O famoso Kribensis (Pelvicachromis pulcher) foi introduzido no hobby na década de 1950. Uma breve olhada nesse animal e você já pode ter uma ideia do porquê dele ter se tornado tão famoso. Hoje em dia, estão meio sumidos, mas são uma excelente escolha para aquaristas novos e experientes que queiram criar ciclídeos.
O Kribensis é um animal bastante interessante, pois são pequenos, fáceis de alimentar e criar em um aquário, e relativamente pouco exigentes quanto a química da água, desde que o aquário seja estabilizado.
A espécie costuma ser bastante pacífica e tolerante, portanto, pode ser mantida com uma variedade enorme de peixes pequenos. Além disso, eles gostam de aquários densamente plantados e, embora gostem de se enterrar no substrato de vez em quando, ainda assim não costumam prejudicar as plantas.
Ficha Técnica
Nome: Kribensis
Nome Científico: Pelvicachromis pulcher (Boulenger, 1901)
Família: Cichlidae
Origem da Espécie: África (Nigéria e Camarões)
Comprimento: Até 11 cm
Expectativa de Vida: Até 5 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 5.0 – 8.0
Dureza da Água: 5° – 19° dH
Temperatura: Manter entre 24°C – 25°C
Características
Nível de Cuidado: Fácil;
Alimentação: Embora o Kribensis seja um peixe onívoro, ele se alimenta de vermes, crustáceos e insetos na natureza. No entanto, nos aquários, eles comem todos os tipos de alimentos vivos, frescos e rações em flocos.
Para manter um bom equilíbrio, forneça uma excelente ração em flocos ou pellets todos os dias como alimento base. Varie a dieta adicionando alimentos vivos e congelados, como artêmias ou bloodworms.
Contudo, procure alimentá-los com 2 ou 5 pequenas porções de comida por dia, ao invés de uma grande porção de uma única só vez. Isso irá ajudar a manter a alta qualidade da água por mais tempo.
Temperamento / Comportamento: O Kribensis é um peixe que pode viver tranquilamente em aquários comunitários. O ideal, no entanto, é que vivam em casais.
Além disso, eles são peixes muito pacíficos e irão nadar pela região intermediária e inferior do aquário. Caso se reproduzam, os pais e os alevinos se tornarão uma família unida e raramente irão se separar.
Veja também:
Compatibilidade: O Kribensis pode ser mantido com inúmeros outros peixes de sua própria espécie, mas o aquário precisa ter bastante espaço para que todos eles criem seus próprios territórios.
Eles podem conviver com muitos outros peixes pacíficos, no entanto, eles tendem a beliscar as nadadeiras de peixes com nado lento, como o Acará Bandeira. Sobretudo, pelo fato de ser uma espécie tímida e um tanto retraída, não deve ser mantido com peixes muito grandes ou agressivos.
Bons companheiros de aquário incluem variedades de peixes pequenos de cardume, como Rasboras, paulistinhas, barbos, colisas e coridoras.
Reprodução / Acasalamento: A maioria dos peixes encontrados em lojas foram criados em cativeiro. A princípio, eles são fáceis de reproduzir e geralmente desovam em aquários comunitários.
Esses peixes formam pares monogâmicos. Então, a melhor maneira de garantir que você tenha um casal é criar um grupo de 6 ou mais peixes jovens juntos e permitir que eles formem os pares naturalmente.
Para a reprodução, o aquário precisa ter uma filtragem suave, como um filtro de esponja, para que os alevinos não sejam sugados.
A fêmea prefere desovar em fendas ou cavernas, por conta disso, você deve fornecer muitos esconderijos para que ela possa escolher aquele que melhor lhe agrada.
Quando o casal está pronto para desovar, suas cores se intensificam e o ventre da fêmea começa a se escurecer, ficando com uma cor roxa bem escura. Então, a fêmea iniciará a desova exibindo sua barriga para o macho. Após isso, o casal escolherá um local para desova ou cavará sob uma decoração. Mas lembre-se que eles gostam de privacidade, então podem desaparecer por alguns dias.
Veja também:
Durante a desova, a fêmea colocará entre 200 – 300 ovos no teto ou nas paredes da caverna. Então, ela ficará vigiando os alevinos enquanto o macho defende o território.
Os ovos eclodirão em 2 – 3 dias e os alevinos estarão nadando livremente após 7 – 8 dias. Os alevinos, por sua vez, podem ser alimentados com náuplios de artêmias ou microvermes, além disso, irão procurar por algas e detritos no aquário. Os filhotes podem ser deixados com os pais até que o casal desove novamente.
Tamanho do aquário: O Kribensis é um peixe ativo que irá nadar nas áreas intermediárias e inferiores do aquário. Portanto, você precisa de no mínimo 80 litros para um casal dessa espécie.
Fora isso, eles precisam de uma boa filtragem no aquário, além de trocas parciais de água frequentes.
Adicione um substrato arenoso ou de cascalho com tamanho bem pequeno. Usar um substrato escuro, por exemplo, ajudará a realçar suas cores. Inclua rochas, troncos e até mesmo potes de barro virados de lado para criar muitas cavernas e potenciais locais de desova.
Além disso, eles precisarão de algum espaço aberto para nadar no fundo do aquário. Embora as plantas não sejam essenciais em um aquário para Kribensis, eles podem desfrutar de um local densamente plantado.
Referências Bibliográficas
Daget, J., 1991. Pelvicachromis. p. 363-366. In J. Daget, J.-P. Gosse, G.G. Teugels and D.F.E. Thys van den Audenaerde (eds.) Check-list of the freshwater fishes of Africa (CLOFFA). ISNB, Brussels; MRAC, Tervuren; and ORSTOM, Paris. Vol. 4. (Ref. 5677)
3 Comentários
Pingback: Por que os peixes do meu aquário estão brigando? - MyAquarium
Pingback: 10 espécies de peixes mais fáceis de reproduzir em um aquário - MyAquarium
Pingback: Tetra Longfin (Bryconalestes longipinnis) - MyAquarium