O Leporinus Manchado (Leporinus nijsseni) não é um peixe muito fácil de ser encontrado aqui no Brasil, mas em outras regiões eles são uns dos mais populares e coloridos de seu gênero. É uma espécie muito bonita, resistente e se destaca em qualquer tipo de aquário.
Nativos da Guiana Francesa e Suriname na América do Sul, esses peixes habitam riachos repletos de rochas e de fluxo rápido e normalmente migram para áreas de florestas inundadas durante a estação chuvosa. Quando a água diminui nessas regiões, alguns dos peixes acabam ficando no interior de lagoas.
O Leporinus Manchado possui corpo alongado com costas arqueadas e cauda mais estreita. Além disso, ele possui cor amarelo-ouro com manchas de diferentes tamanhos de cor preta. As barbatanas dorsal, peitoral e caudal são transparentes e a barbatana pélvica em alguns indivíduos possui uma tonalidade amarelada.
No geral, o Leporinus Manchado é um bom peixe para viver em aquários comunitários, mas pode ficar relativamente grande.
Continue lendo o artigo para conhecer as principais características e necessidades da espécie.
Ficha Técnica
Nome: Leporinus Manchado, Spotted Leporinus, Clown Spotted Leporinus;
Nome Científico: Leporinus nijsseni (Garavello, 1990);
Família: Anostomidae;
Origem da Espécie: América do Sul (Guiana Francesa e Suriname);
Comprimento: Até 17 cm;
Expectativa de Vida: Até 10 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil / Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 5.0 – 7.5;
Dureza da água: Entre 1- 15;
Temperatura: Manter entre 20°C – 27.8°C
Características
Alimentação
Onívoro. O Leporinus Manchado prefere se alimentar de algas e vegetais. Quando ainda são pequenos, eles se alimentam de rações enriquecidas com spirulina, mas quando atingem a fase adulta, irão preferir matéria vegetal.
De qualquer forma, você pode utilizar a ração em flocos ou pellets, mas procure variar na dieta do peixe dando, por exemplo, agrião, grão-de-bico, espinafre e alface. Além disso, ele também irá se alimentar de raízes e plantas do aquário e, de vez em quando, você pode fornecer algum tipo de alimento vivo.
Abaixo, vou listar algumas excelentes rações para esses peixes:
No products found.
Temperamento / Comportamento
No geral, o Leporinus Manchado é um peixe bastante pacífico, mas ainda assim precisa de muito espaço para conviver com outras espécies.
Ele costuma nadar na região do meio e superior do aquário e deve ser criado sozinho, uma vez que os adultos podem ser um pouco territoriais uns com os outros.
Compatibilidade
Você deve escolher os companheiros de aquário para o Leporinus Manchado com bastante cuidado, já que eles são famosos por mordiscar as barbatanas de outros peixes. Então, evite qualquer outra espécie que possua barbatanas longas ou nado lento.
Procure adicionar peixes que tenham o mesmo tamanho. Além disso, eles não devem ser mantidos com invertebrados muito pequenos, por isso você deve evitar camarões, caranguejos ou lagostins.
Reprodução / Acasalamento
Infelizmente, não há muita informação disponível sobre a reprodução desses peixes em cativeiro. Na natureza, eles constroem ninhos onde o macho ficará tomando conta dos ovos até que eles eclodam.
Configuração do aquário
O aquário deve ter no mínimo 150 litros para um único exemplar dessa espécie.
O ambiente ideal deve conter um fundo arenoso com rochas e troncos. O Leporinus Manchado irá nadar de cabeça pra baixo pastando algas dentro do aquário. Se não houver algas o suficiente, eles começarão a se alimentar das folhas das plantas.
Certifique-se de manter o aquário coberto com uma tampa bem ajustada, pois eles são conhecidos por serem excelentes saltadores.
Referências Bibliográficas
Planquette, P., P. Keith and P.-Y. Le Bail, 1996. Atlas des poissons d’eau douce de Guyane. Tome 1. Collection du Patrimoine Naturel Volume 22, MNHN, Paris & INRA, Paris. 429 p. (Ref. 12225)