O Peixe Curviceps (Laetacara Curviceps) é ideal para quem possui um aquário pequeno ou médio e quer tornar o ambiente um pouco mais vibrante e colorido. A espécie é considerada fácil de cuidar e ideal para iniciantes no aquarismo.
O Curviceps é nativo do Rio Amazonas no Brasil, com algumas populações exibindo diferenças nos padrões de cores uma das outras, principalmente no que diz respeito ao grau de pigmentação vermelho e azul no corpo e nas nadadeiras. Esse peixe prefere habitats contendo água límpida e transparente com baixa vazão e poucos sedimentos em suspensão. Na região amazônica, esses ambientes incluem afluentes menores, lagoas marginais com substrato compostos por uma camada de serapilheira e espécies de plantas como, por exemplo, Cabombas, Myriophylum e Eichhornia spp.
Em relação as cores, pode haver algumas variações em seus padrões, dando a cada peixe uma personalidade única. Portanto, será fácil distinguir um peixe do outro e você poderá até dar nomes para cada um deles. Esse grande número de cores gira em torno de variáveis cruciais como, por exemplo, localização, bem-estar, humor, dieta, temperatura e assim por diante. A grande maioria dos espécimes apresentam cores azuis no corpo e vermelha nas nadadeiras.
Continue lendo o artigo para conhecer as principais características e necessidades da espécie.
Ficha Técnica
Nome: Curviceps, Acará Sorridente, Acará Alegre, Dwarf Flag Cichlid;
Nome Científico: Laetacara Curviceps (Ahl, 1923);
Família: Cichlidae;
Origem da Espécie: América do Sul (Bacia do Rio Amazonas);
Comprimento: Até 9 cm;
Expectativa de Vida: Até 5 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 5.5 – 7.0;
Dureza da água: Entre 2 – 10;
Temperatura: Manter entre 25 – 28°C;
Características
Alimentação
Onívoro. Na natureza, o peixe Curviceps se alimenta de algas, detritos orgânicos, pequenos insetos, vermes, crustáceos e zooplâncton.
Nos aquários, será bastante fácil alimentá-lo, mas para manter esse peixe com cores realçadas e com boa saúde, ofereça alimentos vivos e congelados como, por exemplo, bloodworms, dáfnias e artêmias, além de uma ração em flocos de alta qualidade.
Abaixo, listarei algumas excelentes rações para esses peixes. Então, caso queira adquiri-las, basta clicar em seus respectivos links:
No products found.
Temperamento / Comportamento
Na grande maioria das vezes, o Curviceps será um peixe pacífico e indiferente com seus companheiros de aquário. No entanto, lembre-se de que as condições, tamanho e parâmetros do aquário também podem afetar seu comportamento e humor.
O Curviceps se torna um peixe agressivo quando está se reproduzindo ou cuidando de seus filhotes. Então, caso esteja em aquários comunitários com outros peixes, durante a época de reprodução, a melhor coisa é movê-lo para um outro ambiente.
O ideal é que esses peixes sejam criados em pares, pois quando estão sozinhos podem ficar escondidos e até mesmo agressivos.
Compatibilidade
Você deve tomar um pouco de cuidado na hora de escolher os companheiros de aquário para o Curviceps, já que devem ser pacíficos e de tamanho pequeno – médio.
Alguns bons companheiros de aquário incluem, por exemplo:
Evite colocá-los com camarões ou invertebrados muito pequenos, pois podem ser comidos com facilidade.
Dimorfismo Sexual
As fêmeas costumam ser menores e menos coloridos do que os machos. Além disso, os machos apresentam também nadadeiras dorsal e anal um pouco mais pontiagudas do que a das fêmeas.
Acasalamento / Reprodução
A reprodução desse peixe é fácil, mas o aquário deve ter um pH que varie entre 6,0 e 6,5, além da qualidade da água ser alta e o ambiente completamente ciclado. Mantenha o fundo do aquário sem substrato para ajudar na manutenção e adicione algumas rochas planas para criar locais de desova. Contudo, ao contrário de muitos ciclídeos, o Curviceps não requer cavernas para desovar.
Condicione o casal de peixes adultos com alimentos vivos e congelados, já que isso ajuda a desencadear a desova e também aumenta a resistência deles. Realize pequenas trocas parciais de água com água não aquecida para estimulá-los a se reproduzir. À medida que a fêmea começa a depositar seus ovos nas rochas, o macho irá fertilizá-los logo em seguida.
Ambos os pais cuidarão dos ovos durante toda a fase de reprodução e ficarão abanando-os e retirando aqueles que estejam com fungos. Sobretudo, eles farão isso até que os ovos comecem a eclodir, o que normalmente ocorre entre 36 – 48 horas após a postura. Os alevinos nesta fase não precisam de alimento, pois consumirão seus sacos vitelinos e permanecerão no ninho até que o tenham consumido por completo.
Assim que os alevinos começarem a nadar pelo aquário, você poderá alimentá-los 2 – 3 vezes por dia. Eles aceitarão náuplios de artêmias e rações específicas para filhotes.
O casal pode não ter sucesso durante as primeiras tentativas de reprodução, e podem se assustar e acabar comendo seus próprios ovos, isso é bastante normal. Mas com o passar do tempo, eles pegarão o jeito e se tornarão pais bem-sucedidos.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 40 litros para um casal dessa espécie, mas caso queira mantê-los em grandes grupos, você precisará de um ambiente com no mínimo 100 litros.
Adicione um substrato de areia escura para realçar as cores dos peixes. Além disso, coloque diversos objetos de decoração como, por exemplo, cavernas, troncos, raízes para que eles possam se esconder e descansar. Considere também adicionar plantas resistentes para criar o ambiente perfeito para esses peixes.
O Curviceps não aprecia luzes muito fortes. Então, você também pode adicionar plantas flutuantes para reduzir a quantidade de luz que entra no aquário.
Por fim, lembre-se que a filtragem do aquário deve ter um fluxo suave e lento.
Referências Bibliográficas
Kullander, S.O., 2003. Cichlidae (Cichlids). p. 605-654. In R.E. Reis, S.O. Kullander and C.J. Ferraris, Jr. (eds.) Checklist of the Freshwater Fishes of South and Central America. Porto Alegre: EDIPUCRS, Brasil. (Ref. 36377);