., S.O. Kullander and R.E. Barriga Salazar, 2012. Andinoacara blombergi, a new species from the río Esmeraldas basin in Ecuador and a review of A. rivulatus (Teleostei: Cichlidae). Ichthyol. Explor. Freshwat. 23(2):117-137. (Ref. 93151)
2 Comentários
Pingback: Red Terror (Mesoheros festae) - MyAquarium
Pingback: Salvini (Trichromis salvini) - MyAquarium