O Jack Dempsey (Rocio octofasciata) é um dos ciclídeos americanos mais interessantes e bonitos para se criar em aquários. A espécie recebeu esse nome devido ao fato de ser extremamente agressiva com outros peixes. Por conta de sua agressividade, acabou ganhando o apelido de “Jack Dempsey”, em homenagem ao Campeão Mundial de Boxe dos Pesos Pesados de mesmo nome em 1919.
No geral, o Jack Dempsey é um peixe fácil de cuidar e pode até mesmo ser criado por iniciantes, mas requer aquários grandes para se sentir confortável e seguro.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Jack Dempsey. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, além de processos como a reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Jack Dempsey
Nome: Jack Dempsey;
Nome Científico: Rocio octofasciata (Regan, 1903);
Família: Cichlidae;
Origem da Espécie: América do Norte e Central (Sul do México, Guatemala, Yucatán e Honduras);
Comprimento: Em cativeiro até 25 cm;
Expectativa de Vida: Até 5 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 7.0 – 8.0;
Dureza da água: Entre 9 – 20;
Temperatura: Manter entre 22 – 30ºC;
Características
Distribuição e Habitat
Na natureza, o Jack Dempsey é encontrado na América do Norte e Central, mais especificamente no sul do México, Guatemala, Yucatán e Honduras. Ele costuma habitar pântanos de águas mornas e de fluxo lento, vivendo entre áreas cobertas de vegetação e fundos arenosos ou lamacentos. Esse peixe se alimenta de vermes, crustáceos, insetos, assim como também de pequenos peixes.
Aparência
O Jack Dempsey é considerado um peixe bem grande, podendo atingir até 25 centímetros de comprimento. O peixe adulto possui coloração marcante com um fundo cinza-púrpura contrastando com manchas brilhantes azuis, verdes e douradas. Além disso, os machos possuem barbatanas anais e dorsais pontiagudas com uma faixa vermelha, mas alguns deles também desenvolvem manchas pretas redondas no centro do corpo e na base da cauda.
Alimentação
Onívoro. O Jack Dempsey aceita todos os tipos de alimentos, incluindo vivos, frescos e rações em flocos ou pellets. Ele é um peixe que fica bem grande, então deve ser alimentado com rações de alta qualidade e pequenos pedaços de carne ou peixes de vez em quando.
Tenha cuidado para não superalimentá-los com carne de animais de sangue quente (bovina ou frango), pois os tipos de proteínas e gorduras contidas nesses alimentos podem ser prejudiciais aos peixes.
Abaixo, separei algumas excelentes rações para você adquirir para essa espécie:
No products found.
Temperamento / Comportamento
O Jack Dempsey é considerado um peixe bastante territorial e agressivo e, por isso, deve ser mantido sozinho no aquário.
Você pode até mesmo manter espécimes jovens juntos, mas geralmente eles começam a exibir sinais de agressividade à medida que se tornam sexualmente maduros.
Se um casal se formar no aquário, eles serão pacíficos entre si, mas hostis com quaisquer outros peixes que ficarem no mesmo ambiente.
Essa espécie de peixe costuma nadar em todas as regiões do aquário.
Compatibilidade
Conforme mencionamos acima, você deve manter o Jack Dempsey sozinho no aquário. No entanto, se quiser mantê-lo acompanhado de outros de sua espécie, os grupos e o aquário deverão ser grandes para comportar todos eles.
Dimorfismo Sexual
O macho possui a barbatana dorsal mais longa e pontiaguda do que a fêmea. Além disso, o macho também desenvolve uma mancha preta redonda no centro do corpo e na base da cauda. A fêmea possui menos manchas do que o macho, mas pode apresentar uma pequena mancha escura na barbatana dorsal ou na borda inferior da cobertura branquial.
Reprodução / Acasalamento
A reprodução do Jack Dempsey é considerada fácil, mas o problema é conseguir formar um casal. Você deve misturar vários peixes jovens e esperar que eles formem pares. Com um casal formado, você pode separá-los e adicionar em um aquário de reprodução.
Os casais se tornam muito territoriais e, por isso, não vão tolerar nenhum outro peixe no aquário com eles. Portanto, evite adicionar quaisquer espécies junto de um casal de Jack Dempsey.
Durante o processo de desova, a fêmea colocará entre 500 – 800 ovos em rochas previamente limpas pelo macho. Eles formam grandes famílias e, por isso, os pais cuidam dos filhotes e os mantém em locais protegidos de outros peixes.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 200 litros para um único exemplar dessa espécie, embora aquários maiores sejam recomendados para manter vários peixes juntos.
O Jack Dempsey prefere ambientes bem oxigenados, juntamente de uma filtragem potente e eficiente. Além disso, você pode adicionar um substrato de areia fina e formar esconderijos com rochas e troncos.
Procure também adicionar plantas flutuantes ao aquário desses peixes. Se estiver pensando em adicionar algum tipo de planta dentro do aquário, procure ancorá-las nas laterais em meio as rochas, pois o Jack Dempsey adora revirar o substrato.
Por fim, embora esse peixe possa tolerar uma ampla gama de condições de água, temperaturas mais elevadas podem deixá-lo ainda mais agressivo. Por isso, procure mantê-lo em ambientes com temperaturas que fiquem na faixa dos 26°C.
Referências
Schmitter-Soto, J.J., 2007. A systematic revision of the genus Archocentrus (Perciformes: Cichlidae), with the description of two new genera and six new species. Zootaxa 1603:1-78. (Ref. 74403);
George Zurlo, David Schleser, Cichlids (Complete Pet Owner’s Manual), Barron’s Edu Series, 2005;
Richard F. Stratton, The Guide to Owning Central American Cichlids, T.F.H. Publications, Inc., 2001;
2 Comentários
Pingback: Top 10 peixes de água doce coloridos para colocar no aquário - MyAquarium
Pingback: Confira 7 lindos peixes de água doce agressivos para colocar no aquário | MyAquarium