O Kandango (Copadichromis borleyi) é um dos inúmeros peixes considerados ideais para criar em aquários. Uma de suas principais características é que eles são relativamente pacíficos, se tornando territoriais apenas durante o período de reprodução.
Esses animais são endêmicos do Lago Malawi, habitando áreas rochosas, assim como também áreas abertas. Eles são vistos em profundidades que variam entre 3 – 20 metros, mas geralmente preferem locais mais rasos que não passam dos 5 metros.
Na natureza, eles podem ser encontrados em grupos próximos de áreas rochosas com substratos arenosos. No entanto, esses cardumes podem variar bastante de tamanho.
No geral, o Kandango é uma ótima escolha tanto para quem está iniciando quanto para aquaristas experientes. Eles são fáceis de cuidar, alimentar e pouco exigentes. Além disso, são considerados animais pacíficos e ideais para aquários comunitários.
Continue lendo o artigo para conhecer as principais características e necessidades do Kandango.
Ficha Técnica
Nome: Kandango, Haplochromis Kandango, Haplochromis borleyi redfin, Red Fin Kadango, Red Fin Borleyi Cichlid, Yellow Fin Borleyi Cichlid;
Nome Científico: Copadichromis borleyi (Iles, 1960)
Família: Cichlidae;
Origem da Espécie: África (Lago Malawi);
Comprimento: Até 14 cm;
Expectativa de Vida: Entre 7 – 10 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 8.0 – 8.5;
Dureza da Água: 10° – 16° dH;
Temperatura: Manter entre 24°C – 26°C;
Características
Alimentação
Onívoro. O Kandango é um peixe basicamente planctívoro e irá aceitar qualquer tipo de alimento que contenha bastante proteína.
A dieta deve ser rica em proteínas, mas você também deve inserir alguns alimentos à base de vegetais. Eles irão aceitar rações em flocos enriquecidas com spirulina, assim como também artêmias e outros tipos de alimentos vivos.
Em relação aos vegetais, você pode adicionar espinafre a sua dieta.
Que tal adquirir algumas excelentes rações para seus peixes? Selecionei as melhores do mercado:
Última atualização em 2024-11-23 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Temperamento / Comportamento
O Kandango pode sofrer um pouco em aquários com más condições de água. Como eles são peixes bagunceiros, você deve realizar trocas semanais de água de 20 – 50%, dependendo da carga biológica.
No geral, esses peixes são considerados bastante pacíficos, mas você deve manter grupos formados por um macho e três ou mais fêmeas. Mantê-los dessa forma ajuda a distribuir a atenção do macho entre as fêmeas.
O Kandango irá nadar nas regiões superiores e central do aquário.
Veja também:
Compatibilidade
Essa espécie raramente mostra sinais de agressividade com seus companheiros de aquário, mas durante a época de acasalamento, o macho procura defender seu território à todo custo.
Sobretudo, você deve evitar ciclídeos agressivos ou mbunas. O Kandango pode conviver com outros ciclídeos pacíficos do Lago Malawi, como Aulonocara e Cyrtocara.
Reprodução / Acasalamento
Os machos dessa espécie costumam ser maiores e mais coloridos. Além disso, eles possuem nadadeiras pélvicas extremamente alongadas com manchas de ovos nas bordas. As fêmeas, por sua vez, são prateadas com três manchas pretas nas laterais e geralmente possuem uma cor laranja em pelo menos algumas de suas barbatanas.
O kandango costuma formar grandes famílias matriarcais e choca os ovos em suas bocas.
O macho atinge a fase de reprodução quando chega ao primeiro ano de idade. Então, ele irá escolher um local para desova e o defenderá à todo custo, sendo geralmente um local próximo a uma rocha. Uma vez que ele tenha atraído uma das fêmeas, ela irá desovar na parte vertical de uma grande rocha.
A fecundação ocorre de forma típica dos peixes do Lago Malawi. O macho possui “manchas de ovos” em suas barbatanas anal e a fêmea é atraída por ela, pensando que são ovos que ela perdeu. Então, quando ela tenta adicionar à ninhada em sua boca, o macho libera seu esperma.
Veja também:
A fêmea irá carregar até 60 ovos de uma única só vez. Os ovos irão demorar cerca de mais ou menos 21 dias para eclodir. Os alevinos são cinza escuro com barbatanas amarelas ou laranja, mas isso vai depender do local de onde as espécies foram coletadas.
Fique ciente de que a fêmea não irá se alimentar durante esse período de incubação. Se ela ficar estressada, pode acabar cuspindo a ninhada ou comê-la, portanto, deve-se tomar cuidado se você decidir mover os peixes para evitar a predação dos alevinos.
Os filhotes são grandes o suficiente para aceitarem náuplios de artêmias e rações trituradas.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 280 litros para um grupo composto de um macho e três fêmeas.
Lembre-se de manter uma filtragem forte e eficiente, além de deixar o pH acima do neutro. O substrato usado para aquários marinhos é o mais recomendado, pois ajuda a manter o pH elevado.
Esses ciclídeos preferem níveis de iluminação baixos e muitos lugares para esconder. Pensando nisso, o aquário deve possuir muitas rochas para fornecer locais para que eles possam descansar, mas também áreas abertas para que possam nadar livremente.
Referências Bibliográficas
Maréchal, C., 1991. Copadichromis. p. 51-58. In J. Daget, J.-P. Gosse, G.G. Teugels and D.F.E. Thys van den Audenaerde (eds.) Check-list of the freshwater fishes of Africa (CLOFFA). ISNB, Brussels; MRAC, Tervuren; and ORSTOM, Paris. Vol. 4. (Ref. 4979)