O Killifish Lampeye (Aplocheilichthys normani) é um peixe nativo da África Central e Ocidental, sendo considerado muito resistente e pacífico, mas muito pouco conhecido no hobby.
Se você estiver pensando em montar um aquário plantado com peixes pequenos, esses carinhas são ideais para você, já que podem chegar aos 4 centímetros de comprimento apenas. Mas fique atento a quantidade, pois gostam de viver em grupos com no mínimo 6 indivíduos da mesma espécie.
O killifish Lampeye é ideal até para iniciantes, já que podem se reproduzir com muita facilidade. No entanto, procure manter uma filtragem suave no aquário, assim como também substrato e decorações escuras, já que isso irá ajudar a realçar a vibrante cor azul na íris superior desses pequenos peixes.
Ficha Técnica
Nome: Killifish Lampeye
Nome Científico: Aplocheilichthys normani (Ahl, 1928)
Família: Poeciliidae
Origem da Espécie: África
Comprimento: Até 4 cm
Expectativa de Vida: Até 3 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 6.5 – 7.2
Dureza da Água: 4° – 8° dH
Temperatura: Manter entre 22°C – 26°C
Características
Nível de Cuidado: Fácil / Moderado;
Alimentação: Carnívoros. O Killifish Lampeye não é de fato um comedor exigente, mas precisa de uma dieta variada de alimentos que podem ser consumidos na superfície da água.
Eles aceitam rações em flocos e pellets triturados. Além disso, gostam de alimentos vivos, por exemplo, artêmias, dáfnias, bloodworms e larvas de mosquitos.
Temperamento / Comportamento: O Killifish Lampeye é uma espécie bastante pacífica e, portanto, irá ficar nadando na região intermediária do aquário. Eles podem se esconder caso se sintam ameaçados.
Enquanto muitos outros killifish são mantidos em casais, o Lampeye parece se sentir mais seguro e desenvolver melhor suas cores quando estão em grupos. Por conta disso, eles precisam estar com pelo menos 6 indivíduos da mesma espécie.
Compatibilidade: Devido ao seu tamanho e comportamento pacífico, o Killifish Lampeye se dá melhor com peixes do mesmo tipo, pequenos e bastante pacíficos.
Eles podem conviver com camarões adultos, por exemplo, mas os filhotes desses camarões não terão a mesma sorte.
Veja também:
Reprodução / Acasalamento: Essa espécie se reproduz muito fácil em aquários plantados, e é bem provável que apareçam alevinos de vez em quando no seu aquário. No entanto, caso queira criar os filhotes, você deverá ter um aquário separado.
Esse aquário deve ter as mesmas condições de água do aquário principal, filtrada por um simples filtro de esponja e um termostato para ajudar a manter a temperatura constante. Procure adicionar algumas plantas também, por exemplo, musgos de java.
Para incentivar a desova, coloque 1 macho com 3 fêmeas nesse aquário. A desova deve ocorrer muito rápido e sem muita intervenção (às vezes uma pequena troca parcial de água pode ajudar).
Os ovos podem parecer grandes em relação ao tamanho dos peixes, não se preocupe, é assim mesmo! Além disso, ficarão grudados em algum enfeite ou planta.
Após o processo de desova, retire os pais do aquário. A incubação leva de 12 – 14 dias, isso vai depender da temperatura da água. Os filhotes recém-nascidos devem ser alimentados com infusórios, alimentos líquidos para alevinos ou náuplios de artêmias.
Fique atento em relação a sujeira na água, pois os filhotes precisam que a água fique muito limpa para que possam sobreviver.
Tamanho do aquário: O Killifish Lampeye é um peixe resistente, mas conforme já falado antes, precisa ficar em um aquário com água bem limpa. Para manter um pequeno grupo com 6 peixes, você irá precisar de um aquário com no mínimo 70 litros.
Se quiser que se reproduzam, adicione 1 macho para cada 3 fêmeas e, além disso, insira muitas plantas para que possam se sentir seguros.
Além disso, lembre-se de adicionar uma boa tampa ao aquário, já que esses peixes adoram saltar.
Referências Bibliográficas
Huber, J.H., 1996. Killi-Data 1996. Updated checklist of taxonomic names, collecting localities and bibliographic references of oviparous Cyprinodont fishes. (Ref. 27139)
1 comentário
Pingback: Killifish do Lago Tanganica (Lamprichthys tanganicanus) - MyAquarium