O Ituí Cavalo (Apteronotus albifrons) é uma das espécies de água doce mais interessantes e únicas que você pode conhecer. Acredite! Depois que você ver um pessoalmente, não vai esquecer dele tão cedo!
Por causa de sua aparência, esses peixes têm recebido bastante atenção dos aquaristas. Mas, infelizmente, há muita desinformação sendo repassada sobre esses animais por aí.
Essa espécie é nativa da Bacia Amazônica, mas também pode ser encontrada em grande número nos Rios Paraná e Paraguai. Por isso, eles são muito comuns em alguns países como o Brasil, Argentina, Paraguai e Venezuela.
Um fato bastante interessante sobre esses peixes é que muitas pessoas não sabem que ele é elétrico. No entanto, eles não são capazes de atordoar você ou algo parecido, mas usam receptores elétricos para ajudá-los a localizar alimentos difíceis de encontrar. Como são animais noturnos, utilizam essa habilidade para encontrar comida mais fácil.
Cuidar de um Ituí Cavalo não é tão simples como muitas outras espécies de água doce. Isso se deve em parte pelo seu tamanho, mas também pelas condições únicas que esses peixes precisam para prosperarem.
Continue lendo esse artigo para você conhecer um pouco mais sobre essa interessante espécie de água doce que habita nossos rios.
Ficha Técnica
Nome: Ituí Cavalo, Peixe Fantasma Negro, Black Ghost Knifefish
Nome Científico: Apteronotus albifrons (Linnaeus, 1766)
Família: Apteronotidae
Origem da Espécie: América do Sul (Nativos da Bacia Amazônica, Rio Paraná através do Peru, Venezuela e Paraguai).
Comprimento: Até 50 cm
Expectativa de Vida: Entre 10 – 15 anos
Nível de Dificuldade: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 6.0 – 8.0
Dureza da Água: 5° – 19° dH
Temperatura: Manter entre 23°C – 28°C
Características
Alimentação
A dieta perfeita para o Ituí Cavalo deve ser praticamente igual aquela encontrada em seu habitat natural. Ao contrário de algumas outras espécies, esses peixes tendem a ser muito resistentes à transição para alimentos em flocos ou pellets, por exemplo.
Por isso, eles devem ser alimentados com uma dieta rica em proteínas e bastante natural. Qualquer tipo de alimento in natura ou congelado funcionará para esses peixes. Portanto, forneça bloodworms, artêmias e tubifex com frequência.
Como o Ituí Cavalo é um animal noturno, você precisará contornar seu ciclo do sono. No entanto, a maneira mais fácil de fazer isso é alimentá-los uma vez por dia e à noite (dependendo de sua programação).
No início, é ideal não superalimentá-los. Se eles não puderem comer toda a comida que você colocou no aquário, reduza a quantidade, pois a superalimentação não afetará apenas sua saúde diretamente, mas também haverá muito desperdício.
Temperamento / Comportamento
O Ituí Cavalo é considerado um peixe ativo e que prefere ficar sozinho.
Essa espécie está acostumada a nadar por entre esconderijos próximos ao substrato em busca de comida. No entanto, eles têm um pequeno lado agressivo.
Esse comportamento só vai se intensificar quando eles estiverem próximos de outros da mesma espécie. Mas não se preocupe, isso não significa que você não pode manter dois ou mais no mesmo aquário. Desde que esses peixes tenham espaço suficiente para chamar de seus, é muito improvável que eles sejam agressivos uns com os outros.
Veja também:
Compatibilidade
Há uma série de companheiros de aquário para o Ituí Cavalo, pois eles gostam de cuidar das próprias vidas e não costumam ser agressivos com outros peixes.
Quase todos os peixes de água doce pacíficos podem ser colocados juntos com eles, desde que não sejam muito pequenos. Portanto, caso queira adicioná-los com outras espécies, aqui vai uma pequena lista com as mais compatíveis:
Reprodução / Acasalamento
A reprodução desses peixes em cativeiro é algo que não recomendados devido à falta de informações disponível sobre o processo.
Existem tantos métodos conflitantes que foram testados que é difícil dizer o que funciona e o que não funciona. Por isso, não iremos encorajá-los a experimentar nenhum desses métodos.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 500 litros para um único exemplar, pois esses peixes costumam crescer muito e necessitam de espaço para nadar.
Manter um peixe desse tamanho em um aquário pequeno não só aumentará sua agressividade, mas também fará com que os parâmetros da água possam oscilar com mais facilidade, algo que pode trazer problemas para sua saúde.
O habitat natural desses peixes é composto de troncos, rochas e plantas em abundância. Isso significa que você deve tentar trazer um pouco disso para o aquário. Adicione areia fina ou qualquer outro tipo de substrato macio, já que o Ituí Cavalo possui a pele bastante frágil e sem escamas.
Evite apenas criar esconderijos com objetos pontiagudos, pois isso pode acabar causando ferimentos ao animal.
Referências Bibliográficas
Ortega, H. and R.P. Vari, 1986. Annotated checklist of the freshwater fishes of Peru. Smithson. Contrib. Zool. (437):1-25. (Ref. 6329)