O Haplochromis Quads (Copadichromis mbenjii) é um peixe raro originário da Ilha Mbenjii no Lago Malawi, na África. A espécie é considerada relativamente pacífica e pode viver tranquilamente em aquários comunitários com outros ciclídeos de comportamento semelhante.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Haplochromis Quads. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, além de processos como a reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Haplochromis Quads
Nome: Haplochromis Quads;
Nome Científico: Copadichromis mbenjii (Konings, 1990);
Família: Cichlidae;
Origem da Espécie: África (Ilha Mbenjii, Lago Malawi);
Comprimento: Até 14 cm;
Expectativa de Vida: Até 8 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil / Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 7.3 – 8.4;
Dureza da água: Entre 5 – 30;
Temperatura: Manter entre 24 – 27°C;
Características
Distribuição e Habitat
O Haplochromis Quads foi descrito pela primeira vez por Konings em 1990. A espécie é nativa do Lago Malawi, habitando geralmente áreas com fundos rochosos e parcialmente cobertas por vegetação ao redor da Ilha Mbenjii.
Aparência e Dimorfismo Sexual
O Haplochromis Quads é um peixe que pode atingir até no máximo 14 centímetros de comprimento e viver por até 8 anos sob bons cuidados. Ele possui coloração azul vibrante com o dorso marrom / alaranjado, mas podendo variar bastante de acordo com o local onde é capturado na natureza.
Embora as fêmeas tenham um pouco menos de coloração azul e marrom, ainda assim seu padrão definidor de três manchas é mais claro em comparação com os machos.
Alimentação
Carnívoro. O Haplochromis Quads irá aceitar rações em flocos e pellets, além de alimentos vivos e congelados. Para evitar quaisquer deficiências na dieta, eu recomendo que você varie ao máximo a alimentação desse peixe.
Você pode alimentá-lo com bloodworms, artêmias, bem como krill, tubifex e quaisquer outros tipos de alimentos proteicos, com exceção da carne vermelha.
Temperamento / Comportamento
O Haplochromis Quads é considerado um peixe relativamente pacífico. Ele pode conviver na companhia de outros de sua própria espécie (grupos com pelo menos 4 ou 5 membros), assim como também com outros ciclídeos de comportamento semelhante.
Indivíduos solitários tendem a ficar rapidamente estressados e tornam-se especialmente suscetíveis à doenças. Além disso, por ser um peixe polígamo, eu recomendo que você mantenha uma proporção de 1 macho e no mínimo 3 fêmeas no aquário.
Compatibilidade
O Haplochromis Quads é um peixe que prefere viver em cardumes, embora machos rivais precisem de muito espaço para desenvolver seus próprios territórios. Como já mencionei acima, é melhor sempre manter um único macho ao lado de um grupo de fêmeas.
Em relação aos demais companheiros de aquário, você deve evitar manter o Haplochromis Quads com espécies agressivas como, por exemplo, os famosos Mbunas. Além disso, você também deve evitar peixes que possuam cores semelhantes, pois podem provocar uma resposta agressiva.
Alguns bons companheiros de aquário incluem, por exemplo, espécies de Aulonocara e Cyrtocara.
Acasalamento / Reprodução
O Haplochromis Quads geralmente desova em aquários comunitários, mas se você quiser salvar o maior número possível de alevinos, mantenha-os em um aquário próprio.
Para iniciar o processo de reprodução, eu recomendo que você tenha no mínimo 1 macho e cerca de 3 ou 4 fêmeas. As fêmeas passarão na frente do macho e ele tentará se exibir e persegui-las. Caso alguma demonstre interesse, ela o seguirá até o centro de seu território.
A desova ocorre no meio da água, com a fêmea pegando os ovos com a boca quando estão sendo postos. Sobretudo, a fertilização ocorre no estilo padrão dos ciclídeos do Malawi. O macho possui “manchas em formato de ovos” em sua nadadeira anal, o que acaba atraindo a atenção da fêmea, pensando que são alguns ovos perdidos. Então, quando ela tenta adicioná-los à ninhada em sua boca, o macho libera o esperma.
A fêmea carregará os ovos por 3 – 4 semanas antes de liberar os filhotes. Ela não vai comer durante este período e pode ser facilmente observada por sua boca distendida. Caso ela fique muito estressada, poderá cuspir os filhotes prematuramente ou comê-los, portanto, tome cuidado se decidir movê-la de ambiente.
É importante notar que se uma fêmea ficar fora da colônia por tempo demais, ela pode perder sua posição na hierarquia do grupo.
Configuração do aquário
O aquário para o Haplochromis Quads precisa ter no mínimo 100 litros para um único macho. Eu recomendo ambientes com cerca de 300 litros para 1 macho e algumas fêmeas.
Você pode adicionar um substrato de areia ou cascalho bem fino, além de rochas e troncos para formar esconderijos. Lembre-se apenas de que esses peixes adoram nadar e, por isso, é importante deixar áreas abertas na frente do aquário para que eles tenham espaço suficiente para praticar a natação.
A iluminação do aquário não precisa ser forte, embora seja necessária no caso de você ter alguma planta viva mais exigente. Há algumas espécies de plantas interessantes que você pode adicionar em aquários de ciclídeos, clique aqui para conferir algumas delas.
Por fim, sobre a filtragem do aquário, ela deve ter um fluxo moderado de água e ser eficiente, pois o Haplochromis Quads não costuma tolerar níveis elevados de amônia ou nitrito.
Referências Bibliográficas
Maréchal, C., 1991. Copadichromis. p. 51-58. In J. Daget, J.-P. Gosse, G.G. Teugels and D.F.E. Thys van den Audenaerde (eds.) Check-list of the freshwater fishes of Africa (CLOFFA). ISNB, Brussels; MRAC, Tervuren; and ORSTOM, Paris. Vol. 4. (Ref. 4979);