O Julie Dickfeldi (Julidochromis dickfeldi) apesar de ser o mais conhecido e famoso peixe do gênero julidochromis, são muito difíceis de serem encontrados em lojas de aquarismo.
Essa espécie pode atingir cerca de 11 cm de comprimento e, além disso, costuma viver nas margens rochosas do Lago Tanganica, a uma profundidade de 5 a 30 metros. Acima de tudo, esses peixes passam a maior parte do tempo em fendas e grutas procurando comida e se refugiando.
No entanto, devido ao seu comportamento territorial, eles não costumam se mover muito dentro do aquário.
Ficha Técnica
Nome: Julie Dickfeldi
Nome Científico: Julidochromis dickfeldi (Staeck, 1975)
Família: Cichlidae
Origem da Espécie: África, Lago Tanganica
Comprimento: Até 11 cm
Expectativa de Vida: Até 5 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 8.5 -9.2
Dureza da Água: 8° – 14° dH
Temperatura: Manter entre 22°C – 25°C
Características
Nível de Cuidado: Moderado;
Alimentação: Onívoro. Essa espécie não possui muitos problemas para comer, pois aceitam a maioria dos alimentos que fornecemos, como rações (granuladas ou flocos), papas caseiras, alimentos vivos, artêmias e peixe cru bem picado.
Temperamento / Comportamento: Como o Julie Dickfeldi é um peixe territorial, de fato, pode ter problemas com outros da mesma espécie. Mas de um modo geral, ele costuma ser considerado um peixe tranquilo, pois limita-se apenas a defender seu território e, caso se sinta ameaçado, irá tentar afastar qualquer um que chegue perto.
Como já mencionado, eles são peixes que ficam mais tempo parados, ou seja, na maioria das vezes estarão “colados” a qualquer decoração, rochas ou troncos.
Compatibilidade: O Julie Dickfeldi pode viver muito bem em aquários comunitários, mas não é aconselhável colocá-los com peixes muito maiores. Além disso, a espécie pode até mesmo se adaptar bem com outros machos, contanto que haja esconderijos para todos.
Veja também:
Reprodução / Acasalamento: Esse peixe costuma se reproduzir com muita facilidade. Sobretudo, o casal irá escolher uma caverna para ser o ninho, e eles a limparão cuidadosamente.
A postura dos ovos pode ocorrer no teto do ninho, no vidro do aquário, bem como sob o substrato. A postura pode ser de 30 a 60 ovos por vez. No momento da eclosão, por exemplo, os alevinos já saem nadando livremente perto do ninho.
Será muito comum ver os pais pegando o alimento, mastigando e cuspindo para os filhotes pequenos pedaços para que comam.
Tamanho do aquário: O aquário precisa ter no mínimo 50 litros para um casal dessa espécie, mas como são peixes de fundo, é muito difícil ver um exemplar nadando na região intermediária do aquário. O Julie Dickfeldi também se adapta bem em aquários plantados, mas procure adicionar cascalhos arredondados, pois eles adoram cavar buracos.
Referências Bibliográficas
Maréchal, C. and M. Poll, 1991. Julidochromis. p. 202-205. In J. Daget, J.-P. Gosse, G.G. Teugels and D.F.E. Thys van Audenaerde (eds.) Check-list of the freshwater fishes of Africa (CLOFFA). ISNB, Brussels; MRAC, Tervuren; and ORSTOM, Paris. Vol. 4. (Ref. 5651)