O Julie Xadrez (Julidochromis marlieri) é um ciclídeo de aparência única encontrado nas regiões Norte, Sul e Oeste do Lago Tanganica, na África. Por ser uma espécie bastante tímida, ele costuma ficar em fendas e cavernas no fundo do aquário, saindo na maioria das vezes apenas para se alimentar.
Esses peixes gostam de águas profundas e, geralmente, são encontrados em profundidades que variam de 5 – 30 metros. No entanto, como já mencionamos, esses animais não costumam nadar para muito longe de rochas e raramente vêm a superfície na natureza.
Em relação as cores, o Julie Xadrez possui um contraste interessante. Como o próprio nome já diz, a espécie possui um padrão de cores xadrez criado por fileiras horizontais de pontos brancos. Existem algumas variações no padrão de cores desses animais, mas no geral, eles são todos muito bonitos.
Sobretudo, o Julie Xadrez é uma ótima escolha tanto para iniciantes quanto para aquaristas experientes. São moderadamente fáceis de cuidar, contanto que o aquário tenha um bom tamanho e os companheiros certos. Além disso, costumam ser muito pacíficos, se adaptam muito bem em diferentes condições de água, comem uma variedade enorme de alimentos, e se reproduzem com facilidade.
Ficha Técnica
Nome: Julie Xadrez, Checkered Julie, Marlieri Cichlid, Spotted Julie, Plaid Julie
Nome Científico: Julidochromis marlieri (Poll, 1956)
Família: Cichlidae
Origem da Espécie: África (Lago Tanganica)
Comprimento: Até 13 cm
Expectativa de Vida: Até 8 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 7.5 – 9.0
Dureza da Água: 10° – 13° dH
Temperatura: Manter entre 22°C – 25°C
Características
Nível de Cuidado: Iniciante;
Alimentação: Onívoro. Na natureza, o Julie Xadrez se alimenta de invertebrados, por exemplo, caramujos, assim como também de insetos aquáticos, esponjas, microfaunas e aufwuchs.
No entanto, em cativeiro, para manter um bom equilíbrio em sua dieta, eles precisarão de uma ração em flocos ou grânulos de qualidade todos os dias. Além disso, você deve suplementá-la com alimentos vivos, por exemplo, artêmias, camarões mysis e quaisquer outros alimentos para ciclídeos do Lago Tanganica.
Temperamento / Comportamento: O Julie Xadrez é considerado um peixe bastante pacífico com outros da espécie, mas não irá tolerar machos adultos de sua própria prole. Entretanto, eles podem ser mantidos sozinhos, em pares ou em grandes grupos de vários pares.
Na maioria das vezes, você irá vê-los próximos de suas cavernas ou fendas, e dificilmente os verá nadando por todos os cantos do aquário, já que preferem ficar próximos ao fundo.
Compatibilidade: Mesmo sendo um peixe territorial, ele pode ser mantido com outros ciclídeos do Lago Tanganica de tamanho semelhante, por exemplo, Altolamprologus e Cyprichromis. A menos que o aquário seja enorme, eles devem conviver apenas com fêmeas de sua própria espécie.
Reprodução / Acasalamento: A reprodução do Julie Xadrez é considerada fácil, mas requer um pouco de paciência. A melhor forma de começar é comprar um grupo de peixes jovens, permitindo que formem casais naturalmente. Uma vez que o casal tenha se formado (isso pode levar um ano mais ou menos), os outros peixes devem ser removidos, pois eles permanecerão juntos por toda a vida.
Veja também:
Infelizmente, tentar acelerar o processo, colocando um macho e fêmea adultos no aquário, pode causar problemas. Na maioria das vezes, isso pode causar naté mesmo a morte da fêmea.
Sobretudo, quando o casal estiver formado, eles irão desovar em uma caverna, com a fêmea botando até 100 ovos nas paredes ou teto. Muitas vezes é difícil saber que eles desovaram até você ver os alevinos. Então, uma vez que a desova tenha ocorrido, a fêmea cuidará dos ovos enquanto o macho fica encarregado de cuidar da área ao redor da caverna. Após a eclosão, você pode remover os pais, embora eles raramente causem problemas para os filhos.
Os filhotes, por sua vez, ainda podem ter o saco vitelino remanescente quando são liberados e, por conta disso, não precisam ser alimentados até que este tenha sumido por completo. Entretanto, caso você os veja sem o saco vitelino, poderá alimentá-los imediatamente.
Os alevinos são grandes o suficiente para aceitar náuplios de artêmias desde o nascimento. O cuidado dos pais com os filhotes é bastante duradouro e eles podem permanecer juntos até que tenham cerca de 2,5 cm de tamanho, momento em que os pais devem ser removidos, já que podem se voltar contra os filhotes.
Veja também:
Por fim, os adultos podem desovar novamente enquanto a ninhada ainda está no aquário, e formarão uma família onde os filhotes mais velhos cuidarão dos novos ovos colocados pelos pais. Curiosamente, durante o período em que a fêmea está cuidando dos filhotes, ela se torna o peixe dominante do aquário.
Tamanho do aquário: O aquário precisa ter no mínimo 75 litros para um casal ou 280 litros para um comunitário. O Julie Xadrez se dá bem em água doce ou salobra, mas precisa de uma boa oxigenação, juntamente com uma filtragem forte e eficiente.
O Lago Tanganica é um local muito rico em oxigênio, por isso, você deve adicionar tudo o que puder para fornecer oxigenação no aquário, como filtros e bombas de ar extras, mesmo que haja plantas resistentes.
Adicione muitas rochas porosas e / ou vasos inteiros virados de lado para formar cavernas e fendas. Além disso, eles ficam muito próximos dessas estruturas e, portanto, quanto mais rochas, mais confortáveis ficarão.
Referências Bibliográficas
Maréchal, C. and M. Poll, 1991. Julidochromis. p. 202-205. In J. Daget, J.-P. Gosse, G.G. Teugels and D.F.E. Thys van Audenaerde (eds.) Check-list of the freshwater fishes of Africa (CLOFFA). ISNB, Brussels; MRAC, Tervuren; and ORSTOM, Paris. Vol. 4. (Ref. 5651)