O peixe Labidochromis Yellow (Labidochromis caeruleus) é um dos ciclídeos africanos mais populares por causa de sua bela coloração amarelada. Esses ciclídeos são bem pequenos, dinâmicos e costumam viver em rochas no Lago Malawi, na África.
A espécie se destaca principalmente por conta da sua coloração, mas também por ser um dos ciclídeos africanos mais pacíficos encontrados na região do lago.
O Labido Amarelo, como também é conhecida essa espécie, vive em praticamente qualquer configuração de aquário de ciclídeos e, além disso, pode viver tanto sozinho, em pares ou acompanhado de outros peixes. No entanto, esses animais podem se tornar um pouco agressivos apenas com peixes que possuam tamanho, forma ou cores parecidas com as deles.
Caso esteja pensando em começar a criar ciclídeos, eu recomendo que você comece através desse pequeno peixinho. Essa espécie pode viver em aquários com no mínimo 100 litros, mas o recomendado mesmo é que você invista em algo maior, em torno de 200 litros. Além disso, o Labido Amarelo se sentirá muito mais seguro em ambientes que possuam muitos esconderijos formados com rochas ou troncos.
Ficha Técnica
Nome: Labidochromis Yellow, Labido Amarelo, Blue Streak hap, Lemon Drop Cichlid, Eletric Yellow, Yellow lab;
Nome Científico: Labidochromis caeruleus (Fryer, 1956);
Família: Cichlidae;
Origem da Espécie: África (Lago Malawi);
Comprimento: Até 8.1 cm;
Expectativa de Vida: 18 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 7.8 – 8.2;
Dureza da Água: Entre 10° – 18° dH;
Temperatura: Devem ser mantidos entre 23°C – 26°C;
Características
Alimentação
Herbívoro. A dieta do Labido Amarelo deve ser constituída basicamente de alimentos ricos em matéria vegetal, portanto, ofereça rações enriquecidas com spirulina, pois elas ajudam a realçar suas cores.
Procure fornecer alimentos congelados como, por exemplo, camarões mysis e bloodworms de vez em quando. Encontrar rações para esses peixes não é uma tarefa muito difícil, mas lembre-se apenas de fornecer pequenas porções durante o dia para evitar a superalimentação.
Selecionei algumas das melhores rações disponíveis para essa espécie! Então, caso queira adquiri-las, basta clicar nos links abaixo:
No products found.
Temperamento / Comportamento
O Labidochromis Yellow é uma espécie pacífica e ideal para conviver com inúmeros outros ciclídeos africanos. Além disso, esse peixe pode viver tanto sozinho, quanto em pares ou haréns dentro do aquário.
O ideal mesmo é mantê-los sempre na proporção de um macho para várias fêmeas. Mantê-los dessa forma, ajuda a mitigar um pouco seus níveis de agressividade.
Compatibilidade
Os melhores companheiros de aquário para o Labido Amarelo são outros peixes Mbuna (grupos de peixes que pertencem ao lago Malawi). Entretanto, procure manter uma boa mistura desses peixes, pois assim se tornam menos agressivos uns com os outros.
Dimorfismo Sexual / Reprodução / Acasalamento
Para a reprodução, o ideal é que você possua duas fêmeas para cada macho.
Os machos geralmente têm grandes manchas amarelas delineadas em preto em suas barbatanas anais, no entanto, nem todos eles possuem essas características, o que acaba dificultando na hora de sexá-los.
A reprodução dessa espécie é bem parecida com a de qualquer outro ciclídeo do lago Malawi. O macho, por exemplo, escolhe, limpa e defende um território de reprodução, geralmente um espaço de substrato ou rocha. Então, ele começa a se exibir e estremecer seu corpo próximo das fêmeas para tentar chamar a atenção delas.
Durante a desova, ao postar um único ovo, a fêmea gira e leva-o até sua boca. Em seguida, o macho fica posicionado sob o substrato de forma que quando a fêmea agarra outro óvulo, ela também coloca o esperma dele em sua boca. Dessa forma, esse processo tende a durar até que a fêmea fique com a boca cheia de ovos fertilizados.
Após cerca de mais ou menos um mês com os filhotes na boca, a fêmea os libera totalmente formados, mas durante o período de incubação, que leva de 18 a 28 dias, a fêmea poderá ficar escondida!
Por fim, quando os alevinos já estiverem nadando pelo aquário, procurarão ficar escondidos em cantos e fendas disponíveis no aquário para evitarem ser predados por outros peixes.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 200 litros para essa espécie, mas deve possuir muito espaço para que eles possam nadar e cavernas para que possam se esconder.
Para esses peixes, tanto faz se o substrato for de areia ou cascalho.
Procure também adicionar, por exemplo, troncos e plantas para que simule o mesmo ambiente interessante e atraente de seu habitat natural, o Lago Malawi.
Referências Bibliográficas
FishLore. Aquarium Fish Information Disponível em: https://www.fishlore.com/freshwaterfish.htm. Acesso em 02 de abr. De 2019.
Maréchal, C., 1991. Labidochromis. p. 210-217. In J. Daget, J.-P. Gosse, G.G. Teugels D.F.E. Thys van den Audenaerde (eds.) Check-list of the freshwater fishes of Africa (CLOFFA). ISNB, Brussels; MRAC, Tervuren; and ORSTOM, Paris. Vol. 4. (Ref. 5653)
2 Comentários
Pingback: Quais são os 10 ciclídeos mais populares do Lago Malawi? - MyAquarium
Pingback: Top 7 ciclídeos africanos mais coloridos para aquários - MyAquarium